É normal se sentir triste e desmotivado após trocar de profissional psicólogo?

26 respostas
É normal se sentir triste e desmotivado após trocar de profissional psicólogo?
Olá! É normal você se sentir triste e desmotivado a qualquer momento. Há situações que nos fazem se sentir assim. Agora, você trocar de profissional psicólogo e você se sentir dessa maneira por conta disso, pode dizer a você alguma coisa, não? O processo é descontinuado, o outro profissional sempre é diferente do anterior, você tinha criado um vínculo com o anterior e esse foi desfeito e perdido... então sentimentos assim podem acontecer sim. Algo que recomendo é você conversar com o seu atual profissional que te acompanha sobre isso, para poder desvendar e entender os motivos que o fazem se sentir assim. Um bom profissional psicólogo entenderia o que você traria e assim vocês podem trabalhar sobre esse assunto em conjunto. Talvez isso até fortaleça e ajude a você se sentir de uma maneira melhor. Qualquer coisa, fico a disposição! Abraços!

Em algum grau pode ser normal, é preciso avaliar se está te trazendo prejuízo ou sofrimento, nesse caso é importante trabalhar essa questão em terapia. Abraço.
Olá, pode ser importante você explorar o que tem acontecido junto com o seu novo psicoterapeuta, e poderem resolver essa situação juntos.
Olá! sim isso pode acontecer, talvez a troca de profissional e a sensação de começar de novo te deixe triste, é interessante você levar essa questão ao seu profissional atual. Não deixe de seu cuidar!
Isso pode acontecer sim, devido ao vínculo estabelecido entre paciente X terapeuta.
É preciso avaliar os motivos pelos quais a troca foi feita e o por que dessa troca te afetar tanto.
É importante entender essa relação e questões de transferência/ contra-transferencia.

É adequado se identificar com o profissional em tratamento e com a abordagem utilizada, mas sem esquecer que é uma relação profissional

Avalie se é possível reconstruir esse vínculo ou se é necessário refaze-lo com outro profissional

;)
Olá! Mudar de terapeuta pode ser uma experiência emocionalmente desafiadora, independentemente do motivo que o levou a isso. Estabelecer uma nova relação terapêutica e deixar para trás a anterior necessita de novo processo de adaptação. É importante comunicar essas emoções ao seu novo psicólogo para que ele possa entender suas necessidades e ajudá-lo a passar por essa transição de maneira tranquila. Lembre-se de que a terapia é um processo, e encontrar o terapeuta certo pode levar um tempo, mas é um passo importante para o seu bem-estar emocional. Sempre à disposição.
Sim, é normal sentir-se triste ou desmotivado após trocar de profissional psicólogo. A relação entre um paciente e seu psicólogo pode se tornar significativa ao longo do tempo, e a transição para um novo profissional pode ser desafiadora. É comum sentir uma mistura de emoções, incluindo tristeza pela perda da relação terapêutica anterior e ansiedade em relação ao que esperar com o novo profissional.
No entanto, isso não significa que a mudança seja uma decisão errada. Às vezes, as pessoas mudam de terapeuta por razões válidas, como a necessidade de abordar diferentes questões ou buscar uma abordagem terapêutica diferente. Com o tempo, você pode desenvolver uma relação positiva com o novo psicólogo e continuar seu progresso no tratamento.
É importante compartilhar esses sentimentos com seu novo psicólogo, pois eles podem ajudá-lo a lidar com a transição e a adaptar a terapia às suas necessidades. Lembre-se de que é normal passar por um período de ajuste, mas isso não significa que você não encontrará apoio e ajuda valiosos no novo profissional.
Entendo que isto tem muito a ver com os motivos desta troca de profissionais, e wual gatilho suscitou em você. Aproveite para trabalhar estes sentimentos em sua terapia!!
Uns podem ficar tristes, outros alegres, cada pessoa reage diferente a essa experiência. Penso que você está atravessando um luto pela mudança.
Um abraço,
Lea
Primeiro precisamos compreender essa desmotivação. Você compreende que esse psicólogo te entende? O que caracteriza essa desmotivação? O que ela te diz? Algumas dessas perguntas podem clarear a ti sobre o que está acontecendo com você nesse novo processo terapeutico.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 200
Olá, "normal" não é, mas perfeitamente possível de acontecer.
Converse com seu atual psicólogo sobre o que está lhe deixando com esse sentimento.
Espero que sua nova experiência psicoterapêutica seja bastante frutífera para você.
Olá! O vínculo entre o profissional de psicologia e o cliente/paciente é uma das questões mais importantes para que a psicoterapia seja efetiva. Nesse sentido, o processo de adaptação a um novo terapeuta pode gerar diversas emoções e dúvidas, inclusive tristeza e desmotivação. Porém, se essas sensações persisitirem, é importante avaliar o que está acontecendo (pode ser dificuldade com o pefil do terapeuta ou com a abordagem). Caso se sinta confortável, sugiro que você abra essa questão para o seu novo psicólogo. Acredito que juntos vocês poderão compreender o que está acontecendo e isso pode ajudar você a tomar uma decisão sobre a continuidade do processo. Espero ter contribuído e fico à disposição!
Boa noite!
A resposta mais precisa a sua pergunta depende de algumas variavéis:
1-Por qual motivo trocou de psicólogo?
2-Se a troca ocorreu porque o profissional indicou ou não pode mais atende-lo, é normal que sinta falta do vínculo criado com esse psicólogo e é importante relatar sobre seus sentimentos e pensamentos com o atual profissional.
3-Se a troca ocorreu por não ter visto efeito no tratamento anterior, pode ser que de alguma maneira você esteja alimentando pensamentos de que não vai conseguir melhorar e isso atrapalha seu foco no tratamento e disponibilidade para tentar novamente com um profissional diferente!
Todas as dúvidas devem ser conversadas com o profissional que estiver te atendendo e se de alguma maneira não se sentir confortável e motivado com novo tratamento, procure por outro profissional ate que se adeque a sua necessidade!

Fico à disposição!
Acredito que seja algo a se observar... e até levar ao seu novo terapeuta... pode ter a ver com expectativas frustradas, não vinculação, dificuldade de recomeçar, ou algo que você está vivendo fora do consultório e transferindo para a relação com o terapeuta.
Terapia para mim é para você sair melhor do que entrou, na maioria das vezes
Sim, é normal sentir-se triste e desmotivado após trocar de psicólogo ou profissional de saúde mental. Mudar de terapeuta pode ser uma transição emocionalmente desafiadora, pois você está interrompendo uma relação terapêutica e começando uma nova. Aqui estão algumas razões pelas quais você pode estar se sentindo assim:

Perda da relação terapêutica anterior: A relação entre um cliente e seu psicólogo é muitas vezes uma parte crucial do processo de terapia. Quando você troca de psicólogo, pode sentir a perda dessa relação, o que pode causar tristeza.

Receio do desconhecido: Começar com um novo psicólogo pode ser assustador, pois você não sabe o que esperar. Isso pode levar à ansiedade e à desmotivação.

Necessidade de se adaptar: Cada psicólogo tem um estilo diferente de abordagem terapêutica. Você pode precisar de algum tempo para se adaptar ao novo estilo de seu terapeuta e estabelecer uma relação de confiança.

Reabertura de feridas emocionais: Trocar de terapeuta pode trazer à tona questões emocionais não resolvidas, o que pode aumentar a tristeza e a desmotivação.

Expectativas não atendidas: Se você tinha expectativas específicas em relação ao novo terapeuta e essas expectativas não estão sendo atendidas inicialmente, isso pode levar à desmotivação.

É importante lembrar que esses sentimentos iniciais são comuns e podem fazer parte do processo de adaptação. A terapia é um espaço seguro para explorar essas emoções e discuti-las com seu novo psicólogo. Com o tempo, você pode começar a construir uma relação positiva com seu novo terapeuta e continuar seu progresso na terapia.

Se os sentimentos de tristeza e desmotivação persistirem por um longo período de tempo ou se tornarem muito debilitantes, é importante discuti-los abertamente com seu terapeuta para que eles possam ajudá-lo a lidar com essas emoções e ajustar a abordagem terapêutica conforme necessário.
Sim. A terapia ocorre através do vínculo, da aliança ou transferência entre a figura do terapeuta e do paciente. Trata-se de um processo de construção, sustentado pelo pilar da confiança e cumplicidade dentro desta relação. Quando há uma descontinuidade do processo, o des/encontro, acaba acarretando um vazio, desencadeando angústia, ou melhor dizendo, um luto ocasionado pela perda do vínculo. Ao passar por outro profissional, você tenta buscar fragmentos do terapeuta anterior, ocorrendo uma frustração, tendo como consequência algumas ações como a raiva, agressividade, revolta, decepção, até mesmo a falta de motivação. Importante você conversar sobre isto com o atual terapeuta. Espero ter contribuído de alguma forma.
As emoções são produtos da nossa interação com nosso mundo interno e externo. Ao mesmo tempo elas carregam nossas características pessoais e sinalizam os sentindo dessas interações para nós. Por vezes questionamos se estamos sentindo corretamente uma situação, mas a verdade é que não existe um correto para nossas emoções e sentimentos. Portanto é possível sim se sentir triste e desmotivado com a troca de uma acompanhamento psicoterápico, sendo uma possibilidade o acolhimento dessas emoções e sentimentos para a compreensão do sentindo da experiência.
Olá. Por mais ética que seja a relação com um profissional psi, também está incluído um vínculo de amor. Pode parecer forte, mas na psicanálise é isto que move o tratamento. Portanto, independente do motivo da troca, houve um rompimento e uma perda. Leve isto em consideração e abra espaço para elaborar com o atual profissional.
Sim, é normal sentir-se triste e desmotivado após trocar de psicólogo, especialmente se você tinha uma boa relação com o psicólogo anterior. É importante lembrar que cada profissional tem sua própria abordagem e estilo de trabalho, e pode levar algum tempo para se adaptar a um novo psicólogo. No entanto, é importante continuar buscando ajuda profissional para cuidar da sua saúde mental. Com o tempo, você pode desenvolver uma relação positiva e produtiva com o novo psicólogo.
Sim, é comum que algumas pessoas sintam-se tristes ou desmotivadas após trocar de profissional psicólogo(a). Vamos entender por quê:
Relação Terapêutica: A relação entre paciente e terapeuta é fundamental no processo terapêutico. Quando se estabelece uma conexão e confiança com um(a) profissional, pode ser desafiador começar de novo com outra pessoa. Essa transição pode trazer sentimentos de perda ou luto pela relação anterior.
Adaptação a Novos Métodos: Cada psicólogo(a) pode ter sua abordagem e métodos específicos. A adaptação a um novo estilo ou técnica pode levar tempo e, inicialmente, causar desconforto ou incerteza.
Revisitar Temas Sensíveis: Ao começar com um(a) novo(a) terapeuta, pode ser necessário revisitar e discutir temas ou traumas que já haviam sido abordados anteriormente. Isso pode trazer à tona emoções intensas.
Expectativas: Às vezes, pode haver uma expectativa de que a mudança para um(a) novo(a) terapeuta resultará em progresso imediato. Quando isso não acontece, pode surgir desmotivação.
Se você está se sentindo triste ou desmotivado após trocar de psicólogo(a), é importante comunicar seus sentimentos ao(à) novo(a) profissional. Ele(a) pode ajudar a facilitar a transição e ajustar a abordagem conforme necessário. Além disso, técnicas como a Terapia EMDR (Dessensibilização e Reprocessamento por Movimentos Oculares) podem ser úteis em certos contextos para tratar traumas ou estressores emocionais específicos.
Em resumo, é natural sentir-se desafiado com a mudança de terapeuta, mas com comunicação e tempo, é possível estabelecer uma nova relação terapêutica benéfica, se houver uma real conexão. Sinta-se livre, caso precise de mais informações.
OLá, sim, isso pode acontecer, mas é importante que você fale a respeito disso com o novo terapeuta para entenderem o que está ocorrendo.
Sim, é normal, principalmente se você tinha bom vínculo com o profissional anterior.
A tristeza e a desmotivação são emoções comuns na vida de todo mundo. O que deve observer é a intensidade e prejuizos que estas emoções estão te causando. Quanto a serem referentes à troca de profissional, deve avaliar como se deu essa troca, o que te fez mudar de profissional e como isto te afetou. Se foi uma escolha tua ou uma solicitação do profissional por alguma necessidade dele. A principio tristeza não é problema, converse sobre isso com teu psicólogo atual e vejam como podem trazer clareza a esta situação.
Olá. Não tem uma resposta única para sua pergunta. Ela, necessariamente, deve ser pensada caso a caso. Se o efeito da troca de psicólogo te gerou tristeza e desmotivação, caberia então uma investigação pra que se entenda isso. Foi uma troca compulsória ou uma escolha sua? Se sua, há arrependimento? Enfim, não seria possível elencar aqui o caminho a se percorrer, mas vc pode fazer isso com o profissional atual.
Tudo que é novo gera desconforto em algum grau. Sobre a troca de profissional na Sistemica familiar nós temos uma premissa: você precisa sentir que o que o profissional te fala faz tanto sentido, que ao olhar para ele você vê um espelho. Sentir esse reflexo das suas emoções e insights fará você se sentir acolhido. Entretanto, se você não se sentir confortável com o profissional, escolha outro que faça mais sentido para você.
Oi Oi
Sim, é normal sentir-se triste ou desmotivado após trocar de profissional psicólogo. É uma mistura de emoções pois você encerra um vínculo, e começa um novo.
Leve essa questão para a sua terapia, acredito que juntos vocês podem achar um melhor caminho.
Abraço.