É normal sentir o braço formigando quando se tem ansiedade ou crise de pânico? E como faço para a fa

5 respostas
É normal sentir o braço formigando quando se tem ansiedade ou crise de pânico? E como faço para a falta de ar parar?
Você já tem o diagnóstico ? Importante descartar outros fatores para definir se esse formigamento é pela ansiedade. Sendo descartado outros fatores, sim é comum ter formigamento.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Sim. São sintomas comuns na ansiedade! Tente fazer meditação, técnicas de respiração, alimentação saudável.. psicoterapia , caso não esteja encontrando um equilíbrio, um autocontrole, procure ajuda psiquiátrica para iniciar um tratamento. É muito tranquilo, e tem
Resultados ☺️
A ansiedade pode causar sintomas físicos e emocionais (medos, tristeza, dores de cabeça, sensação de falta de ar, taquicardia, formigamento, entre outros), podendo se tornar um transtorno mental (síndrome do pânico, TOC, fobias). O tratamento mais efetivo e duradouro ocorre com a atuação de dois profissionais: psiquiatra (diagnóstico e medicação) e psicólogo (psicoterapia). Mudar alguns hábitos para tentar minimizar os sintomas como, por exemplo, focar atenção no momento presente, evitar substâncias estimulantes, fazer respiração profunda, meditação e praticar exercícios físicos. Procure ajuda!
Olá. Sim, tal formigamento pode acontecer devido ao fato do seu corpo estar se preparando para "lutar" ou para "fugir", ou seja, ele está direcionando o fluxo sanguíneo para os músculos ficarem mais fortes e mais rígidos, além de outras coisas. Quanto à falta de ar, ela ocorre pelo fato de não se prestar atenção à respiração; ela fica ofegante, e há duas formas de melhor lidar com isso: forçando uma respiração mais lenta ou profunda ou então respirando dentro de um saco (de plástico, papelão ou similar) que não seja furado, para que você seja obrigado a inspirar mais gás carbônico até se tranquilizar..
É bastante comum o formigamento nas crises de ansiedade, assim como vários sintomas corporais, devido a reação natural do corpo de lutar, fugir ou congelar. Isso ocorre porque o cérebro identifica algo como perigoso, mesmo sem saber ao certo o que é, podendo ser uma memória que passou rapidamente em sua cabeça, como pode ser também algum gatilho do ambiente.
A melhor forma de se acalmar é utilizando o controle da respiração. Mas a terapia sempre se faz necessário para que a pessoa descubra quais são seus gatilhos e o que está lhe causando essas reações de ansiedade. Indico bastante a terapia EMDR.

Especialistas

Dâmaris Lima

Dâmaris Lima

Psicólogo

Paulo Cesar Teixeira Ribeiro

Paulo Cesar Teixeira Ribeiro

Psicanalista

São Paulo

Adriana Garbin

Adriana Garbin

Psicólogo

Cascavel

Nadir Lara Junior

Nadir Lara Junior

Psicanalista, Psicólogo

Curitiba

Agendar uma visita
Thiago Cantisano

Thiago Cantisano

Psicólogo

Rio de Janeiro

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 114 perguntas sobre Ataque de pânico
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.