É normal o que sinto? Medo, desconforto acerca da própria identidade e vivência da realidade após a

17 respostas
É normal o que sinto?
Medo, desconforto acerca da própria identidade e vivência da realidade após assistir séries de tv.
As cenas me causam emoções e sentimentos desconhecidos, como a sensação de estar faltando algo para uma vida pessoal aceitável.
Olá, é bastante comum que assistir a séries de TV, filmes ou outras formas de mídia desencadeie emoções intensas e cause reflexões sobre a própria identidade e vida. Porém, se os sentimentos de desconforto e insatisfação persistirem e começarem a interferir significativamente em sua vida diária, pode ser útil procurar a ajuda de um psicólogo.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120

Olá! Como você relata parece que está faltando algo na sua vida e de alguma forma vivencia certas experiências por meio de séries de TV. É natural em alguns momentos querermos experienciar situações assistidas na TV, desde que isso não afete a nossa vida, como sentir frustração, medo, etc. Ter essa clareza é bom, e eu indicaria a você fazer psicoterapia que é um processo de autoconhecimento que lhe auxiliará a descobrir-se, saber o que quer, como tem vivido podendo contribuir em uma mudança de comportamento. Sou especialista em saúde mental e fico à disposição.
Muitas vezes, as cenas e narrativas podem tocar aspectos profundos de nossa identidade e realidade pessoal, levando-nos a questionar e refletir sobre nossa própria vida. O medo, o desconforto e a sensação de que algo está faltando podem ser indicadores de questões mais profundas que valem a pena explorar. Esses sentimentos podem estar sinalizando áreas de sua vida que precisam de atenção e cuidado. Uma sessão de terapia pode proporcionar um espaço seguro e acolhedor para explorar esses sentimentos e encontrar maneiras de integrá-los de forma saudável em sua vida.
Querido anônimo ou anônima, entendo que você está se sentindo confuso e desconfortável em relação às emoções e sentimentos que surgem após assistir a séries de TV. Sua experiência é válida e digna de exploração, e a psicanálise pode oferecer uma perspectiva útil para compreender esses sentimentos.

Na psicanálise, consideramos que a arte, incluindo séries de TV, pode atuar como um espelho para nossos desejos, medos e conflitos internos. As cenas que você assiste podem evocar emoções e sentimentos desconhecidos porque tocam em partes de sua psique que talvez não estejam completamente conscientes. Essas reações podem ser manifestações de desejos reprimidos, necessidades não satisfeitas ou conflitos internos que estão buscando expressão.

O medo e o desconforto em relação à própria identidade podem surgir quando a narrativa de uma série confronta você com aspectos de si mesmo que são difíceis de reconhecer ou aceitar. As séries de TV, com suas histórias intensas e personagens complexos, podem trazer à tona questões sobre quem você é e como você vive sua vida. Isso pode gerar uma sensação de que algo está faltando ou que sua vida pessoal não é "aceitável" comparada ao que você vê na tela.

A sensação de que algo está faltando pode ser uma indicação de necessidades emocionais ou desejos que não estão sendo plenamente atendidos na sua vida cotidiana. Esses sentimentos de inadequação ou vazio podem estar relacionados a expectativas internas ou externas sobre o que significa ter uma vida "aceitável". A comparação com as narrativas idealizadas das séries pode exacerbar esses sentimentos, criando um contraste desconfortável entre a sua realidade e as vidas fictícias que você vê.

A psicanálise pode ajudar a explorar essas reações e sentimentos de maneira profunda e compreensiva. Ao trabalhar juntos, podemos examinar as cenas e emoções que evocam essas respostas em você. Através da associação livre e da análise de suas experiências e sentimentos, buscamos entender o que essas reações dizem sobre suas necessidades, desejos e conflitos internos.

Este processo envolve explorar sua história pessoal, suas relações e suas experiências emocionais para identificar padrões e temas recorrentes. Por exemplo, se cenas específicas evocam um sentimento de que algo está faltando, podemos investigar o que exatamente está sendo representado nessas cenas e como isso se relaciona com suas experiências de vida e suas expectativas.

Através da psicanálise, você pode ganhar uma compreensão mais profunda de si mesmo e das raízes de seus sentimentos. Isso pode levar a uma maior aceitação de sua identidade e de sua realidade, bem como a uma capacidade melhorada de lidar com emoções e sentimentos complexos. A análise oferece um espaço seguro para explorar essas questões sem julgamento, permitindo que você integre essas partes de sua psique de maneira mais saudável e satisfatória.

Se decidir iniciar o processo psicanalítico, estou aqui para apoiá-lo nessa jornada de autodescoberta e compreensão. Juntos, podemos trabalhar para entender e transformar esses sentimentos, ajudando você a encontrar um maior equilíbrio e bem-estar emocional.
Espero ter te ajudado. Abraços!!!

Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta
Olá. Talvez seria interessante você aproveitar as reflexões e emoções que as séries estão te trazendo para se autoconhecer. Uma psicoterapia poderia te ajudar :)
Esses sentimentos e reações após assistir séries de TV são mais comuns do que se pode imaginar, fato que:a terapia cognitica comportamental reconhece que os meios de comunicação, incluindo séries de TV, podem influenciar nossas cognições e emoções. Os personagens e enredos muitas vezes representam versões idealizadas da realidade, levando os espectadores a compararem suas vidas com essas representações irreais. É importante buscar um psicologo na abordagem Cogniticva comportamental para compreender essa demanda psicologica.
Olá!
A diferença entre o que é normal ou patológico é a frequência, a intensidade e se esse conjunto “atrapalha” o funcionamento das muitas áreas da sua vida.
Mas se você está se questionando , há algo pedindo reflexão dentro de você.
Melhor momento p/ procurar uma psicoterapia e deixar vir esses sentimentos e emoções p/ a consciência.
Boa sorte!
O que você está sentindo é comum. Muitas pessoas sentem emoções intensas e desconforto após assistir séries de TV, especialmente quando se identificam com os personagens ou situações. A TV busca envolver emocionalmente, e isso pode levar a introspecções e comparações. Lembre-se de que as histórias são ficcionais e exageradas. Refletir sobre por que certos aspectos da série desencadeiam esses sentimentos pode ajudar. Falar sobre isso com amigos, familiares ou um profissional pode ser útil. Se o impacto for muito negativo, pode ser bom limitar o tempo de TV.

Esses sentimentos são válidos e parte da experiência humana.
Olá. A psicanálise não busca definir o que é normal ou não, mas acolher o sofrimento com uma escuta técnica e sensível, possibilitando assim, sua elaboração, porém a partir do seu relato é perceptível que existe desconforto nessas situações, diante disso, aconselho que busque um psicólogo/ psicanalista para que sejam construídas investigações sobre essas questões, proporcionando a estruturação da sua visão sobre suas vivências, identidade, propiciando também a percepção das emoções que atualmente ainda são desconhecidas. Espero ter ajudado, estou à disposição!
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia
Boa noite. Filmes, séries, livros, redes sociais interagem com seu inconsciente e trazem sentimentos diversos, o que acontece naturalmente. A sensação de faltar algo, medo, desconforto deve ser analisada o que você sente falta em sua vida, questionamentos de identidade ou se deseja algum sonho ou meta para seu futuro. O que nos faz humanos são nossos sentimentos, a bússola interior junto da razão e forças inconscientes para realizá-los ou sabota-los. A terapia junguiana trabalha autoconhecimento pela essência (identidade) e ir fortalecendo sua assertividade em seus desafios para sua evolução. Espero ter ajudado.
Olá! É comum nós sentimos afetados por filmes ou série, diversas emoções e reflexões sobre nós e sobre mundo podem surgir a partir disso. É importante compreender como isso te afeta, o que isso significa em sua vida, o que diz sobre você. Nossos afetos são oportunidades de nos conhecer mais, possibilitando maior consciência de si e resignificação da nossa vida e escolhas. O processo terapêutico é um espaço acolhedor e de escuta que te possibilita aprofundar essas questões. Mais importante do que ser algo normal ou não, é se essa vivência está trazendo sofrimento emocional em sua vida. Caso esteja, busque ajuda profissional para cuidar dessa questão. Você não precisa lidar com isso sozinho(a). Estou à disposição! Abraços :)
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 100
Oi! É compreensível que você esteja experimentando esses sentimentos após assistir séries de TV. Vou tentar passar por aqui uma explicação mais sucinta, científica e acessível o possível. As séries de TV são projetadas para criar conexões emocionais com os espectadores. Você pode se sentir profundamente envolvido com os personagens e suas histórias, o que pode despertar emoções intensas que são novas ou desconhecidas para você, por meio da empatia e identificação.
E, acontece que, muitas vezes, as histórias retratadas nas séries abordam temas universais como relacionamentos, desafios pessoais e crescimento. E isso pode levar você a refletir sobre sua própria vida e identidade, especialmente se as histórias dos personagens ressoarem com suas próprias experiências ou desejos não realizados. É importante dizer que certos enredos podem ser emocionalmente perturbadores ou até mesmo desafiadores. O medo e o desconforto que você menciona podem ser uma reação natural a situações dramáticas ou eventos inesperados na trama, que ativam sua resposta emocional. Assim, as séries podem explorar questões complexas de identidade e autoconhecimento nos personagens, o que pode ecoar com seus próprios questionamentos internos sobre quem você é e como se encaixa na realidade que percebe. Agora, é de fato importante você reconhecer que os sentimentos que você está experimentando são válidos e relativamente comuns. Muitas pessoas encontram nas séries de TV uma forma de escapismo ou uma maneira de explorar emoções complexas de maneira segura. A TCC e a neurologia, minhas abordagens, possuem estratégias para lidar com esses sentimentos, a depender do seu contexto de vida, como a ampliação da autoconsciência, uma limitação do consumo (quantidade ou tipo de série), discussão e reflexão trazidas para a sua vida, e de como isso traz significados para você.
Em suma, é normal experimentar medo, desconforto e questionamentos sobre identidade após assistir séries de TV, especialmente se elas abordam temas profundos ou emocionalmente carregados. Se esses sentimentos persistirem ou interferirem significativamente em sua vida diária, considerar a ajuda de um psicólogo pode ser importante para explorar essas questões em maior profundidade. Se precisar de mais orientações ou desejar discutir esse assunto em detalhes, estou à disposição para ajudar.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 290
Olá!
Acho que sua pergunta é muito profunda.
Séries e filmes podem ser feitos pra provocar reações em quem assiste, inclusive podem ser formas de arte, então sim, está tudo bem você sentir um emoções e ter pensamentos sobre essas mídias com as quais você tem contato.
Entretanto, quando você começa a se perder de você e não tem mais clareza de onde você começa e onde termina, começa a se misturar com as personagens, e se perder da sua vida, as coisas começam a ficar mais complicadas e podem sinalizar algumas possibilidades. Eu penso principalmente que sua vida pode estar esvaziada ao ponto de essas personagens fazerem mais sentido pra você do que você mesma. E aí eu te pergunto: qual o sentido do que você tem vivido? Pra onde você está indo? Você tem um projeto de vida? O que te faz levantar da cama todos os dias? Quais são os seus valores?
Acredito que se você repensar sua própria narrativa, vai encontrar respostas em você mesma. Você é uma melhor resposta do que a ficção.
Eu me baseio na ACT (terapia de aceitação e compromisso) pra te fazer essas perguntas. Penso ser uma abordagem que pode te ajudar.
Boa sorte!
Sim, é completamente normal sentir-se impactado emocionalmente pelo conteúdo de séries de TV. O cinema e a televisão, com frequência, apresentam experiências humanas intensificadas e altamente dramatizadas que podem evocar uma ampla gama de emoções nos espectadores. Essas reações podem incluir medo, desconforto, ou até mesmo questionamentos sobre a própria identidade e a maneira como vivenciamos a realidade.

É importante reconhecer que, enquanto essas emoções podem ser desconfortáveis, elas também representam uma oportunidade para o autoconhecimento. Ao processar essas emoções, pode-se explorar áreas da própria vida ou aspectos da personalidade que talvez não sejam frequentemente examinados.

Caso esses sentimentos se tornem abrangentes ou demasiadamente perturbadores, pode ser útil discuti-los em um contexto terapêutico. Como psicólogo e psicanalista, recomendaria explorar essas emoções em sessões de terapia para entender melhor suas origens e como elas afetam sua percepção de si mesmo e do mundo ao seu redor.
É absolutamente válido o que você sente. Na Gestalt-Terapia, valorizamos muito a sua experiência no aqui e agora, sem julgamentos. O medo e o desconforto que você está sentindo em relação à sua própria identidade e à realidade após assistir séries de TV são experiências reais e significativas que merecem atenção.
Essas emoções e sentimentos desconhecidos que surgem podem ser vistos como uma oportunidade para explorar e compreender mais profundamente quem você é e o que está buscando. Pode ser útil perguntar-se: "O que exatamente nessas séries ressoa comigo? Que partes da minha vida estão sendo refletidas ou desafiadas por essas cenas?".
A sensação de que algo está faltando para uma vida pessoal aceitável pode indicar um desejo por mudanças ou uma insatisfação com o estado atual das coisas. É importante não se criticar por sentir isso, mas sim usar esses sentimentos como um guia para explorar mais a fundo suas necessidades e desejos. Na Gestalt-Terapia, encorajamos a plena consciência e a aceitação de suas emoções, pois acreditamos que só assim é possível fazer escolhas autênticas e significativas.
Experimente estar presente com esses sentimentos, sem tentar afastá-los ou ignorá-los. Dê a si mesmo a permissão para sentir e expressar o que está vivenciando. Através dessa autoexploração, você pode descobrir novas partes de si mesmo e encontrar maneiras mais autênticas de viver a sua vida.
Se você achar que essas emoções são difíceis de manejar sozinho, considere procurar um psicólogo ou um terapeuta Gestalt, que pode oferecer um espaço seguro e de apoio para explorar essas questões de maneira mais profunda.
Boa tarde! Seria interessante você descobrir quais aspectos de sua identidade e vida pessoal acredita não estar satisfatórias e quais as referências que usa para fazer essa comparação. Sugiro procurar por psicoterapia,pois ajudaria bastante nesse processo de autoconhecimento.
Fico à disposição no online.
Olá, bom dia
Respondendo a sua pergunta: é muito comum ter tais sentimentos em pessoas com um diagnóstico pouco conhecido, de pessoas hipersensíveis. Há tratamento e com possíveis soluções focadas no problema .Sugiro procurar um psicólogo experiente que saiba tratar o problema.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!