É normal o meu humor ficar mudando sempre ? já notei que tem períodos do mês que eu fico angustiada,

20 respostas
É normal o meu humor ficar mudando sempre ? já notei que tem períodos do mês que eu fico angustiada, deprimida, fria, apática, já notei até que paro de me importar com certas pessoas, deixo de gostar DE VERDADE delas, mas depois passa. O que pode ser isso ? algum transtorno bipolar ?
Olá! Existe uma tendência natural de se pensar em transtorno, mas acredito que deveria a priori consultar um profissional e o mesmo checar sua condição hormonal para afastar qualquer alteração. Feito isso e não identificando nada orgânico, é aconselhável que procure um auxílio psicoterápico para ajudá-la a detectar, identificar o motivo real dessas oscilações.
Qualquer dúvida estou à disposição para ajudá-la.
Abraço.

Existem pensamentos que geram sentimentos hostis, e pensamentos que geram sentimentos de bem estar e gratidão. Quando somos tomados por pensamentos que geram frustração, raiva, ciúme, vingança, entre outros; Não existe maneira de nos sentirmos bem, agradecidos e entrar em contato com o afeto. Porque, sentimentos e pensamentos hostis e de bem estar não podem predominar simultaneamente.
Procure escolher os pensamentos e sentimentos de brm estar: como fé, esperança, reconhecimento, solidariedade e compaixão.
Talvez você não tenha consciência de que temos o poder em escolher o que pensar e o que sentir. Basta se esforçar e treinar.
Por isso, quando perceber que sentimentos hostis predominam, procure quebrar o ciclo.
E não se entregue aos rótulos, eles podem se tornar professias,
Um abraço,
Léa
Somente pelo que você relatou não dá para afirmar que se trate de algum transtorno de humor, mesmo que indique algo relacionado a depressão e não a bipolaridade. Ainda assim, caso a duvida permaneça recomendo que procure um psicólogo para uma avaliação mais completa, feita presencialmente. Uma avaliação psiquiátrica também pode ser útil.
Olá. Essas oscilações de humor podem ser investigadas em um espaço clínico. Um psicólogo(a) poderia ajudá-la nessa busca...tudo que é extremo pode se conduzir pelo um viés patológico. Se essas alternâncias te trazem sofrimentos deposite em uma escuta profissional. O psicólogo fará uma avaliação psicológica e a partir daí irá direciona-la aos próximos passos. Algumas terapias são muito eficazes em casos como os seu. Abraços e paz
Ola! Um diagnóstico deve passar por uma avaliação, um processo para entender o que está ocorrendo com vc. Busque um psicoterapeuta e investigue o que está acontecendo com suas emoções. O passado pode ter elementos importantes para esse início de análise! Abraço
Ola!
Seria premeditado pensar em Transtorno Bipolar somente com base nas informações que vc forneceu. Afinal, instabilidade todos temos frente às situações da vida. Seria interessante vc procurar um psicólogo que junto com vc faça uma busca mais profunda de seus sintomas para que seja verificada a hipótese do transtorno ou que seja feito um trabalho de resiliência para uma melhor aceitação dos problemas diários.
Em primeiro lugar consulte um médico de sua confiança e faça uma avaliação.
Se estas mudanças lhe causam um desconforto procure um Psicólogo para uma Psicoterapia de autoconhecimento.
Acredito que lhe trará maior equilibrio psico emcional para sua vida familiar, social e profissional .
Abraços.
Ok! Boa pergunta! É super normal pensarmos em diagnósticos, rótulo e classificações. Quando um profissional da area de saúde usa dessas estratégias protocolares a principal razão é buscar o tratamento mais adequado ao quadro clínico e pra isso existem testes e instrumentos psicológicos validados para esse tipo de suporte para o psicólogo e psiquiatra. O gênero feminino tem maiores oscilações de humor devido as mudanças do ciclo hormonal que atingem diretamente no comportamento. No gênero masculino se postula uma estabilidade maior, no entanto outras demandas podem causar igualmente oscilações de humor, mal alimentação, problemas financeiros ou frustrações das mais diversas, seja na autoimagem e na socialização com outras pessoas. Aconselho procurar ajuda profissional para elucidação das tuas questões.
Olá! Penso que é importante observar o que acontece nesses períodos que contribui em alguma medida para alteração do seu humor; há que situações você se sente exposta ou até mesmo uma mudança hormonal decorrente do ciclo menstrual.Concordo com o Psicólogo Bruno que é necessário se atentar a frequência e a intensidade da mudança de humor, bem como, o seu contexto de vida atual, quais as questões que lhe angustiam para então se obter um diagnóstico mais preciso. A Terapia pode ser uma possibilidade para se ter uma
escuta sobre as suas questões e pensar sobre as possibilidades de enfrentamento.
Acho imprecisa uma resposta com essas informações. Entendo que a mudança de humor pode ocorrer por inúmeros motivos ,desde fatores hormonais a algumas crises existencias. Importante buscar ajuda de um profissional da saúde para compreender o que está desencadeando essas mudanças de humor. A ajuda psicológica seria fundamental para uma melhor compreensão. ABCS
Provavelmente essa mudança de humor, deve estar relacionada a estresse, talvez algo em sua vida não esteja bem, tem que fazer uma retrospectiva do que está vivendo e o que vc quer para sua vida, e procurar saber se o que está vivendo e o que queria pra sua vida estão no mesmo eixo ou paralelos, se tiver em linhas paralelas provavelmente esse é o causador da mudança de humor. Procure ajuda , pra achar a causa dos problema s
Nenhum diagnóstico se faz com perguntas e resposta e ainda mais de uma hipótese diagnóstica de bipolaridade. Para que possa se ter uma avaliação e ter uma hipótese diagnóstica mais precisa é necessário que busque tratamento psiquiátrico e psicológico juntos. Além, da bipolaridade há outras psicopatologias que são semelhantes ou há comorbidades. Por isto, a importância de profissionais capacitados tanto para uma hipótese diagnóstica e tratamentos mais assertivos.
A experiência da informação rápida e disponível gera muitas vezes angústias que não estão muito bem compreendidas em nossa rotina. Porém diferenciar o que é patológico de normal se relaciona muitas vezes com a intensidades do sofrimento que esses sentimentos destoam de nosso equilíbrio esperado. Desta forma, mais do que nunca a psicologia pode ajudar a entender se estes ' altos e baixos' são normais ou não. Temos na psicologia uma ferramenta de avaliação de nossa saúde mental com seus possíveis tratamentos. Até mais, grande abraço!
Olá! Para se diagnosticar algum transtorno é preciso uma avaliação psicológica mais específica, como você falou q é sazonal, ou seja, não ocorre com frequência a sua instabilidade emocional, pode ser algum problema clínico, como por exemplo, disfunção hormonal, problemas de tireóide, TPM etc, por isso sugiro você procurar um médico clinico para fazer alguns exames. Fique em paz!
Mudanças de humor é natural até certo ponto, seus sintomas precisam ser investigados. Aconselho fazer uma avaliação médica, onde só esse tipo de profissional poderá descartar a primeira hipótese de qualquer mudança fisiológica, conforme o resultado, poderá procurar uma ajuda psicológica. A dúvida de ser transt. de bipolaridade deve ser suspendido até os resultados de profissionais adequados para esclarecimentos de seus sintomas, para não te causar sofrimentos com o que ainda não foi investigado. Se acalma e vá por etapas. Qualquer duvida, estou a disposição. Se cuide.
Não rotule ou menospreze o que sente, acolha seu sofrimento, e pense que tudo pode ser amenizado ou curado com ajuda profissional especializada. O que causa estranheza merece ser investigado. Eu indicaria avaliação com um psiquiatra e psicoterapia, de preferência na abordagem cognitivo Comportamental, que pode ajudar na mudança do padrão de pensamentos e sentimentos associados que você relata. Um abraço!
Primeiramente, é natural termos oscilações de humor. O que o torna patológico e nocivo é a frequência e intensidade. Se há estas extremidades nos seus sentimentos é necessário uma investigação conjunta com um psicoterapeuta, pois não necessariamente precisa ser um transtorno de humor, mas pode ser uma dificuldade de adaptação e aceitação de diversas situações em sua vida. Recomendo que comece um tratamento psicológico em primeira instância e se os sintomas continuarem a procura por um auxílio com o tratamento medicamentoso pode ser necessária. Caso tenha mais dúvidas, estou à disposição.
Olá, minha amiga!
Antes de tudo, você não deve se rotular, ou seja, ficar achando que sofre disso ou daquilo, colocando nomes em seus comportamentos. Recomendo que procure um psicólogo (a), pois é o(a) profissional que poderá te ajudar a ter uma vida mais saudável com o seu estado de humor estável. Somos nossas experiências e você é as suas. Nossos comportamentos atuais são entendidos à partir de uma análise das experiências vividas. Coloco-me à disposição! Um abraço!
As alterações de humor estão, muitas vezes, relacionadas a eventos. Determinadas situações são "gatilhos" para que você se sinta deprimida, com raiva, etc. Alguns sentimentos ruins surgem por levarmos em conta somente um ponto de vista. A psicoterapia lhe ajudará a trabalhar melhor as emoções diante das diversas situações. A bipolaridade tem sintomas muito específicos, não somente oscilações de humor. Procure um psicólogo para lhe ajudar neste ponto.
Olá! Concordo com os colegas que pensaram na sua queixa de oscilação de humor em determinado período do mês como sendo possívelmente alterações hormonais. Isso é possível. Procure um médico e relata sua queixa inclusive justificando como vc descreveu: "em determinado período do mês". Sendo ou não problema orgânico, você pode pensar em uma psicoterapia, para que vc possa se conhecer melhor. Tratando com medicação ou não o porque dessa oscilação de humor e com uma avaliação com mais detalhes no processo psicoterapico, haverá condições de compreender e com isso ajudar no que for necessário, inclusive num possível diagnóstico. Se for o caso.
Obrigada pela confiança.