É normal eu falar, principalmente pra quem convive comigo, tudo que eu acho que vai acontecer o que

30 respostas
É normal eu falar, principalmente pra quem convive comigo, tudo que eu acho que vai acontecer o que alguém quer fazer, se é de propósito ou não? Tipo eu falo, "sabia que vc iria fazer isso" ou "depois você vai...." O que devo fazer?
O mais importante não é o que faz, mas entender, isso está incomodando? Atrapalhando seu convício social? Você não consegue controlar tais situações? Se a resposta for positiva, daí talvez seja importante buscar ajuda.

Uma outra pergunta é importante fazer: o que você acha sobre o que vai acontecer, é sempre negativo?
Há muita desconfiança sobre o que poderiam fazer com você e/ou pessoas importantes?
O que as pessoas próximas acham disso?
É preciso investigar o gatilho, a origem, as emoções e comportamentos associados.
Penso que você está em busca de sentir-se mais compreendida e ao mesmo tempo poder sentir que o outro pode ouvir suas ideias sem te julgar ou te rejeitar.
As vezes buscamos companhia para as nossas ideias, para não nos sentirmos sozinhos e vulneráveis perante nossos pensamentos.
O mais importante é você buscar conhecer melhor suas emoções e suas necessidades enquanto se relaciona com as outras pessoas. Nesse sentido a terapia é o mais indicado.
Não vejo nenhum problema nesse tipo de fala, mas você deve avaliar se está te trazendo prejuízo ou sofrimento de alguma forma. Abraço.
Acho importante compreender que essa é uma forma sua de se comunicar!
No entanto, para ter feito essa pergunta aqui, suponho que deve te incomodar ou atrapalhar de alguma forma.
Esse tipo de comunicação é comum e pode ser marcada por um sofrimento significativo de não conseguir se comunicar de formas mais assertivas, por diversos motivos, ou então por perceber fatores que influenciam em sua vida e que fogem de seu controle, como por exemplo a forma que outras pessoas se comportam, mesmo sendo avisadas antes por você de possíveis consequências.
De toda maneira, se isso realmente for o caso e se você realmente estiver em sofrimento/ incômodo, indico buscar um profissional para atendê-la e avaliar melhor a questão!
Acho interessante a usa preocupação em saber o que "É NORMAL". Vc tem recebido julgamentos, informações de que estaria sendo inconveniente com as pessoas pra quem vc diz essas coisas? Caso o que relatou acima o esteja incomodando, é bom procurar um profissional. Boa sorte, @lysipsicologa
Olá, tudo bem?
Pelo seu relato parece que você é uma pessoa intuitiva e que se preocupa com a questão de "ser normal". A intuição é algo que não é explicado cientificamente, sendo um "sexto sentido" que pode ser utilizado nas relações sociais!
Isso gera também um pouco de angústia, justamente por não entendermos de onde vem esse tipo de pensamento!
Sou psicólogo na abordagem junguiana e trabalhamos com essa questão!
Espero ter ajudado!
Você está mostrando-se preocupado com o seu comportamento, talvez porque o mesmo está lhe incomodando. É preciso investigar quais são os motivos que o levam a fazer estas perguntas/comentários de forma mais intensa e, talvez, sem controle.
Busque ajuda de um terapeuta para entender este processo.
Boa sorte!
Um abraço,
Letícia Andrade.
Vale entender se isso está te causando algum prejuízo no dia a dia. Recomendo sempre a psicoterapia, principalmente se o autoconhecimento é um fator importante para o seu bem estar.
olá, seria interessante ter mais autoconhecimento de entender o porque voce fala isso para as pessoas com a sua convivencia, pois podem ser várias possibilidades, em psicoterapia você trabalha essas questões e principalmente tambem faz questionamentos se essas falas e perguntas incomodam a voce e quem convive com voce e possibilitando averiguar se tem outras coisas a serem pontuadas e vistas fazendo com que a pessoa seja mais assertiva nas habilidades sociais.
É comum que algumas pessoas tenham a capacidade de antecipar o comportamento de outras com base em observações e experiências passadas. No entanto, é importante considerar como essas previsões ou comentários são expressos, pois podem afetar as interações interpessoais e o relacionamento com os outros. Pergunte a si mesmo se é realmente necessário ou benéfico compartilhar suas previsões com os outros. Seja cuidadoso com a linguagem: Ao expressar suas previsões, escolha palavras e frases que não soem críticas, julgadoras ou invasivas. Evite parecer que está tentando controlar ou adivinhar os pensamentos dos outros. Comunique-se de forma clara e aberta: Se você realmente deseja expressar suas observações sobre o comportamento dos outros, faça-o de maneira respeitosa e aberta ao diálogo. Lembre-se de que a comunicação eficaz envolve respeitar os sentimentos e as perspectivas dos outros. Se suas previsões frequentes estão causando desconforto ou conflito em seus relacionamentos, pode ser útil buscar orientação de um psicólogo para aprender estratégias de comunicação mais eficazes e trabalhar em suas habilidades interpessoais.
Parece que você quer sempre o controle de tudo que acontece ao seu redor? As questões de autoconhecimento podem te auxiliar a entender melhor quem você é e porque dessa atitude. Podemos nos aprofundar e entender o porque com psicoterapia. Se precisar de algum auxilio pode me chamar! Abraço!
Oi, como é que você se sente? Inadequado no convívio social, familiar?
Não é porque nós pensamos que "tal fato vai acontecer" , principalmente se forem situações negativas ou constrangedoras, que acontecerão (chamamos de pensamentos intrusivos).
É interessante observar se estaria invadindo a privacidade do "outro" e o que lhe leva a isto....ansiedade, impulsividade?
Sugiro que busque ajuda para entendimento e bem-estar.
Sabem a gente não consegue ficar feliz enquanto a gente não se sente reconhecida e pertencente a um grupo. somos seres sociais. Acredito que está na hora de voc~e buscar autoconhecimento, e isso te dará mais do que respostas de clssificações de normalidade ou não, te dará poder de escolher, de se posionar, de ser amado e amar. Bora fazer terapia? te espero!
Olá! A comunicação ou, melhor ainda, a forma de dialogar e dizer o que pensamos é muito importante. No entanto, respeitar o outro é um dever de cada um de nós e ao falar para esse outro o que pensamos ou achamos deve-se entender se aquilo será agregador ou construtor para a pessoa. Devemos entender qual o nosso objetivo com essa informação. Reflita o que te leva a fazer isso? Qual é o seu objetivo? E se isso está te incomodando ou incomodando aos outros, busque uma ajuda. Estou aqui à disposição.
Olá! Bom dia!
Não se trata de ser ou não normal, mas sim, se esse comportamento está lhe incomodando. Sendo assim se torna importante ser melhor entendido para encontrar uma maneira de modificá-lo que possa ser mais confortável, porém esse comportamento pode ser resultado do que você está sentindo e para entender tudo isso, uma psicoterapia seria o melhor caminho. Fico à disposição.
Olá! Algo importante a se perguntar é se o fato de estar reagindo desta forma tem lhe causado algum prejuízo. De modo geral neste comportamento parece haver um funcionamento ansioso, mas o caminho mais seguro que pode te ajudar a alcançar uma compreensão real sobre se é "normal" ou não é a psicoterapia. Assim se torna possível entender melhor o seu próprio modo de lidar com as suas situações e com a comunicação nas suas relações.

Espero ter ajudado. Estou à disposição!
Nesse momento que você utiliza frases como essa acima demonstra que você não está falando o que sente nos momentos necessários, sobre as coisas que te incomodam, sobre as suas necessidades, sobre os seus limites dentro de qualquer relação. É importante aprender a se comunicar de forma assertiva(saudável). Quando deixamos de falar o que sentimentos em muitos momentos, acabamos tendo uma comunicação passiva (guardar sentimentos, não falar o que é importante, tolerar situações) e em algum momento a comunicação agressiva é ativada (comunicação violenta, falar sem filtrar, guardar tantas coisas e acabar explodindo em situações simples). Existe também a comunicação passivo-agressiva que são formas de se comunicar que as vezes podem passar despercebidas como falar sobre o que sente de forma irônica, através de piadas, indiretas...Aprender a se comunicar é importante para você se sentir bem com você e ter boas relações com os outros! Marque a sua sessão comigo, eu te ajudo a se desenvolver!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 150
Olá. Olha baseado no seu relato me parece que você é uma pessoa muito intuitiva e que presta muita atenção ao seu redor, e a padrões de comportamento de outras pessoas. Por este motivo você pode conseguir prever muitos comportamentos e até mesmo fala de outras pessoas. Em um primeiro momento não tem nada de errado com isso, porém, socialmente isso pode causar estranheza e até mesmo raiva por parte de outras pessoas. Caso esse seja o seu caso eu recomendo que você faça uma avaliação psicológica, e que também você possa conversar com seus colegas e familiares sobre o assunto. Espero ter ajudado!
Se vc estiver buscando uma mudança nesse padrão comportamental vc já começou esse processo pelo fato de ter percebido o mesmo. Mantenha-se atento às situações em que vc manifesta esse tipo de fala, observe quais são os gatilhos (antecedentes) que disparam esse tipo de resposta em vc. Então reflita que tipo de resposta vc gostaria de emitir que não sejam essas? Gradativamente tente substituir essa resposta. Não seja crítico com vc quando não perceber ou não puder emitir a resposta atualizada e se perceber agindo dentro dos antigos padrões. Apenas atente-se qual foi a dificuldade, as circunstâncias e o contexto, então continue se preparando para adequar suas manifestações a cada oportunidade. Intencione conscientemente seu comportamento e sua presença.
Mais importante saber se é certo ou não, é olhar para isso que está te incomodando. De que maneira isso afeta seus relacionamentos ou a si mesma. A terapia proporciona um caminho de autoconhecimento que te ajuda a ter clareza sobre seus pensamentos e sentimentos. Espero ter ajudado!
Olá! Tudo bem? Pode ser que você tenha a necessidade de ser validada pelo outro na sua maneira de pensar ou raciocinar a lógica dos acontecimentos. Entretanto, nos cabe perguntar: como esse outro recebe suas falas? Prejudica suas relações? Essas relações são importantes para você?
O normal e o anormal é uma regra muito superficial para a dimensão complexa de todos nossos comportamentos e interações. Caso queira compreender profundamente porque se relaciona dessa maneira, estou aqui para te ajudar! <3
Olá! è importante você entender isso está incomodando ou atrapalhando seu convício social. Se você não consegue controlar tais situações. Se a resposta for positiva, daí talvez seja importante buscar ajuda.
A psicoterapia é um processo, e cada pessoa tem seu tempo para dissolver os medos e traumas que a marcaram.
Aviso que esta informação não é um diagnóstico.
Para você que fez a pergunta ou está lendo, fico a disposição para conversarmos mais sobre isso.
Olá!
Quando você coloca "É normal", diz respeito a algum julgamento ou é algo que te incomoda? Se te incomoda.
Qual é o antecedente desse comportamento? (O que foi dito ou feito para que falasse isso). Depois de entender o antecedente, pense em outras possibilidades de comportamentos. Se facilitar, escreva em um papel alternativas que você possa adotar diante a essas situações e tente colocar em prática.
Olá tudo bem? Espero que sim.
Parece que você tem o hábito de antecipar as ações ou comportamentos das pessoas ao seu redor e expressar isso verbalmente. Isso pode ser uma forma natural de tentar entender e prever o mundo ao seu redor, mas pode ser percebido como invasivo ou desconfortável para algumas pessoas.
Tente se comunicar de forma assertiva. Se você sentir que precisa expressar suas previsões, faça isso de uma maneira respeitosa e assertiva, sem parecer crítico ou arrogante. Por exemplo, em vez de dizer "Sabia que você iria fazer isso", você pode dizer "Parece que você está pensando em fazer isso, estou certo?".
A comunicação eficaz envolve encontrar um equilíbrio entre expressar seus próprios pensamentos e sentimentos e respeitar os limites e perspectivas dos outros.
Espero te ajudado
Abraços!

Olá! Acredito que se está se questionando se "é normal" ou não, é porque te traz algum tipo de desconforto, certo? A relação da ansiedade com essas falas que você apresentou, dizem sobre ideias/pensamentos que você desenvolveu ao longo da vida junto ao medo e preocupação de que se repitam. Sua experiências fizeram você acreditar que as coisas vão ocorrer de acordo com o que você está "prevendo" (quando na verdade podem se assemelhar de alguma maneira a situações já vividas). Se esses pensamentos são muito recorrentes e a preocupação vem se tornando cada vez mais frequente, procure uma psicóloga para te ajudar!
Olá! No momento, é necessário que procure ajuda de um profissional da saúde mental para que ele possa trabalhar seu autoconhecimento e consequentemente você vai entender os questionamentos explanados.
É comum antecipar o comportamento das pessoas, mas quando isso se torna constante, pode afetar suas relações. Pratique a comunicação consciente, esteja presente no momento e ouça mais. Se for difícil controlar isso, considerar a ajuda de um profissional de saúde mental pode ser útil.
Se você sente que essa forma de se comunicar está incomodando você ou as outras pessoas para quem faz as perguntas, é importante entender suas emoções e comportamentos e talvez trabalhar formas mais assertivas de se comunicar. A psicoterapia pode te ajudar.
Esse comportamento pode ser uma forma de tentar controlar ou prever situações. A TCC pode ajudar a entender e modificar esse padrão de pensamento, trabalhando em técnicas para tolerar a incerteza e diminuir a necessidade de prever ou controlar as ações dos outros. Agendar uma consulta pode ser útil para explorar essas questões em maior profundidade e encontrar estratégias para compreender e lidar com esse comportamento.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 270