É normal sentir culpa ou ficar sem reação quando é tratado bem? Sempre que sou tratado bem ou ganho

17 respostas
É normal sentir culpa ou ficar sem reação quando é tratado bem? Sempre que sou tratado bem ou ganho algo (seja elogio, material ou financeiro), me sinto constrangido, como se eu não merecesse aquilo. Fico sem jeito e acaba me desencadeando uma crise de ansiedade.
Olá! Pelo seu relato parece que existe sofrimento diante da situação descrita e esse é um excelente parâmetro para que possamos perceber o que podemos normalizar ou não, pois não é sobre um normal generalista, mas como determinada questão se mostra para você. Dito isso, considero importante que busque um psicólogo/ psicanalista para que possa ter um espaço de escuta sensível, acolhimento e investigação para esse quadro, possibilitando assim, o questionamento e consequentemente elaboração de alguns pontos, como por exemplo: o que você considera merecer algo ? Por que você não merece " esses agrados"? O que você sente e pensa durante as crises de ansiedade? Espero ter ajudado, estou á disposição!
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia

Olá! Eu não diria que é natural, mas há muitas pessoas que sentem esse desconforto. Como você mesmo diz:" como se não merecesse aquilo". É preciso investigar a causa desse comportamento que pode vir da educação (às vezes os pais/responsáveis fazem apontamentos neste sentido, da sua própria personalidade que não se sente capaz e por isso entende que não merece aquilo, pensamentos sabotadores). Caso sinta necessidade procure por ajuda psicológica que é um processo de autoconhecimento e contribuirá para que você compreenda este comportamento e modifique, uma vez que é importante acharmos que somos merecedores de coisas boas. Sou especialista em saúde mental e fico à disposição.

Bom dia! Às vezes, nos autosabotamos quando recebemos algo material ou um elogio, sentindo que não somos merecedores, o que pode causar crises de ansiedade. Essa autosabotagem vem de crenças centrais formadas ao longo da vida, especialmente na infância. Essas crenças geram pensamentos disfuncionais, como "não sou merecedor" ou "não fiz mais que minha obrigação". Se precisar de ajuda para modificar essas crenças, estou à disposição.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 50
Olá! Para além de ser normal ou não, esse constrangimento tem lhe causado um sofrimento, não seria essa a questão a se importar? Essa sua reação nessas situações indicadas, diz respeito a coisas que você viveu e sentiu que acabaram te marcando e levando a reagir dessa forma. O melhor seria procurar por terapia e falar mais sobre isso. Esse espaço de acolhimento te direciona para novas perspectivas e formas mais saudáveis para você lidar com essas situações.
Olá, esse tipo de reação pode estar relacionado a diversos fatores psicológicos e emocionais. É importante verificar se esses sentimentos estão lhe causando sofrimento ou não.

Muitas vezes, a dificuldade em aceitar elogios ou presentes está ligada à autoestima. Se você tem uma visão negativa de si mesmo, pode achar que não merece reconhecimento ou gentileza. Trabalhar na construção de uma autoimagem mais positiva pode ajudar a mitigar esses sentimentos.

Suas reações atuais podem estar enraizadas em experiências passadas. Se, por exemplo, você cresceu em um ambiente onde o reconhecimento era escasso ou condicional, pode ser difícil aceitar gentilezas sem desconforto. Refletir sobre essas experiências com a ajuda de um psicólogo pode ser muito útil.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Olá. O quanto você costuma receber esse tipo de afeto das pessoas? Está acostumado? Se sente merecedor desse afeto? Por vezes nos sentimos mal por acharmos, conscientemente ou não, que não merecemos aquilo. Seja porque não é muito comum, seja porque você não recebeu o que considera suficiente na infância ou seja porque não se vê como uma pessoa que merece receber amor, atenção e elogios de outros. Vale avaliar e refletir.
É uma ótima pergunta. Você também pode se perguntar desde quando se sente assim e se o mesmo sentimento ocorre em outras situações. Assim, vai conseguir dimensionar a questão por esses e outros ângulos e poder responder a sua pergunta inicial.
As angústias de nossa existência não possuem necessariamente uma causa e efeito, somos mais complexos que isso.
O primeiro passo para o autoconhecimento é se estranhar assim como está fazendo.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 150
Você trouxe uma boa questão motivadora para iniciar um processo de psicoterapia!! Suas angústias explicitadas nas relações sociais podem te apresentar os caminhos a percorrer! Perceba por exemplo se tb se sente constrangida ao falar para si mesma: Eu mereço o melhor na vida ou Eu sou digna de amor e felicidade ou Sou boa o suficiente e mereço todas as coisas boas que a vida tem a oferecer ou Sou merecedora de abundância e prosperidade.
Você tem o poder de começar a lidar com estas e outras questões e transformar o modo como se sente no mundo e o que experimenta e recebe dele!! Conte comigo para esta jornada!
Bom dia. Provavelmente, você tem baixa auto estima e sente-se inadequado. Por isso quando tratado bem, seu inconsciente desperta uma crise de ansiedade. Crenças e padrões inconscientes de "não ser merecedor", "escassez" e inadequação são muito trabalhadas na psicoterapia junguiana. Sugiro buscar uma psicoterapia para mudar esses padrões e como consequência ter uma boa comunicação e vivencias positivas nos seus relacionamentos. A disposição.
Parece que há algo a ser investigado no que você traz. Independente da normalidade, a questão se impôs para você e está produzindo sintomas. Seu questionamento pode ser um impulso interessante para buscar uma escuta qualificada e iniciar o processo analítico.
Sim, é possível entender essa sensação através da perspectiva da terapia cognitivo-comportamental (TCC). Em alguns casos, pessoas podem desenvolver crenças negativas sobre si mesmas, como a ideia de que não merecem coisas boas (autoestima baixa) ou de que são inadequadas de alguma forma (autocrítica elevada). Essas crenças podem ser reforçadas por experiências passadas ou mensagens recebidas ao longo da vida.

Na TCC, trabalharíamos para identificar essas crenças automáticas e examinar sua validade. Seria importante explorar como essas crenças afetam suas emoções e comportamentos, como se sentir constrangido ou ansioso ao ser tratado bem. Além disso, a TCC ensina estratégias para desafiar essas crenças negativas e substituí-las por pensamentos mais realistas e compassivos em relação a si mesmo.

Portanto, se você se sente culpado ou sem reação ao receber tratamento positivo, a TCC pode ajudar a explorar esses sentimentos, compreender suas origens e desenvolver novas formas de pensar e sentir em relação às interações positivas e às suas próprias capacidades e merecimentos.
Olá! Essa sensação de não merecimento ou desconforto ao ser bem tratado parece que não faz sentido, mas é bem mais frequente do que imaginamos. O motivo disto acontecer depende da historia e experiencias de cada pessoa, e um bom processo psicoterapeutico seria muito importante para entender como estas crenças foram sendo construídas na tua historia, para a partir daí reconstrui-las. Fico.a disposição caso queira conversar mais. Um abraço!
É normal se sentir desconfortável ou até mesmo ansioso em algumas situações, no entanto, quando essa sensação de culpa e constrangimento ou até mesmo ansiedade se torna frequente é importante buscar ajuda profissional!

as possíveis explicações podem ser
baixa autoestima, medo da intimidade, traumas passados, perfeccionismo ( pessoas perfeccionistas vêm um elogio como um lembrete da sua imperfeição)

para lidar com esse desconforto e boa a prática de auto compaixão, praticar aceitar elogios e presentes reconhecendo que você os mereceu, comunicar seus sentimentos para a pessoa que você recebeu o presente explicando que você aprecia o gesto mas que se sente pouco constrangida.
lembre-se, você é digno de amor, carinho e reconhecimento e não há problema em se sentir feliz e grato quando recebe algo bom! Busca ajuda para você aprender a reconhecer isso! Estou a disposição!
Olá! Quando não nos sentimos bem em uma situação, surge a ansiedade. É interessante investigar o que está por trás desses pensamentos, que te levam a se sentir constrangido. Você merece amor e afeto, não pense ao contrário! Espero que você consiga vir a lidar com essa situação. Estou a disposição!
Olá! Tudo bem? Espero lhe encontrar bem! Compreendo que esses sentimentos de culpa e constrangimento ao ser tratado bem podem ser bastante desafiadores e desencadear ansiedade. Mesmo sendo “normal” dentro da problematica, isso não impede que você possa buscar ajuda e superar. Fez bem de nos escrever e expressar seus anseios. Vencendo esses desafios você poderá se sentir melhor, é o que lhe desejo.
Esses sentimentos podem estar enraizados em experiências passadas, como por exemplo, críticas severas ou falta de reconhecimento, que podem ter afetado sua autoestima e a forma como você percebe seu valor. Não é uma afirmação, mas deixo para reflexão. Além disso, crenças internas sobre merecimento e autovalorização também podem influenciar como você reage a elogios e recompensas.
É fundamental buscar entender a origem desses sentimentos e trabalhar na psicoterapia para sua melhora. Terapia pode ser um processo importante, ajudando você a explorar suas emoções, desenvolver uma visão mais positiva de si mesmo e aprender a aceitar o bem que vem até você sem se sentir culpado ou constrangido. Não é só olhar de onde veio, mas criar estratégias de enfrentamento com novos e melhores resultados.
Havendo interesse em tratar para melhorar essas questões, conte comigo, estou aqui para ajudar. Agende uma consulta, me mande uma mensagem! Estou à disposição para lhe atender! Aguardo seu contato!
Sucesso naquilo que busca e até breve! Abraços,
Psicóloga, Mestre em Psicologia Adriana de Araújo @psicologaadrianadearaujo
Olá! Sentir-se constrangido ou incapaz de aceitar elogios, tratamento positivo ou ganhos pode estar ligado a várias questões emocionais e de autoestima.

Muitas vezes, quando experimentamos sentimentos de culpa ou inadequação ao receber algo positivo, isso pode refletir padrões de pensamento negativos sobre nós mesmos. É como se houvesse uma voz interna que nos diz que não merecemos essas coisas boas. Esses sentimentos podem ser especialmente intensos em pessoas que tendem a ser autocríticas ou que têm uma autoimagem negativa.

É importante lembrar que todos merecem receber amor, reconhecimento e oportunidades positivas na vida, incluindo você. Trabalhar na construção da autoaceitação e na valorização própria pode ajudar a reduzir esses sentimentos de desconforto e ansiedade.

Se você se sente incapaz de aceitar positividade ou se isso desencadeia crises de ansiedade, pode ser útil explorar esses sentimentos com um profissional de saúde mental. Um psicólogo pode ajudá-lo a entender melhor suas reações emocionais, identificar padrões de pensamento negativos e desenvolver estratégias para construir uma autoimagem mais positiva e saudável.

Você não está sozinho nessa experiência e é possível encontrar maneiras de lidar com esses desafios. Estou aqui para apoiá-lo no processo de autoconhecimento e crescimento emocional.
Te convidamos para uma consulta: Consulta de psicologia online - R$ 120
Olá! Parece-me que o que está vivendo pode ter relação com a maneira que o seu sistema de crenças aprendeu a lidar com as situações que te trazem algum gatilho mental. Assim, sua possível crença de desvalor (com culpa, vergonha, desmerecimento...) é ativada e logo os sintomas associados, como a ansiedade nesse caso, aparece. Seria interessante procurar ajuda de um profissional que trabalhe com a Terapia Cognitivo-Comportamental. Essa abordagem vai lhe incentivar a olha para si, entender como está interpretando as situações, o que é saudável, o que é importante manter e o que é disfuncional e precisará ser trabalhado com técnicas de resolução de problemas e reestruturação cognitiva, por exemplo. Um abraço!
Te convidamos para uma consulta: Terapia cognitivo comportamental - R$ 170

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!