É normal o psicólogo dar diagnóstico de depressão e afirmar que será necessário calmantes já na prim

28 respostas
É normal o psicólogo dar diagnóstico de depressão e afirmar que será necessário calmantes já na primeira consulta do paciente?
Se for seguido os critérios do DSM V é possível sim. Agora quem receita a classe de medicamentos é o médico (neurologista ou psiquiatra). Em casos de depressão maior importante o uso de antidepressivos deve ser levado em consideração. Acho responsável o profissional que perceba qualquer alteração em seu paciente o encaminhe para um médico para fazer uma avaliação. Lembre-se que a depressão é uma doença, assim como diabetes, ou qualquer outra doença e muitas vezes necessita sim ser medicada, posto que a química do cérebro está alterada. O padrão ouro de tratamento da depressão é medicamentos e psicoterapia. Abraço.

Olá! O profissional que faz a indicação do psicofármaco é o psiquiatra e é possível sim fazê-la já na primeira consulta. Nem sempre é aceita pelos pacientes, pois ainda há preconceitos e dúvidas acerca da necessidade do medicamento. Quando atendo pacientes com depressão (moderada ou grave) é comum que o trabalho seja realizado em parceria com o psiquiatra, pois é a que possibilita melhores resultados. E, se puder incluir exercícios físicos, melhor ainda! Se você tem dúvidas sobre a medicação, pergunte ao seu médico e peça para explicar como ela age no organismo, pois vai ajudar na sua adesão ao tratamento. Abraços.
Em primeiro lugar psicólogo não pode prescrever medicamentos, tampouco indicar. O que pode fazer é orientar o paciente a procurar um psiquiatra se necessário.
A primeira consulta não cabe um diagnóstico, existe um processo até ele. Dependendo da abordagem do profissional, não fará diagnósticos.
O profissional que prescreve remédio é o médico. Na primeira consulta, o médico identificando os critérios do DSM V, pode passar uma medicação sim. Portanto, o ideal é o tratamento combinado, o uso da medicação e o acompanhamento psicológico. Fazendo dessa maneira conseguimos obter um resultado mais rápido do processo.
É possível sim se a pessoa estiver muito mal! Mas é superimportante que ela volte no máximo em 15 dias para conversar melhor de tudo. Uma hora é muito pouco. Pôde-se aliviar mas marcar um retorno na semana seguinte ou no máximo 15 dias e de novo e de novo. Assim poderá definir melhor qual uso de antidepressivo usar. No caso de não dormir ou sintomas muito evidentes pode se dar algo para aliviar a ansiedade sim na primeira sessão, assim ela começa a descansar e ver com clareza o que relata. Na primeira sessão eu sempre indico ao mentos 20 a 30 minutos de caminhada diária, e 20 minutos de sol sem protetor. E corrijo alimentação. Tudo isso se pode fazer de primeira e se deve fazer!
Sim é possível! O psicólogo tem formação para chegar a tal diagnóstico, mesmo que seja na primeira sessão. Já quanto a medicação, só pode ser indicada por um psiquiatra, e em alguns casos é necessário o trabalho conjunto do psicólogo e do psiquiatra, para uma melhor resposta ao tratamento.
Olá! O psicólogo tem autonomia para dar diagnóstico e indicar que o paciente também busque uma avaliação psiquiátrica para que seja feita a indicação da medicação pelo próprio psiquiatra.
Para vários tipos de casos e transtornos sabe-se que a psicoterapia aliada ao tratamento medicamentoso trazem melhores resultados.
Olá! No primeiro encontro a psicóloga poderá dar uma hipótese diagnóstica do quadro do paciente, mas afirmar é precipitado para um único encontro. Psicofármaco será dado por um médico, de preferência um psiquiatra. Estou a disposição.
A primeira consulta de avaliação o psicólogo pode traçar hipótese diagnóstica **nunca diagnóstico e tratamento medicamentoso**, mas se na primeira consulta o psicólogo observar a gravidade dos sintomas no paciente... Ele pode e deve fazer encaminhamento para médico psiquiatra (**para diagnóstico e prescrever tratamento medicamentoso conforme critérios clínicos observados por ele).
Ressalto aqui... nunca o profissional psicólogo pode prescrever tratamento medicamentoso.
Espero ter esclarecido sua dúvida. Se houver mais dúvidas sobre assunto, fico à disposição.
De fato pode ser precipitado, o psicologo pode sugerir que procure um psiquiatra parab medicar e ajudar no tratamento.
Att.
Eduardo
Obrigada pela oportunidade de esclarecimento! Psicólogos e médicos não psiquiatras podem diagnosticar a depressão, porém, por sua formação, é o psiquiatra o profissional mais capacitado para verificar e confirmar se a pessoa possui um transtorno depressivo, sua graduação ou não. Existem ferramentas de uso em psicologia que favorecem a indicação de diagnósticos relacionados à transtornos metais. As queixas apresentados pelo paciente mesmo em uma primeira consulta, podem sugerir ao profissional psicólogo o diagnóstico e encaminhamento verbal ou escrito à psiquiatria para avaliar e se necessário medicar.
Eu considero como fator importantíssimo, a singularidade de cada encontro. Já atendi um número bastante expressivo de pessoas e, até hoje, absolutamente, nenhum caso foi semelhante ao outro. Então, não seremos nós, profissionais externos que conseguiremos estabelecer uma regra de qual seria o momento mais propício para fechar um diagnóstico. Mais importante que estabelecer uma regra, é oferecer condições para que o paciente possa retomar sua vida ao passo que segue em terapia. Portanto, acho possível estabelecer essa hipótese diagnóstica inicial (como alguns colegas comentaram acima) e recomendar uma consulta com um psiquiatra para trabalharmos em conjunto, psicoterapia e uso de fármacos. Mas essa medida de estabelecer uma hipótese diagnóstica na primeira consulta pode ser algo singular daquele encontro entre profissional e paciente, cabendo a nós, profissionais externos, apenas respeitar.
Fico à disposição para sanar quaisquer dúvidas. Um grande abraço!
Qualquer diagnóstico necessita de uma larga investigação . Não podemos fechar um diagnóstico simplesmente pela observação clínica., Qualquer distúrbio atinge mais de uma região do cérebro, até mesmo a ansiedade , assim a depressão é uma quadro complexo , com vários sibromas, pode ser de base ou secundária . Quanto a indicação de medicamentosa só compete ao. médico. A literatura mostra que fechar um diagnóstico sem se esgotar todas as outras possibilidades é um risco muito grande .assim como as culturas mudaram , as doenças também .
Bom dia.

Considero que o psicólogo sim, pode realizar um diagnóstico de depressão e desenvolver um tratamento adequado a partir da primeira consulta. Não é o padrão, mas dependendo do grau de depressão do paciente, isso pode ocorrer.

Será muito importante a consulta com um psiquiatra para a administração da medicação necessária. A abordagem mais indicada é o trabalho conjunto psicólogo/psiquiatra/paciente.

Atenciosamente.
Sim. Depende da gravidade do que ele perceber. Existe cura.
Olá! Sim, o psicólogo tem essa autonomia, porém gosto da conduta de escutar mais do que uma vez, para fazer o encaminhamento para o psiquiatra. Sendo necessário esse encaminhamento, o tratamento deve ser conjunto, pois a medicação auxilia nas crises, mas não cura por si só.
Olá, o diagnóstico é uma ferramenta médica. E cabe a esse especialista (neurologista ou psiquiatra) após exame clínico, a prescrição de fármacos ao paciente.
O psicólogo pode aplicar inventários que mostrem o transtorno de humor e, a partir daí, dependendo do grau da depressão avaliada, deverá encaminhar ao especialista para acompanhamento farmacológico de estabilização, o que vai facilitar adesão do cliente ao trabalho psicoterápico.
Ambos são importantes na recuperação da saúde.
Permaneço disponível. Att
O diagnóstico pode ser realizado pelo médico e em conjunto com o psicólogo. A indicação de quaisquer substâncias deve ser realizada por outro profissional, pois não cabe ao psicólogo essa prática.
Sim o diagnóstico pode ser percebido em uma primeira sessão e diante disso pode ser orientado o paciente a marcar uma consulta com o psiquiatra ou o neurologista assim ele sim poderá medicar esse paciente diante do diagnóstico...enfim o psicólogo não médica a não ser que ele tenha as duas classe como ser psiquiatra e psicólogo...o ideal é mesmo com o diagnóstico em um primeiro contato fazer uma investigação mais profunda a respeito e isso leva algumas sessões...mas cada profissional tem a sua conduta.
Olá! Essa situação não é a adequada. O profissional de psicologia deveria indicar, em casos que considerar grave, a visita ao psiquiatra em caráter de urgência. Mas, não é ele o responsável por prescrição médica. Muita luz em 2020!
A depender da gravidade dos sintomas apresentados pelo paciente, cabe ao psicólogo encaminhá-lo a um psiquiatra para que seja medicado e estabilizado. A terapêutica eficaz em casos de depressão maior e em outros transtornos é a conjunção entre a psicoterapia e o tratamento com psicofármacos.
Olá, boa tarde. Se você tiver apresentado sintomas do quadro de depressão grave, sim. Pois, nesse caso é importante um trabalho multidisciplinar. Quem receita os medicamentos é o psiquiatra. Há um trabalho em conjunto do psicólogo com o psiquiatra.
Olá psicólogo pode sim fechar um diagnostico de depressão e na sequencia encaminhar esse paciente a um psiquiatra; psicólogo não receita medicação.
Olá!

Se os sintomas forem muito intensos ou estiverem presentes há muito tempo, sim.

Por exemplo, se uma pessoa foi diagnosticada há 5 anos com depressão, chegou a iniciar o tratamento mas o interrompeu sem receber alta, e, alguns anos depois procurou a terapia, mas está com todos os sintomas muito intensificados por ter ficado tanto tempo sem se tratar, é sim possível que seja recomendado ao paciente que ele busque um psiquiatra para retomar a medicação já na primeira sessão de terapia.

O psicólogo tem o conhecimento e a experiência necessária para reconhecer quando um caso precisa do auxílio medicamentoso, e, nesses casos, vai indicar um psiquiatra para receitar o melhor medicamento para o caso em questão.

Muitas vezes, o tratamento multidisciplinar (com terapia e medicamento juntos), é o que mais vai favorecer o paciente.

Espero ter contribuído!
Boa noite! Muitas coisas são percebidas na primeira sessão e é possível que o psicólogo perceba que o paciente está num sofrimento grande e que será necessário uma avaliação médica. Quem vai poder avaliar melhor é o médico, mas sim o psicólogo se atenta a detalhes que possa ajudar o paciente a diminuir seu sofrimento.
Olá!
Pela própria lei de criação da classe dos psicólogos (Lei 4.119/1962) e, conforme reiterado pela resolução número 006/2019, sim é possível que o profissional faça o diagnóstico, se necessário. Quanto ao diagnóstico na primeira sessão, seria interessante conhecer melhor o caso para posicionamento mais assertivo.

Abraço,
Pode acontecer se for o caso.
Olá. Sim, não tem anormalidade nisso. Não dá para avaliar a conduta de outro profissional na forma como você propõe. Abraço.