É normal lembrar apenas de recortes da infância? Sem diálogos, lembrança de rostos, cenas completas,

4 respostas
É normal lembrar apenas de recortes da infância? Sem diálogos, lembrança de rostos, cenas completas, etc, apenas pequenos recortes.
Consigo lembrar das coisas a partir de que idade?
Olá !
Sim, é normal ! O fato de não nos lembrarmos de fatos ocorridos antes dos 3 anos é conhecido como amnésia infantil e a maioria das pessoas não se recordam do que aconteceu. As lembranças que se perpetuam são de como aprender a andar de bicicleta (exemplo), por se tratar de um acontecimento importante.
Estou a disposição !

Sim, é comum lembrar apenas de pequenos recortes da infância, sem muitos diálogos, detalhes e cenas completas. Muitas vezes, as lembranças da infância são fragmentadas e podem ser mais vagas e imprecisas do que as lembranças de eventos mais recentes.

Em geral, a idade a partir da qual conseguimos lembrar das coisas varia de pessoa para pessoa. Alguns especialistas acreditam que as primeiras lembranças claras geralmente começam a partir dos 2 ou 3 anos de idade, mas outros dizem que algumas pessoas podem ter lembranças mais antigas.

É importante lembrar que a memória é uma função complexa do cérebro e é influenciada por muitos fatores, como a idade, as experiências vividas, o estado emocional e a saúde mental da pessoa.
Importante entender sobre que parte específica da infância está se referindo.
Para alguns cientistas a infância é dividida em 3 etapas/fases:
Primeira infância: do nascimento aos 3 anos de idade;
Segunda infância: dos 3 aos 6 anos;
Terceira infância: dos 6 aos 11 anos.
A formação de memória faz parte da um processo complexo leva em consideração vários aspectos, inclusive a formação e domínio da linguagem.
Algumas pesquisas científica apontam que o hipocampo, considerado responsável pela formação das memórias, continua se desenvolvendo pelo menos até os sete anos. Há indícios que o limite típico para a compensação da amnésia infantil é por volta dos 3 anos e meio de idade. Outro fato interessante é que crianças e adolescentes têm memórias mais antigas do que os adultos. Levando-nos a deduzir que o problema pode estar menos em formar memórias do que em mantê-las.
Dito isso, alguns pontos a serem considerado para responder a pergunta seriam interessantes. Tais como ; qual sua idade atual e sobre qual ou quais fases da infância está se referindo.
A maioria das pessoas tem lembrança mais elaboradas a partir dos 6/7 anos de idade. Caso não consiga se lembrar de fatos e vivencias a partir desta idade, uma possibilidade é que talvez tenha vivido algum momento traumático/doloroso e neste caso alguns mecanismos de defesas psicológicos entram em ação "bloqueando" essas lembranças com objetivo de evitar o sofrimento.
Caso essa hipótese faça sentindo, a consulta com um psicólogo ou psicanalista pode ajudar.
Se está te trazendo sofrimento, é importante avaliar e procurar auxílio profissional para te auxiliar no suporte dessas lembranças mesmo que em recortes.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!