é normal sentir insonia depois de parar de tomar rivotril?

2 respostas
é normal sentir insonia depois de parar de tomar rivotril?
O clonazepam (Rivotril) é uma medicação da classe dos benzodiazepínicos que atua como depressor do sistema nervoso central e vem sendo usada há várias décadas no tratamento de quadros de ansiedade generalizada, pânico e insônia. Algumas vezes, a interrupcção de medicações benzodiazepínicas pode desencadear sintomas desagradáveis, chamados sintomas de abstinência. Quanto maior o período de uso da medicação (vários meses ou anos), maior a chance disso acontecer. Os sintomas podem ser insônia, inquietação, ansiedade, sudorese, náusea, confusão, entre outros. Ainda que tenham uma duração muito varíavel, eles frequentemente desaparecem após 2 a 3 semanas. Para prevenir a ocorrência desse quadro, o acompanhamento médico é fundamental. Seu médico poderá montar um plano de interrupção específico para o seu caso. Além disso, ele poderá determinar se a insônia é de fato um sintoma de abstinência ou se ela representa o reaparecimento dos sintomas que você tinha antes do tratamento. Melhoras!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Você pode ter sintomas de abstinência de rivotril dependendo do tempo e da dose que usa está usando a medicação. É importante que tenha acompanhamento médico para retirada gradual, pois ele causa dependência e os sintomas de abstinência incluem aumento de ansiedade, insonia, angústia... sempre importante conseguir parar com este tipo de medicação e se necessário substituí-lo por outros que não causem dependência. Não faça sem orientação do seu psiquiatra

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1655 perguntas sobre Rivotril
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.