É normal depois de um ano que tive minha filha eu ter insônia , sempre dormir muito bem nunca tive

8 respostas
É normal depois de um ano que tive minha filha eu ter insônia , sempre dormir muito bem nunca tive esses problemas , tive outros dois partos e nunca tive problemas com sono , mais agora depois de ter o terceiro parto fiquei com esses problemas , oq fazer ?
Insônia pode surgir em qualquer momento de nossa vida. Se é algo que te incomoda busque avaliação com um médico do sono (normalmente neurologista e psiquiatra) para avaliação.
Deve-se determinar
1 se é insônia ou outro tipo de transtorno do sono,
2 qual o tipo de insônia,
3 a partir do diagnóstico qual o melhor tratamento, que pode envolver terapia comportamental para insônia, medidas de higiene do sono e medicamentos.

Olá! A questão de você estar vivendo insônia um ano após a terceira gravidez pode se dar por diferentes razões.

Se observarmos as questões psicológicas envolvidas a terceira criança pode ter elevado sua necessidade pessoal em manter o estado de alerta dada a própria necessidade de cuidar das crianças em sua casa. Você pode estar sobrecarregada é isso influi em muito no sono.

Além disso, a própria relação de como será o futuro daí em diante. Embora seja incrível ter filhos, existem pessoas que veem isso como um limitante quadro aos projetos pessoais.

A alteração da produção hormonal do corpo, assim como transtornos psicológicos também podem levar a problemas de sono.

De todo modo, vale a pena investigar o que está acontecendo contigo. Converse com seu ginecologista, com o pediatra, além de outras mães.

Conversar com um psicólogo também poderá ajudá-la a avançar rumo a superação disso.

Caso tenha mais dúvidas, fico à sua disposição.
Não há em sua narrativa qualquer elemento que relacione diretamente sua ausência de sono com complicações vivenciadas em seu parto (pré ou pós). Aliás, essa associação (se foi autodefinida) entre insonia e o parto da sua filha traz mais elementos que dizem sobre a sua relação com sua filha, do que sobre as razões da sua insônia. Levando em consideração o seu incomodo e dificuldade em lidar com a questão sozinha, o ideal seria procurar um profissional para te ajudar a lidar com essa situação. A ausência de sono (assim como qualquer outra ausência significante) poderá trazer prejuízo para sua qualidade de vida e, por consequência, para qualidade de vida da sua filha.
Outra saída é fazer um acompanhamento com um psiquiatra para ter um retorno à qualidade de sono (e se não afetar seu leite, caso esteja amamentando ainda) e um acompanhamento psicológico, pois, mesmo que seja alguma ansiedade ou depressão menores se manifestando, sua existência agrava a insônia e consequentemente dificultará nos cuidados de seus filhos e principalmente de si mesma. É importante estar bem para ajudar os demais. E caso tenha mais dúvidas, estou à disposição.
Importante fazer uma avaliação médica primeiro no intuito de descartar algum problema orgânico que só um médico pode avaliar através de exames. Caso não seja diagnosticada nenhuma doença o psicólogo (a) auxilia no tratamento da insônia investigando os possíveis causadores do problema. O tratamento com psicólogo auxilia muito em diversos casos clínicos.
Olá!
Sua insônia pode estar relacionada a qualquer evento de sua vida:
+Estresse,
+ansiedade,
+depressão,
+mudanças significativas na vida (o que pode estar relacionado ao nascimento de sua filha...),
+maus hábitos de sono (atividades estimulantes antes de deitar-se; dormir em ambientes inapropriados..), +medicações ( podem interferir na qualidade do sono).
Um Neurologista, Ginecologista ( para verificar as alterações hormonais por conta de sua gravidez, pois tais alterações podem interferir muito, não somente na qualidade do sono, como na libido, auto-estima...), Psiquiatra podem ajudar você a compreender as causas fisiológicas de seu sintoma.
+Sugestão: Atividades físicas são importantes para regulação do nosso organismo de um modo geral.
E a Psicoterapia, pois além de tratar do sintoma - Insônia- precisamos trabalhar a origem do mesmo!

Boa sorte!
Olá! Cada gestação passa por desejos e situações de vida diferentes uma da outra, por consequência após o nascimento a mãe também terá reações específicas daquele momento. Indico você procurar um psicólogo pois ele poderá te ajudar a compreender essas diferenças e como cada gestação impactou no seu emocional e como essa situação atual está implicando reações físicas e/ou emocionais na sua rotina diária.
Olá, gostaria primeiramente ressaltar que o sono é fundamental para termos uma boa qualidade de vida. Sugiro que assim que possível faça uma terapia para que saiba qual ou quais as causas desta insonia que acaba por trazer um certo nível de ansiedade por não saber o porquê disso. Acredito que com este suporte vai se sentir bem melhor e provavelmente ocorra uma melhora deste sintoma.