E normal sentir sono e mesmo assim não conseguir dormir , isso é insônia ?

5 respostas
E normal sentir sono e mesmo assim não conseguir dormir , isso é insônia ?
Não é normal, pois a maioria das pessoas não sofrem desta dificuldade. Sim, é uma das formas existentes de insônia. Se isto está atrapalhando sua vida, vale a pena uma avaliação médica sobre o assunto, já que são muitas as possibilidades de diagnósticos e tratamentos para estas situações. Algumas especialidades que costumam trabalhar com este problema são: neurologia clínica, psiquiatria, clínica médica, medicina de família, pneumologia, otorrinolaringologia. Boa sorte!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá,

Sim, isto caracteriza insônia.
Quanto à normalidade da situação, se isto estiver ocorrendo pontualmente, por situações estressantes de vida, ok; entretanto, se isto for uma situação que tem se arrastado, causando queda do rendimento diurno, alteração do humor, como irritabilidade, e mesmo alteração de atenção/ memória, então te oriento a buscar um psiquiatra para auxiliá-lo.

Att
Olá! No campo da psicologia analítica o dormir e sonhar está relacionado ao contato com o inconsciente e o fato de não conseguir dormir, faz você se distanciar desse contato. Os sonhos podem nos ajudar a entender o que se passa dentro da gente. Se neste caso você tem sono, mas não consegue dormir, conforme alguns colegas disseram acima, isso pode ter a ver com a característica da insônia. Passe com um médico para que ele possa avaliar e poder te ajudar, orientando quais especialidades você deve procurar.
Dentro do que conversarem, pode ser interessante fazer uma consulta com um psicólogo para poder falar sobre o quanto que isso a angustia e o quanto isso está te afetando, falar sobre suas emoções pode trazer alívio.
Boa sorte! Espero ter ajudado!
Oi, sim isso pode acontecer de você estar com sono e não conseguir dormir, ocasionando a insônia. Estudos apontam que o sono e sua qualidade do sono são afetados pelo estresse e pela preocupação com um ou mais aspectos da nossa vida, como por exemplo, questões financeiras, de trabalho, familiares, de relacionamento, de saúde física e mental. Portanto, sugiro que você procure um médio e um psicólogo/a para verificar o que está afetando seu sono.
Não, não é normal. E sim, é um dos tipos de insônia que existe. Caso esse sintoma persista, procure um neurologista ou outro médico especialista de sua confiança para descartar causas fisiológicas. Caso estas sejam descartadas, procure um psicólogo. Importante lembrar que o sono é uma função vital e que problemas de sono podem ter consequências severas para a saúde como um todo.

Especialistas

Fabrício Rodrigues Mateus

Fabrício Rodrigues Mateus

Médico de família

Cuiabá

Andrey Lucas

Andrey Lucas

Geriatra, Médico clínico geral

Caruaru

William Alves

William Alves

Psiquiatra

Belo Horizonte

Beatriz Carvalho

Beatriz Carvalho

Psiquiatra

Porto Alegre

Jonatan Ribeiro

Jonatan Ribeiro

Terapeuta complementar

Rio de Janeiro

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 221 perguntas sobre Insônia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.