É normal sentir desejo sexual por personagens fictícios (novelas, séries). Às vezes eu sinto que que

16 respostas
É normal sentir desejo sexual por personagens fictícios (novelas, séries). Às vezes eu sinto que queria ter um relacionamento com aquele personagem. Sempre fui assim desde mocinha mas ao mesmo tempo tenho uma atração e acho q é pelo fato deles serem muito bonitos, tbem me sinto intimidada pela figura masculina real, principalmente se for um homem muito bonito ou atraente. Sou casada e sempre acreditava que era uma ilusão de menina mas agora está me atrapalhando no casamento.
Esse desejo pode ser um fetiche, assim como também você pode estar idealizando que sua relação afetiva seja semelhante a sua fantasia dentro desse fetiche. Localizar e simbolizar onde esse fetiche/desejo se encontra dentro da posição subjetiva seria um ótimo trabalho de análise.

Olá tudo bem?
Buscar refúgio na fantasia é algo que fazemos muitas vezes para lidar com a nossa realidade, que pode não ser tão atrativa. Os personagens de novela, séries, filmes fazem com que idealizemos a pessoa perfeita e que atenderia a todos os nossos desejos. Parece que em sua fantasia é mais fácil e possível de lidar com um homem bonito e atraente do que na realidade. Um processo de psicoterapia seria muito interessante para te ajudar a simbolizar essas questões.
Um grande abraço
Olá! É normal termos fantasias e fetiches. Pelo seu relato é bem provável que seja um fetiche, porém ele está interferindo na sua vida e no seu casamento. Um fetiche é para ser algo prazeroso, independente qual seja ele. Qual ele se torna prejucial, é importante entender o motivo e como lidar com isso. Não significa que vc não possa ter fetiches e fantasias, mas elas podem se tornar mais leves e saudáveis na sua vida.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 170
Ola! Apartir do momento que começa a atrapalhar sua rotina e o desenvolvimento das suas atividades, é interessante dar uma investigada a respeito do que voce está relatando. Lembre-se: todo sintoma, tem causa... e se tem causa, eh importante investigar os trilhos desse conflito, para que voce tenha uma qualidade de vida melhor. Espero tê-la ajudado.
Olá! Fantasiar faz parte do comportamento humano e não há nada de errado nisso,pois pelo que entendi acha alguns artistas e personagens bonito e até aí ok! Você não deixou muito claro de que forma isso tem atrapalhado seu casamento (de sua parte ou de seu marido) de todo modo isso pode ser melhorado dentro do relacionamento. Quanto a o restante do seu relato de sentir-se intimidada pela figura masculina real pode demonstrar algum aspecto emocional seu mal resolvido e todos esses pontos podem ser abordados num processo de psicoterapia para seu autoconhecimento e desmistificação de alguns bloqueios/medos ou tabus. Fico à disposição.
Sim, como os colegas falaram, fantasias fazem parte de nossa vida, mas, qdo fala que ja faz terapia e que não tem coragem de contar, isso e’ preocupante, o psicólogo tem que ser alguém que confie, como se estivesse falando com você mesma, não tenha receio de se expor, não estamos lá pra julgar e sim ajudar a ter novas percepções do problema e aprender a lidar com eles de maneira mais leve e saudável, ok?
Isso está atrapalhando o seu casamento porque você compara com o seu marido e na medida que você idealiza os famosos, você desvaloriza o seu esposo. Na sua mente você coloca tudo o que há de bom nos famosos e tudo o que ha de ruim no seu esposo e vai ficando cada vez mais frustrada com o casamento!
Saiba que é a sua mente que está trabalhando contra você e está intoxicando o seu casamento com essas idealizações com os famosos é TUDO COISA DA SUA CABEÇA!
Valorize o que você tem e pare de comparar coisas que só existem na sua imaginação!
Um abraço,
Lea
Veja, apenas sentir desejo pelos personagens, seria normal, tanto que não te causaria incômodo algum, afinal, a fantasia é sempre mais atraente que a realidade por não precisar se submeter às limitações, aos momentos de sofrimento e necessidade de empenho inerentes à realidade. No entanto, pelo jeito, a questão não é essa, é algo que vem acontecendo no seu casamento ou algum antigo bloqueio que está voltando a se fazer valer, sendo assim, esse é o momento de iniciar uma análise com um psicanalista para evitar danos maiores na vida oriundos desse conflito interno.
Olá! Podemos sim sentir atração por alguém que não conhecemos. Na nossa mente tudo pode acontecer, inclusive desejos mais profundos. Alguma característica do personagem desperta algo dentro de você. E outra, se sentir intimidada pela figura masculina real diz muito sobre você. Se está percebendo prejuízos, sugiro que busque ajuda profissional até para você entender melhor o que está acontecendo (quais são os seus pensamentos, crenças e necessidades). Fico à disposição. Um abraço!
Olá
Imagino como tudo deve estar confuso para vc. O seu interesse pelo mundo da fantasia está atrapalhando o seu mundo real, está interferindo no seu casamento. Só tem uma forma de você enfrentar isso, é falando disso para o(a) seu(ua) terapeuta. Você não será julgada, muito pelo contrário, terá o seu apoio para superar esse problema.
Boa sorte!
Olá! As fantasias fazem parte da nossa vida mental, inclusive as fantasias românticas e sexuais. É saudável sentir-se atraído por figuras que representam ideais de nosso interesse, e muitas vezes podem ser figuras fictícias. Isso certamente não é algo apenas "de menina", apenas a expressão de nossos interesses e parte de como nossa mente funciona. Contudo, é importante observar que essas fantasias podem se tornar problemáticas quando geram um desconforto em outras áreas da vida e/ou tornam-se a única fonte de sentimentos românticos/sexuais. Como você diz que isso está afetando seu casamento, seria importante buscar auxílio de um psicoterapeuta para buscar um equilíbrio entre essas fantasias e outras questões do seu relacionamento. Assim, você poderá aceitar a parte saudável delas e ainda regular o que for necessário para que não te prejuízem. Espero que fique bem e fico à disposição!
Sim, é normal sentir desejo sexual por personagens fictícios. É totalmente normal sentir desejo sexual por tais personagens, pois, na tela eles geralmente têm um ar de sedução e até de perfeição, portanto, não se sinta anormal, mas, se questione sobre o desejo de ter um relacionamento com aquele personagem, pois isso a leva a uma reflexão mais profunda: O que me falta em meu relacionamento que estou tentando compensar com essa fantasia? Se sentir intimidada pela figura masculina me parece um fato que pode ser investigado na terapia, já que pode ter relação com o fato de que seu casamento não vai bem. Que beleza é essa que você busca e ainda não tem?
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 180
Olá! Estar com um parceiro não significa que não sentirá desejo por outras pessoas. Isso pode acontecer inclusive com maior frequência quando se trata de personagens que possam habitar seu imaginário, como uma construção de algo ideal ou romantizado. E, nesse sentido, fantasiar é algo esperado, comum, e, até mesmo, benéfico - tornando a nossa realidade um pouco mais prazerosa. Contudo, quando começa a trazer prejuízos em seu cotidiano, atrapalhando inclusive seu casamento, talvez seja importante buscar ajuda de um profissional da saúde, para que possa compreender mais intimamente esse tema em sua história. Desejo que fique bem e espero ter ajudado!
Como vai?
Sentir atração por personagens fictícios é uma experiência relativamente comum e pode ser influenciada por diversos fatores, como o apego emocional a uma história ou personagem, a identificação com características específicas dos personagens, ou até mesmo o apelo visual ou físico do personagem. No entanto, quando esses sentimentos começam a interferir negativamente em relacionamentos reais, como no seu casamento, pode ser útil explorar esses sentimentos mais a fundo.

Aqui estão algumas sugestões para lidar com essa situação:

Autoconhecimento: Tente entender melhor por que você se sente atraída por personagens fictícios. Pergunte-se se há algum aspecto do relacionamento com seu marido que está deixando a desejar e que possa estar contribuindo para esses sentimentos.
Limites saudáveis: Reconheça que é normal apreciar personagens fictícios, mas estabeleça limites saudáveis para garantir que esses sentimentos não comprometam seu casamento. Isso pode incluir evitar obsessões por personagens ou fantasias que possam causar desconforto ou conflito.
Autoestima e confiança: Trabalhe em sua autoestima e confiança, tanto individualmente quanto como casal. Às vezes, sentimentos de inadequação pessoal podem contribuir para buscar satisfação em fantasias ou relacionamentos imaginários.
Lembre-se de que é normal ter fantasias e desejos, mas é importante priorizar o bem-estar e a felicidade do seu relacionamento real. Penso ser relevante a ajuda de um psicólogo para acolher esses sentimentos e trabalhar em cima dessas demandas supracitadas. Te desejo um feliz dia!!
@psicologia.veredas

É natural sentir atração sexual por personagens fictícios. No nosso desenvolvimento existem várias barreiras sociais que nos impedem de conhecer nosso corpo, explorar nossos desejos e fantasias. A arte e ficção são espaços que permitem que o impossível seja possível, ter medo de se relacionar é muito comum e muitas vezes nos impede de ter intimidade com certas pessoas, mas na ficção essa etapa é completamente descartada, nos permitindo envolver intimamente com os personagens sem sofrer julgamentos, o que torna muito mais atraente, mesmo que não satisfaça todas as nossas necessidades. Ainda sim, é importante entender que muitas características da ficção são difíceis ou impossíveis de alcançar na realidade. Não compreender isto pode causar várias complicações na hora de se relacionar com o outro, muitas vezes causando expectativas inalcançáveis, falta de estímulo durante a relação sexual e diversos problemas de autoestima. Portanto, é muito importante realizar uma consulta ao seu psicólogo para entender e aprender a separar seus desejos pessoais do outro durante a relação, permitindo apreciar com mais tranquilidade seu relacionamento e suas fantasias.
Olá! Por vezes na vida há de se ter importância a escuta de algumas experiências para além do campo do literal. É importante olharmos para além do momento presente contrapondo interrogações sobre o que algo pode representar. O espaço destinado para o trabalho de (des)construção de sentidos e análise se destina ao processo de psicoterapia/psicanálise. Caso deseje, estarei a disposição. Abraço.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!