É normal não ter hipersensibilidade com sons pessoalmente agradáveis? Fui diagnosticado com

19 respostas
É normal não ter hipersensibilidade com sons pessoalmente agradáveis? Fui diagnosticado com TEA Nível I recentemente.
Tenho notado que, ao escutar certos sons, não apresento tanta resistência, especialmente com músicas de meu agrado. Isso é comum?

Agradeço desde já.
Olá! Sim é normal, estudos apontam que entre 56% e 80% das pessoas no espectro do autismo apresentam a hipersensibilidade, o que não é seu caso. Além disso essa sensibilidade pode ser trabalhada em terapia.

É comum sim!
A hipersensibilidade não é igual para todas as pessoas, nem são imutáveis. Você pode ter hipersensibilidade a alguns sons, e não ter a outros, é absolutamente comum.
Caso você deseje, acompanhamento com psicólogo capacitado pode te ajudar a lidar com situações incômodas e te ajudar no enfrentamento de várias situações!!
Olá, atendo há 2 décadas, e estudo muito TEA, a hipersensibilidade sim é comum em alguns casos. Caso queira um acompanhamento ético, eficaz, tenho experiencia, nesta área, sou pesquisadora, na União Europeia, tenho certificado no Brasil e Europa, caso queira minha ajuda, só entrar em contato que estou a disposição.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 250
Olá! É uma característica muito comum do TEA a hipersensibilidade sonora. E ela pode estar mais associadas a alguns sons ou tipos de sons.
Se isso for algo que esteja te causando dificuldade ou sofrimento, não deixe de buscar ajuda!
Espero que tu encontre a ajuda que busca!
Fica bem!
Como já foi respondido, a HIPERSENSIBILIDADE pode não estar presente no seu caso, é normal, minha filha que é tb autista leve tinha na infância um desconforto e sensibilidade a certos barulhos agudos, sons de motocicleta correndo na rua, fogos de artifício me fizeram passar muitas viradas de ano com as mãos nos seus ouvidos tentando abafar o máximo... depois de alguns anos foi ficando melhor, diminuindo e ela foi tb aprendendo a lidar e se acostumar, hoje em dia aos 21 anos não sente sensibilidade maior do que a minha, é absolutamente normal, com a maturidade física, mental e emocional todos mudamos, evoluímos e aprendemos a lidar com nossos 'incômodos'... e cá entre nós, qdo. está tocando aquela nossa música favorita queremos mesmo é aumentar o volume né. ;)
Olá! Sim, é normal que a pessoa com autismo tenha hipersensibilidade apenas para alguns sons, assim como apenas para alguns cheiros, alguns gostos, e etc.
Olá! Sim, é comum que a hipersensibilidade sonora não seja uma característica predominante, principalmente quando se trata da melhora com terapias nessas condições, fazendo essa sensibilidade sessar ou diminuir significativamente de uma fase pra outra do desenvolvimento. Estou a disposição!
Acaba sendo comum sim. Mas com treinamento e desenvolvimento de habilidades, isso pode ser aprendido a como não sofrer tanto. Busque ajuda terapeutica e multi disciplinar.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 125
Não entendi se você não tem hipersensibilidade com sons em geral ou apenas não têm com sons agradáveis. Caso seja a segunda opção, ou seja, você tem hipersensibilidade com sons em geral, mas não com sons agradáveis, esse sons agradáveis devem ser visto como um importante "radar" para o seu tratamento. Entendendo o porquê de sons agradáveis não gerarem resistência, conseguimos entender de que jeito podemos tornar os outros sons menos incômodos. Espero que tenha ajudado!
Olá! A hipersensibilidade aos sons é um sintoma comum em portadores do Transtorno do Espectro Autista (TEA). O TEA nível 1, leve, podem ser estimulados por sons agradáveis e reagir a esses estímulos sonoros de maneira adequada. E quanto aos estímulos sonoros mais desagradáveis, podem resultar em dificuldades em ambientes ruidosos ou com estímulos sonoros intensos. Portanto, cada indivíduo, mesmo sendo portador dos mesmos transtornos, pode reagir diferentemente conforme o grau e a intensidade que foi acometido e as características genéticas e biológicas e contexto externo. Sempre à disposção.
Olá, a alteraçào sensorial no TEA é seletiva; você pode não gostar de determinados sons, texturas ou odores e gostar muito de outros. Lembre-se que TEA não é uma doença e cada um tem a sua singularidade. Abraço
Sim, é comum não ter hipersensibilidade com sons pessoalmente agradáveis. Muitas pessoas com TEA Nível I relatam que eles não são tão sensíveis a sons que eles gostam, como música, sons da natureza ou sons de animais. No entanto, eles podem ser mais sensíveis a sons desagradáveis, como sons altos ou estridentes. Se você estiver preocupado com a sua hipersensibilidade a sons, é importante conversar com seu médico para obter mais informações.
Completamente normal. O que pode afetar uma pessoa aspenger, pode não afetar a outra, os sons podem variar também. Vai de acordo com o nível de hipersensibilidade.
Muitos falam de hipersensiblidade, mas esquecem que a hiposensibilidade também existe, ou seja, se afetam ou nem se afetam com ruídos ou estímulos de todos os tipos. E é completamente aceitável que o mesmo aspenger tenha hipersensibilidade em uma área e hiponsensibilidade em outra.
Olá, boa noite.
A hipersensibilidade é sim uma das características que encontramos no espectro autista. No entanto, ela não é comum a todos que se enquadram no TEA. E ainda, pode ser que você apresente uma hipersensibilidade a alguns sons, cheiros e afins, e a outros não. Um acompanhamento adequado pode te ajudar a lidar melhor com essa hipersensibilidade no seu dia a dia.
Olá, como vai? A hipersensibilidade é comum, mas não acontece da mesma forma para todos. Pode vir como o desconforto diante de alguns tipos de sons (desagradáveis ou não) ou como um gosto musical sonoro apurado e mais desenvolvido. Não estranho podemos encontrar pessoas com hipersensibilidade auditiva que conseguem aprender instrumentos musicais ou canto (tendo o Transtorno do Espectro Autista ou outros transtornos que apresentam sensibilidade física ou emocional).
Pode-se, ainda, ter facilidade com sons "agradáveis" (como músicas no estilo ou cantor que gosta, sons que transquilizam) e ter desconforto com sons "desagradáveis" (barulhos altos, estilos diferentes, sons repetitivos). É tudo um grande depende. Se você precisar de ajuda pra identificar estratégias para lidar (especialmente) com aquilo que traz desconforto, entra em contato comigo, vai ser um prazer te ajudar.
Cada pessoa é única, independente de qualquer diagnóstico. O mais importante é a pessoa se conhecer melhor, ampliando sua percepção sobre suas habilidades, bem como sobre as sensibilidades singulares. Isso sempre ajuda a cada um a se posicionar de modo diferente em diversas situações na vida e nos relacionamentos.
Psicanalista e Psicóloga Marcia Schaly
Sim, é completamente normal não experimentar hipersensibilidade com sons pessoalmente agradáveis, mesmo para pessoas diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O TEA é caracterizado por uma ampla gama de características e diferenças individuais, e a hipersensibilidade sensorial pode se manifestar de maneiras diferentes em cada pessoa.

Enquanto algumas pessoas com TEA podem ser hipersensíveis a certos sons e experimentar desconforto ou até mesmo dor em resposta a eles, outras podem não apresentar essa sensibilidade extrema, especialmente quando se trata de sons que consideram agradáveis, como música.

O fato de você não sentir tanta resistência ao escutar músicas de seu agrado é perfeitamente normal e não contradiz o diagnóstico de TEA. Muitas pessoas autistas têm preferências sensoriais específicas, e algumas podem até encontrar conforto e prazer em certos estímulos sensoriais, como música, cores ou texturas.

É importante lembrar que o TEA é um espectro, o que significa que as experiências e características de cada indivíduo podem variar amplamente. Não há uma maneira "certa" ou "errada" de ser autista, e suas experiências sensoriais são válidas, independentemente de estarem em linha com certas expectativas ou estereótipos.

Se você tiver preocupações específicas sobre suas experiências sensoriais ou quiser explorar estratégias para lidar com sensibilidades sensoriais, pode ser útil discuti-las com um profissional de saúde qualificado, como um terapeuta ocupacional especializado em autismo. Eles podem oferecer suporte individualizado e estratégias personalizadas para ajudá-lo a lidar com suas necessidades sensoriais de maneira eficaz.

Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 180
Sim, é comum que pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) Nível I apresentem diferentes reações a sons, dependendo do contexto e da preferência pessoal. Sons que você considera agradáveis, como músicas de seu agrado, podem ser menos perturbadores ou até mesmo relaxantes. Na Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), trabalhamos para compreender essas nuances sensoriais e desenvolver estratégias para lidar com sons menos agradáveis. Sua experiência é válida e faz parte da individualidade das respostas sensoriais no TEA.
Olá!

Nem todo autista possui hipersensibilidade, como é um espectro, lembre-se que tudo pode ser diferente e cada tratamento é individual pois cada um tem suas necessidades em relação a esse transtorno.
Te convidamos para uma consulta: Diagnóstico e tratamento de autismo/transtorno do espectro autista - R$ 250