é normal não sentir amor por ninguém? nunca aconteceu nada de ruim na minha família mas eu só não si

23 respostas
é normal não sentir amor por ninguém? nunca aconteceu nada de ruim na minha família mas eu só não sinto afeto por ninguém
Pode não ser normal. Pois o encantamento, o entusiasmo são combustíveis para realizarmos nossas necessidades; principalmente nas relações amorosas e outras parcerias. Apatia 24 h por dia pode ser algo que deva ser investigado.

É difícil afirmar algo a esse respeito sem uma investigação mais aprofundada. Não é o comum, claro, mas esse "sintoma" pode ter várias causas, que seria importante você investigar com um Psicólogo(a), em uma escuta segura, qualificada e sem julgamentos. Abraço.
Oi. Espero que estejas bem. Vivemos tempos incertos e difíceis em 2020, não é?

Porque mesmo seria um dever nosso amar alguém? Tua pergunta, me parece que tem a ver com a capacidade humana de fazer vínculos, se conectar às outras pessoas e, quem sabe, trocar nas relações, dar e receber, na melhor das hipóteses.

Será que amar alguém seria da ordem da normalidade (o que seria um sujeito normal?) e amar a si mesmo (visto que sem amor próprio, uma certa dose de narcisismo, como diria Freud, não nós sustentamos nessa vida) seria da anormalidade?

Não sei não. Mas se você se faz essa pergunta é porque tem alguma coisa aí que te toca de algum modo, produzindo em ti algum incômodo. Está interessada em investigar isso?

Te convidaria a pensar nos teus modos de amar e se vincular aos outros, sem julgamentos de si, sem se levar pelo que socialmente é definido por amor.

E se quiser continuar essa conversa fico à disposição. Um abraço!
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 100
Olha, normal não é.
Essa condição de vazio de sentimentos se chama "atimia" que consiste na ausência de sentimentos e de manifestações afetivas.
O melhor que tem a fazer é procurar ajuda de uma terapia para que, além de compreender o que se passa consigo, possa desenvolver novas maneiras de sentir, de se relacionar com as pessoas e de viver respeitando a vida humana.
É interessante investigar seu estado emocional. Os sentimentos e emoções fazem parte da vida e das relações, eles revelam nossa conexão conosco e com os demais. Considero importante que busque ajuda de um psicólogo, ele pode ajudar você a compreender o que esta sendo reprimido e te ajudar a se conectar com você e seus sentimentos.
Olá. É muito importante buscar ajuda psicológica, pois é muito difícil responder essa sua questão simplesmente com essa sua fala. Muito necessário uma investigação mais acurada desse sintoma. Não sentir nada, já é um tipo de sentimento. Já se perguntou o que te move?
Tudo depende do que você considera "sentir amor".
Já recebi casos de pessoas que não identificavam no seu dia a dia um comportamento amoroso e que, com o acompanhamento psicoterápico, desvelou-se uma nova realidade.
Olá! Veja só vou apenas adicionar uma contribuição ao que já foi dito nas respostas anteriores dos meus colegas. Realmente amar é uma capacidade que espera-se que uma pessoa aprenda ainda criança. SIM, AMAR É UMA CAPACIDADE APRENDIDA. Há crianças que realmente interromperam o desenvolvimento da capacidade de amar, mas também há adultos com um bloqueio na capacidade de amar. Enfim seja por interrupção do desenvolvimento infantil, seja por um bloqueio, se o fato de você não sentir investimento amoroso da sua parte em outras pessoas estiver te incomodando, eu reforço a recomendação de procurar um psicólogo ou um psicanalista.
Espero ter ajudado com essa pequena contribuição. Um forte abraço!
Olá. Sua pergunta me faz pensar que você está as voltas com uma experiência de estranhamento de si mesmo, do outro, e do mundo, e na situação em que se encontra, sente-se inapropriado em relação aos seus sentimentos e afetos. Essa capacidade de se estranhar, que está mais próximo de um questionamento me parece um bom potencial para uma experiência de análise. Recomento que procure um especialista de sua confiança e inicie o seu processo de reflexão e transformação.
Boa tarde!! Busque ajuda de um psicólogo para te ajudar a entender esta questão afetiva e emocional.
Olá.
sentir amor por alguém depende de vários fatores.
Acredito que em terapia você consiga entender o que acontece em relação a essa pessoa.
Olá. É muito difícil responder sua pergunta sem ter contato direto e compreensão do seu entendimento sobre o que é amor. Esse questionamento é válido e necessário para seguir uma vida com mais consciência de si e de suas relações. Indico fortemente a terapia para ajudar na construção de autoconhecimento e também viabilização de psicoeducação das emoções, pois assim entenderá melhor como se manifesta seus sentimentos e como lida com os mesmos.
Olá. Agradeço por compartilhar conosco a sua questão. Quero inicialmente dizer que ela é um tanto quanto complexa e não pode ser reduzida a uma resposta como "sim, é normal" ou "não, não é normal", mesmo porque o próprio conceito de normalidade precisa acima de tudo ser discutido. O que quero apontar é que me parece que você deu um passo importante de questionar a si mesma e a forma como se relaciona com os demais. Nos colocarmos em questão é algo extremamente saudável e importante por mais que possa nos trazer certo sofrimento, pois a partir disso temos a oportunidade de nos repensarmos diante das situações que se apresentam e então construirmos novos caminhos e possibilidades de experimentarmos o cotidiano. Recomendo que você busque por psicoterapia. Essa pode ser uma estratégia bastante interessante de tomar posse de quem você é para cuidar de si e produzir transformações em sua jornada. Um abraço!
Bom dia, acredito que você deva investigar a fundo esse tema tão relevante em sua vida. O fato de não expressar as emoções igual a grande maioria das pessoas não quer dizer que você não sinta afeto ou compaixão em relação aos seus familiares. Cada pessoa em particular se expressa no mundo com base em tudo que viveu e que ainda possa viver. Recomendo que procure sessões de psicoterapia junto ao um psicólogo para identificar melhor suas emoções .
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia adulto - R$ 100
Vc poderá apenas estar evitando entrar em Contato com suas emoções . Busque um psicólogo de sua confiança . Tudo dará certo .
Olá! Você não consegue gostar das pessoas ou não deseja envolvimento emocional para se "blindar" do sofrimento?
Sugiro procurar um profissional da psicologia que te ajude a descobrir do que se trata. Muitas vezes o paciente tem medo de ser feliz, porque imagina que poder perder a felicidade em algum momento. Esse comportamento impede que as experiências aconteçam deixando um vazio.
Ideal não é. Porém, você não é anormal por conta disso. Sugiro procurar um psicólogo para investigar mais profundamente a situação. Somos seres complexos. O autoconhecimento abre novas possibilidades de perceber o mundo, as pessoas que nos cercam e principalmente a nós mesmos. Há muitas crenças distorcidas sobre o que é amor. Talvez seja o caso e se não for haverá apoio técnico para encontrar respostas visando entender esse "comportamento". Investigue, traga à tona, repense e tudo vai ficar bem. Abs
Olá boa tarde!
Esta é uma questão bem complexa, não tem como ter uma resposta exata, pois seria importante ter mais conhecimento de alguns aspectos como por exemplo sua compreensão do que é o amor.
O autoconhecimento é bem importante para entendermos melhor a nossa relação com o mundo e tudo que há nele.
Como você compreende, sente e se comporta diante das situações e das pessoas?
A resposta mais adequada você encontrará através de um processo psicoterapêutico, que te ajudará a reconhecer e desenvolver melhor suas emoções e sentimentos.
Espero ter ajudado e me coloco a sua disposição para mais esclarecimentos.
Oii depende muito da sua interpretação sobre os sentimentos. talvez você espere sentir o amor como se fosse super enfeitado como vendem os filmes, mas talvez você sinta de uma forma mais simples... e ai o questionamento de será que sinto amor? mas acredito que você pode buscar uma psicoterapia para te ajudar a identificar sentimentos e lidar melhor com suas questões.
Olá, me parece que a situação te trouxe certo estranhamento para você, e a pergunta que me faço é se o fato de não sentir afeto por alguém te leva a algum sofrimento! Temos vivido um tempo em que as relações são líquidas, fluidas, ou seja, as pessoas tem medo de se envolver, evitando relações mais profundas e o movimento da internet fortalece esses laços virtuais, podendo provocar um maior distanciamento dos afetos.
Não sei se o que citei acima de encaixa com seu caso, por isso, sugiro que você procure um Psicólogo da sua confiança e assim consiga compreender melhor sua forma de lidar com tudo isso.
Espero ter ajudado!
Olá! Os sentimentos e emoções fazem parte da vida e das relações, eles revelam nossa conexão conosco e com os demais. Considero importante que busque ajuda de um psicólogo, ele pode ajudar você a compreender o que esta sendo reprimido e te ajudar a se conectar com você e seus sentimentos. Já pensou na possibilidade de investigar seu estado emocional, a psicoterapia pode lhe auxiliar nesse sentido. Espero ter ajudado e coloco-me a disposição. Um abraço!
Boa noite!! Não se preocupe com a questão da normalidade. Isso não é importante. O que realmente seria importante é você entender o que sente ou suas dificuldades em relação ao sentir.
Procure ajuda de um psicólogo para te auxiliar no entendimento de sua afetividade.
Não é normal não ser capaz de sentir uma emoção, na verdade penso que é mais provavél que exista algum tipo de bloqueio do que uma incapacidade. Minha orientação é fazer uma consulta com psicólogo para avaliação. Abraço