É normal lembrar apenas de recortes da infância? Sem diálogos, lembrança de rostos, cenas completas,

16 respostas
É normal lembrar apenas de recortes da infância? Sem diálogos, lembrança de rostos, cenas completas, etc, apenas pequenos recortes.
Consigo lembrar das coisas a partir de que idade?
Olá! Estudos avançados de neuropsicologia se debruçam sobre o tema da primeira memória possível em termos neurobiológicos. Mas um aspecto bastante interessante também envolve o esqudcimento de memórias traumáticas. A psicoterapia é o ambiente adequado para a exploração pessoal de memórias próprias e reflexão sobre seu significado. Interessante que a memória é diferente do fato em si pois vem carregada de conteúdos afetivos que a moldam. Justamente por isso é possível ressignificar experiências passadas.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
É absolutamente normal, a memória também funciona como uma espécie de mecanismo de defesa, nos esquecemos de algumas coisas para preservar nosso psíquico e outras não esquecemos jamais. Independente do motivo da lembrança ou esquecimento, o Psicólogo tem a tarefa de investigar as conexões entre as memória e acontecimentos em relação aos dias atuais. Também é comum o paciente lembrar-se de coisas que havia esquecido e inclusive memorias muito antigas, ainda quando bebê. O fato é que nossas memorias nunca serão absolutamente verdadeiras pois são ecos de um acontecimento, e nosso cérebro, muitas vezes, maquia uma memoria pelos motivos mais diversos possíveis.
Sim, é normal. Principalmente quando são memórias positivas.
Olá!Sim, é normal não se lembrar de coisas vividas, principalmente até os 4 anos de idade, pois o cérebro de uma criança está em desenvolvimento.
Olá, como vai? É normal ter algums memórias do passado, normalmente o indivíduo tem recordações a partir dos 3 anos de idade, porém pode acontecer de algumas pessoas se lembrarem a partir dos dois anos de idade.
Olá! Sim é normal, segundo Freud, nossa personalidade se desenvolve durante a infância e é moldada pelas cinco fases, que ele chamou de teoria do desenvolvimento psicossexual. Durante cada fase, a criança é confrontada com um conflito entre impulsos biológicos e expectativas sociais. São milhões de informações que recebemos todos os dias, assim nosso cérebro descarta as que não forem utilizadas no dia a dia. Novos estudos da neurociência revelam que, os fragmentos de experiências com informação recolhida em histórias e fotografias, indicam que só é possível armazenar memórias por volta dos três anos.
Olá. Isso varia bastante. Segunda a psicanálise, temos muitos traumas infantis. É comum. Às vezes o fato de começar a ir para a escola já pode ser traumatizante em certo nível. Você vive sempre com seus familiares, na casa que nasceu e, de repente, se vê solto com várias crianças estranhas e um adulto que nunca viu na vida lhe pedindo que faça tarefas. Esses momentos geralmente são esquecidos "propositalmente" (de forma inconsciente). Quando algo nos causa sofriment e é muito penoso para relembrar, esse conteúdo se torna inconsciente, ficando temporariamente inacessível à consciência. Mas pode ser lembrado. Nas sessões de psicanálise o paciente fala livremente enquanto o psicanalista escuta muito além do que é falado. Assim ele vai fazer interpretações e intervenções que, aos poucos, farão você lembrar de mais coisas do que imaginava saber. É um processo muito interessante e que ajuda a lidar melhor com sua própria história.
Olá, é comum não nos lembrarmos da infância. Mas, existem eventos que ocorrem na infância que influenciam a forma como lidamos com a vida. Por isso, caso tenha esse desejo, é interessante buscar desvendar algumas dessas memórias, por exemplo através da psicanálise, para compreender um pouco isso que está "guardado" no inconsciente e qual a influência desses acontecimentos no seu cotidiano atual. Estou à disposição. Espero ter ajudado.
Olá, é perfeitamente normal esquecer algumas memórias da infância, visto que a criança não tem o cérebro totalmente desenvolvido.
Imagino que para você estar se perguntando isso é porque não lembra de algo importante que aconteceu, e existem diversas causas para isso (biológicas, se foi algo traumático ou não, se te gerou algum sentimento, se você tinha capacidade de entender e lidar com isso etc)
Através da terapia você pode entender o motivo disso te incomodar, o que representa para você a memória esquecida e ressignificar isso. Não posso garantir que irá lembrar de algo, mas podemos mudar o sentido desse esquecimento!!
Olá! É muito comum que esqueçamos de grandes pedaços de nossa infâncias, a criança não tem o cérebro totalmente desenvolvido.
Olá, espero que esteja tudo bem. Do ponto de vista psicológico não há nenhuma anormalidade nisso. Mas se essa percepção de falta de lembranças de alguma forma estiver te atrapalhando, ou se você passa muito tempo pensando nisso, acredito que a psicoterapia poderia te ajudar. Um grande abraço!
Sim, é esperado! Não uso o termo normal para questões associadas às memórias e aos afetos. Nossas memórias, sejam da infância ou posteriores, estão associadas a diversos elementos, inclusive as emoções e sensações corporais que acompanharam as vivências. Elas surgem a partir da nossa disponibilidade afetiva para acessar certos sentimentos e acontecimentos. O acompanhamento psicológico regular é fundamental para quem quer se conhecer e estabelecer modos de convívio mais satisfatórios. Espero ter te ajudado. Um abraço. Marta
Olá! Memória funciona de forma diferente ao longo da vida, pois também tem relação com a forma com que a pessoa guarda as informações. Na vida adulta, só para exemplificar, fazemos interpretações que na infância não temos condições de fazer. E isso altera o produto final, digamos assim. Outro aspecto importante é que memórias traumáticas são mais fáceis de serem lembradas... Mas me conta... O que você gostaria de lembrar, que não tem conseguido? Ou, você tem se comparado com outras pessoas? Até mais!
Olá, é completamente normal não lembrarmos de tudo com detalhes por uma questão de defesa psíquica, porém no ambiente terapêutico você terá espaço para falar melhor sobre o que vc gostaria de lembrar e porque quer lembrar de tal coisa. Caso deseje marcar seu atendimento me coloco a disposição para te ouvir !
Sim, é bastante comum lembrar apenas de fragmentos da infância, sem detalhes específicos como diálogos, rostos ou cenas completas. Nossa memória, especialmente em relação à infância, pode ser fragmentada e seletiva.

Geralmente, as lembranças mais claras e vívidas da infância costumam surgir a partir dos 3 anos de idade, mas também é comum que as memórias mais antigas sejam menos detalhadas e mais fragmentadas. Isso ocorre porque a memória infantil é diferente da memória dos adultos e está em constante desenvolvimento.

É importante ressaltar que a forma como lembramos do passado também pode ser influenciada por fatores como emoções, vivências e experiências significativas daquela época. Se você possui preocupações em relação às suas lembranças da infância, sugiro que procure a ajuda de um profissional para explorar essas memórias de forma mais aprofundada.
Olá. Sim, é comum lembrar apenas de recortes da infância. As memórias de longo prazo, especialmente as da infância, muitas vezes aparecem como flashes de imagens, sensações ou eventos específicos, em vez de narrativas completas e detalhadas. Essa fragmentação ocorre porque o cérebro humano ainda está em desenvolvimento durante a infância, o que afeta a capacidade de codificar e armazenar memórias de maneira detalhada. Além disso, memórias de eventos importantes ou emocionalmente carregados tendem a ser mais vívidas e detalhadas enquanto outras caem no esquecimento. Sempre à disposição.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.