É normal no 20° dia começar a ter efeitos colaterais? Antes eu não tive nos primeiros dias? Ou seria

2 respostas
É normal no 20° dia começar a ter efeitos colaterais? Antes eu não tive nos primeiros dias? Ou seria a depressão e ansiedade em si? Comecei com 5mg de Esc e depois de 6 dias passei pra 10mg e sentia os sintomas bem fracos de ansiedade. E hoje no 23° ainda estou sentindo alguns sintomas.
Efeitos adversos iniciados após algum tempo de uso da medicação são possíveis, embora não sejam comuns.
Além de avaliar a duração dos efeitos adversos, importante também verificar a intensidade dos mesmos (já que alguns efeitos adversos leves podem perdurar por um tempo maior que o planejado).
Quanto a efeito terapêutico/percepção de melhora de sintomas, a velocidade em resposta varia de pessoa para pessoa.
Na dúvida, procure um especialista para adequado seguimento.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Marlon Peruzzolo
Psiquiatra, Psicólogo
Curitiba
Efeitos colaterais podem ocorrer a qualquer tempo do uso das medicações, mas mais comumente no início do tratamento. Escitalopram é uma das medicações mais potentes para controle de sintomas ansiosos por ser mais serotoninérgica que várias outras de sua classe (como fluoxetina ou sertralina), então é pouco provável que seja ansiedade piorada pelo uso da medicação, ainda mais porque seu efeito vai aumentando até 6 a 8 semanas de uso continuado. Considerando que você está tomando a medicação corretamente todos os dias, é mais provável que sejam efeitos colaterais associados que podem ocorrer, como inquietação e agitação, inclusive com excesso de suor (sudorese) e tremores. Se você não estiver tomando todos os dias por causa desses efeitos, eles podem estar ocorrendo por retirada constante da medicação, então seriam causados pela falta da medicação no organismo. O ideal seria uma reavaliação com o profissional que receitou a medicação para descobrir o que realmente está causando seus sintomas atuais.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.