É normal ou fisiológico ter taquicardia após mudar de postura (de sentado pra em pé) Sem o acompanhamento

3 respostas
É normal ou fisiológico ter taquicardia após mudar de postura (de sentado pra em pé) Sem o acompanhamento de nenhum outro sintoma, nem mesmo palpitações? Mas ao medir, os batimentos estão entre 107 e 120 normalmente e pesistem. Em raros momentos essa frequência está menor que 100. O que pode ser?
Olá, o aumento da frequência cardíaca em mudança de posição de sentado/deitado para em pé é normal, porém está geralmente não costuma ser acima de 100 bpm. Existem doenças que podem levar a isso, como a hipotensão postural - o indivíduo tem queda da pressão arterial quando fica de pé e apresenta um aumento da frequência cardíaca como compensação - e uma doença chamada Síndrome da taquicardia postural ortostática, onde somente a frequência cardíaca aumenta, sem alterações da pressão arterial. Geralmente os indivíduos são bastante sintomáticos, diferente do seu caso. Pessoas com excesso de peso ou sedentárias, podem apresentar variações importantes da frequência cardíaca com baixa carga de trabalho ou mudanças de posição. Nesses casos orientamos apenas a melhora do condicionamento cardiovascular através de atividades físicas regulares. Procure um Cardiologista para avaliação.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Acalme-se, a taquicardia é esperada com a mudança de decúbito em alguns casos. Procure um(a) Cardiologista para melhor avaliação e conduta em relação a sua taquicardia. Procure um(a) psiquiatra para avaliar seu quadro de ansiedade. Abraço e boa semana.
Boa tarde!
O aumento de frequência em mudança de decúbito é esperado. Contudo patologia do grupo de desautonomia pode acontecer. É necessário nesses casos pesquisa de POTs. Taquicardia que conceitualmente é necessário mudança de decúbito e a frequência de raramente é menor que 100BPM. Existe tratamento e principalmente visa melhora dos sintomas.

Especialistas

Victor Azevedo

Victor Azevedo

Cardiologista

Porto Alegre

Sérgio Leão Gomes

Sérgio Leão Gomes

Cardiologista

Rio de Janeiro

Emerson Bastiani

Emerson Bastiani

Cardiologista

Passo Fundo

Pedro Campos Matta

Pedro Campos Matta

Cardiologista

São Paulo

Alexsandro Galdino Jr

Alexsandro Galdino Jr

Cardiologista, Médico clínico geral

Tabuleiro Do Norte

Tássia Clara Fernandes Assis

Tássia Clara Fernandes Assis

Cardiologista

Governador Valadares

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 368 perguntas sobre Taquicardia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.