É normal se sentir uma pessoa inútil e apenas um gasto para os outros? como saber se o que eu sinto

17 respostas
É normal se sentir uma pessoa inútil e apenas um gasto para os outros? como saber se o que eu sinto é realmente o que eu sou ou só são coisas da minha cabeça? me sinto um fracasso e também sinto que se as pessoas não me conhecessem, a vida delas seria melhor.
Bom dia! Uma das primeiras coisas que nos ajudam na evolução de qualquer aspeto na vida, é reconhecimento de como nos encontramos. Para a partir daí, avaliarmos o melhor método, para nos sentirmos melhor. Isso significa que você se encontra no caminho certo, pois tem autoconhecimento. É importante trabalhar esses sentimentos em terapia, para que você consiga entender o que te leva ou levou a se sentir desse modo. Pois é percetível que não esta sendo legal para você. Conte comigo nesse auxílio,ta? estou à disposição para te ajudar a descobrir e ressignificar isso, te ajudando nos aspetos necessários para sua autoestima e no que necessitar. Se tiver interesse agende uma consulta, que conversaremos melhor sobre. Te espero!

Sinto muito por você se sentir assim. Sentimentos de desvalia como esse podem estar ligados a situações vividas por você ao longo da vida. Para compreender quando esse sentimento teve início, em que momento de vida, em qual contexto, você estava, as emoções vinculadas a esse sentimento, é muito importante que você inicie um processo de psicoterapia. Estou certa de que te ajudará a se autoconhecer e lidar melhor com sentimentos tão dolorosos como esses. Estou à disposição para esclarecer dúvidas sobre o processo de psicoterapia e como ele pode ser útil para te ajudar.
Olá! Eu achei muito corajoso da sua parte fazer essa leitura sobre você mesmo. Talvez seja interessante você começar a terapia para se conhecer melhor e entender o porquê se sente como um peso na vida das pessoas. Só comece! Tenho certeza de que te ajudará muito!
Olá! Seu relato é muito interessante e sinto muito que esteja enfrentando esse conflito interno. Inicialmente a aceitação dos próprios sentimentos pode ser um caminho, compreender e observar o que mais tem lhe gerado essa angústia pode ajudar. Além disso, devo reforçar a importância do processo terapêutico de modo que, em conjunto com o terapeuta, avalie-se a frequência, intensidade e estratégias a serem tomadas perante tais sentimentos. Estou a disposição e espero ter ajudado de alguma maneira!
Olá! Primeiramente, sinto muito que você esteja se sentindo assim. Na Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), acreditamos que essas emoções são frequentemente resultantes dos nossos pensamentos. Mas nem sempre nossos pensamentos são verdades e devemos questionar eles. Será que não são pensamentos distorcidos sobre si e a situação? Precisamos examinar se esses pensamentos condizem ou não com a realidade. Essa seria uma forma de começar a trabalhar o que está sentindo, um terapeuta pode trabalhar com você para desenvolver estratégias personalizadas e eficazes para lidar com esses sentimentos. Abraços!!
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia adulto - R$ 165
Olá! Esses pensamentos parecem estar te causando sofrimento, diante disso, considero importante buscar um psicólogo/ psicanalista para que possa ter um espaço de escuta sensível, acolhimento e investigação, possibilitando assim, avaliar as questões relacionadas à essa visão de si. Alguns questionamentos são necessários: o que é ser inútil? O que é fracasso? Como seria a vida das pessoas se não te conhecessem? Como são suas relações? Espero ter ajudado, estou á disposição!
Esses sentimentos podem ser distorções cognitivas - formas negativas de pensar que podem surgir de experiências passadas, stress, ou outros fatores psicológicos. Um psicólogo pode ajudar a identificar essas distorções e trabalhar com você para desenvolver uma visão mais equilibrada e positiva de si mesmo.

É crucial lembrar que você tem valor e que as percepções negativas que você tem sobre si mesmo podem ser tratadas com a ajuda adequada. Se você estiver se sentindo muito mal ou tiver pensamentos autodestrutivos, procure ajuda imediatamente, seja através de um profissional de saúde mental, um amigo de confiança, ou uma linha de apoio.
Olá! Não diria que é natural, mas é um processo de reflexão sobre quem somos, o que queremos, e o que imaginamos que causamos nas outras pessoas. Primeiro é importante responder o que significa "ser inútil", "ser um peso" para você. Alguém já mencionou isso? Seria importante buscar ajuda psicoterapêutica que é um trabalho de autoconhecimento e irá ajudá-lo a encontrar essas respostas. Sou especialista em saúde mental e fico à disposição.
Olha, "normal" é uma palavra bem problemática.
O que importa é que esse sentimento de desvalia incomodou o suficiente para você buscar ajuda aqui.
Infelizmente não posso te oferecer uma resposta definitiva sobre seu problema. Mas recomendo vivamente que você procure uma psicóloga para, num processo terapêutico, compreender de onde vem e não ficar paralisado diante de tudo isso.
Boa tarde! O que é certo ou errado? ou Normal ou anormal? Procure ajuda de um Psicólogo para fazer uma terapia. A terapia é uma forma de tratamento que visa aliviar o estresse emocional, identificar as causas dos problemas de saúde mental e auxiliar o paciente a descobrir novas formas de lidar com as questões da vida, tanto boas quanto ruins. O paciente vai se conhecer, num processo semanal. Fique bem.
Boa noite! Por favor, não se sinta assim. Esses pensamentos automáticos, como "não sou bom o suficiente", "não consigo fazer isso" e "sou um fracasso", vêm de crenças profundas de desamparo formadas desde a infância. Te convido para uma consulta para trabalharmos juntos esses pensamentos disfuncionais e aliviar seus sentimentos.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 50
Olá! O que faz você sentir e acreditar que é um fracasso ou inútil? Alguém falou isso para você ou são pensamentos e sentimentos que carrega com você a algum tempo? Você já fez terapia? Recomendo terapia. Sua vida tem valor, nunca duvide disso, desejo melhoras.
Expressa pelo sentimento a necessidade de rever-se como representante no mundo, o sentido, suas crenças. Revise-se em um processo continuado de ambiente psicoterápico.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia online para brasileiros no exterior - R$ 160
É muito normal esse sentimento quando há ocorrência de um diagnóstico de depressão ou semelhantes.
Sugiro que faça acompanhamento com psiquiatra e psicoterapia para trabalhar nesses sentimentos e no que os circundam.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 150
Olá! Não sei exatamente se é algo normal, mas penso como é para você conviver com esses pensamentos e sentimentos, como você se sente diante deles, como eles afetam a sua vida. Podemos ter percepções e sentimentos sobre nós que nos causam sofrimento, nesses casos é importante buscar por ajuda profissional. Um psicólogo pode te auxiliar nesse processo. Através da psicoterapia, você pode compreender mais o impacto dessas questões na sua vida, desenvolver mais autoconhecimento e autoestima. Caso você perceba que essa vivência está te causando sofrimento, busque ajuda. Você não precisa passar por isso sozinho. Estou à disposição para ajudar! Abraços :)
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 100
Bom dia! Isso que você relata são sintomas de depressão e dificuldades/conflitos sociais. Com o autoconhecimento você pode entender suas raízes depressivas e ressignifica-las. Especialmente conhecendo seus potenciais, objetivos e sentido para sua vida, construir relacionamentos e amizades saudáveis. Permita-se. A disposição.
Olá, é importante primeiro reconhecer que esses sentimentos são comuns e muitas pessoas passam por períodos em que se questionam seu valor e impacto nas vidas dos outros.

Sentir-se inútil ou um fardo para os outros pode ser uma manifestação de baixa autoestima ou autocrítica severa. Pode ser influenciado por experiências passadas, expectativas não atendidas ou comparações com os outros. Muitas vezes, nossas percepções de nós mesmos não refletem a realidade objetiva. Pode ser que você esteja interpretando mal suas contribuições e seu valor para as pessoas ao seu redor.

Recomendo iniciar um processo psicoterápico, um psicólogo pode ajudar a explorar esses sentimentos mais profundamente e fornecer estratégias para desenvolver uma autoimagem mais saudável e realista.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!