E normal sentir incômodo na hora de engolir, pois coloquei hoje sonda da phmetria e sempre que engul

2 respostas
E normal sentir incômodo na hora de engolir, pois coloquei hoje sonda da phmetria e sempre que engulo me encomoda.
Olá, caso ainda esteja com a sonda ou tenha pouco tempo que a retirou, pode sim haver incômodo ao engolir, mas costuma melhorar com poucos dias. Caso note piora, é importante investigar.

Continuo no Exterior, com pouco tempo para escrever aqui. Meus modestos escritos vao todos para Harvard.

Mas

Devido a importância dos 2 assuntos que expõe, vou tentar explicar sobre:
a. doença de refluxo e seus sintomas
b. importância da pHmetria esofágica no refluxo

Claro que nada que falo é específico para o senhor. Apenas seu(s) médico(as) podem lhe orientar de modo PERSONALIZADO.
O que falo aqui é genérico, e tem objetivo EDUCACIONAL

Primeiro: a Doença de Refluxo é extremamente comum. Atinge milhoes de pessoas e vai do 0 aos 120 anos. TODOS podem ter refluxo.
Os leitores poderao ler as múltiplas respostas que dei aqui sobre o tema.
Vai dar um pouquinho de trabalho, mas sei que vale a pena.

Resumindo:
a doença de refluxo pode ter sintomas típicos:
==== queimaçao no peito
=====retorno de líquido para a boca, especialmente ao deitar

Mas pode haver sintomas ATÍPICOS, que acontecem á distância:

- dor de garganta constante, que retorna sempre
- tosse
- rouquidão
- dor no peito que pode lembrar doenças do coraçao
- engasgo
- pigarro
Por vezes, o refluxo acompanha doenças como asma e bronquite. E muitas vezes a asma melhora após o tratamento do refluxo.

No Brasil usamos muito a Endoscopia para diagnóstico do refluxo. A Endoscopia é um exame excelente e permite uma avaliaçao detalhada do trato digestivo alto, desde que feita por médicos experientes e qualificados.
CONTUDO
Sabemos que 50% dos casos de refluxo nao sao diagnosticados pela Endoscopia. E muitos casos atípicos também nao o são.

Então, no médico(a) que lida sempre com refluxo surge a dúvida:
O QUE FAZER NUM CASO QUE A ENDOSCOPIA NAO TRAZ O DIAGNÓSTICO?
O QUE FAZER NUM CASO ATÍPICO?

Por exemplo numa pessoa que nos procura com tosse, depois de ter sido avaliada por 2, 3, 5 Pneumologistas antes? Muitas vezes o proprio Pneumologista (ou Otorrinolaringologista nos casos de dor de garganta/pigarro que nao melhora) ou o Cardiologista (nos casos de dor no peito) nos encaminha o paciente com a pergunta:

====ESTE PACIENTE TEM REFLUXO?
===É O REFLUXO QUE CAUSA A TOSSE QUE NAO MELHORA?
==ESTE PACIENTE TEM DOR DE GARGANTA QUE NAO MELHORA DEVIDO AO REFLUXO?
=A ASMA DESTE PACIENTE ESTÁ LIGADA AO REFLUXO?

São perguntas muito boas, pois mudam a qualidade de vida do paciente
E cabe a nós, especialistas, dar a resposta.

E agora?
Felizmente há um exame que é considerado o PADRÃO OURO (melhor exame dispornível) para diagnosticar refluxo:
esse exame é a pHmetria esofágica

Em resumo: este exame verifica (em um período) quando houve refluxo, o quanto este foi intenso e se provocou sintomas. Algo muito útil, em especial em casos de:
- sintomas atípicos (dor de garganta frequente, tosse ou pigarro constantes, dor torácica, asma)
- pessoas que precisam saber com certeza se tem refluxo
- pessoas antes de cirurgia de refluxo

Em outras palavras: é um exame muito útil e benéfico.

INFELIZMENTE
sempre foi um exame restrito a centros maiores.
é um exame que requer médicos treinados na sua interpretaçao e exige equipamentos especializados

MINHA EXPERIÊNCIA COM REFLUXO
Trato refluxo desde que me formei, há 37 anos. Claro que já vi milhares de casos aqui e no Exterior. Ainda estou aprendendo mais sobre essa fascinante doença. E cada vez mais vejo a utilidade da pHmetria esofágica.
Claro que recebo muitos pacientes com sintomas atípicos, onde a pHmetria é útil e pode mudar a qualidade de vida dos pacientes.
Desse modo:
sou um fã declarado da pHmetria e entendo que ela deve ser usada sempre que necessário, ou seja, sempre que beneficiar nosso paciente.
Com relaçao ao tratamento da doença de refluxo, tive a sorte de nunca ter tido casos sem melhora, mesmo que parcial.
Contudo, é preciso entender que normalmente a doença de refluxo se mantém por longo prazo. Quando nosso paciente (e familiares) entendem isso, o tratamento fica mais fácil.

UMA PALAVRINHA AOS QUE PEDEM CONSULTAS ONLINE
Harvard é muito exigente. Eu também sou exigente com o que dou ao meu paciente. Assim, só consigo fazer consulta online se estiver repousado.
O que isso significa?
Só vejo alguns dos pacientes que pedem. Isso para dar alto padrao de atendimento. Prefiro ver menos pacientes e ser resolutivo. Fico com o paciente o tempo que precisar até que eu (e o paciente) estejamos seguros sobre o que fazer. Isso pode levar um bom tempo. Nao tenho como ver mais de 1 paciente por dia.
Mesmo assim, quem quiser pode escrever para abea.filantropia@gmail.com e pedir a consulta. Sao eles que recebem os Honorários (ficam com 100%) e cuidam de tudo.