É normal criança falar que quer ser adulto? 3 anos

19 respostas
É normal criança falar que quer ser adulto? 3 anos
Nessa idade a criança não tem recursos emocionais desenvolvidos para lidar com as situações do cotidiano, seu ego (núcleo da personalidade) está em desenvolvimento. O desejo de ser adulto é comum assim como o desejo mais tarde de voltar a ser criança. Veja como está a relação dela com os pais, procure fortalecer as relações e incentive as descobertas e explorações da criança no ambiente, a sua independência. Com esse recorte fica difícil explorar mais, teríamos que ver o contexto em que ela fala isso, pode ser até algo que a criança escuta e fica repetindo. Veja o que está incomodando a criança para que ela verbalize essa fantasia de crescer; algumas crianças tem intolerância a frustração e dificuldade em seguir regras, porém educar faz parte do crescimento. Conversar com a criança e explicando a necessidade de obedecer pode ser uma opção. E também dizer que adultos tem suas obrigações. Enfim, a questão de ser "normal" é para pensar se é algo que excede, constante, que causa prejuízos significativos para a criança e familia. Se achar necessário, pode procurar psicologos que atendem essa faixa etária. Espero ter ajudado. Abraço

Olá! A criança nesta faixa etária manifesta bastante o imaginário e o faz de conta que podem levar a este desejo de ser igual à mãe, querer se vestir igual e ser adulto. É preciso observar em que momentos ela verbaliza este desejo, se é uma criança que convive apenas com adultos, enfim os fatores envolvidos na fala. Perguntar para ela por que quer adulta e explicar as diferenças também é um caminho. Se achar necessário busque ajuda de um profissional para avaliar e orientá-la. Sou psicóloga infantil e fico à disposição para contribuir. Abraço
Nesta fase a criança é bastante sensível aos sentimentos dos que a rodeiam. Nesta faixa etária, as crianças já estão mais familiarizadas com as palavras. A criança pode estar verbalizando uma fantasia,imaginária, que é comum nessa idade, não necessariamente é o desejo real dela. Caso ache necessário busque ajuda de um profissional para avaliar e orientá-la.
Olá. Tudo bem? Nessa faixa etária a criança é muito imaginativa, pouco realista. Normalmente se espelham em uma pessoa adulta (como o pai ou a mãe, por exemplo). Podemos perguntar para está criança o porquê de ela querer ser adulta. E dependendo da resposta vamos conduzindo a conversa com a criança para que ela compreenda o que é ser criança e o que é ser adulto.
Olá, sim é natural. As crianças nesta idade convivem muito com os adultos, pai, mãe, educadores, cuidadores e outros. Então é comum elas desejarem ser como estas pessoas. Agora observe como vc está lidando com isto! Esta sendo uma dificuldade para vc conviver com estas questões da criança? Precisa de algum recurso que não está vendo para saber contornar a situação? Reflita se não convém fazer a sua psicoterapia… qualquer coisa estou à disposição! Abs
Sim, e é preciso atentar para o contexto que ela disse. Que momento era esse? Com quem estava interagindo antes da pergunta para entender o que ela esta querendo dizer.
Nessa fase a criança é o espelho da família, em alguns casos ela deseja poder ser escutada, pode ser que esteja se sentindo separada dos adultos, também precisamos observar o momento que isso foi falado, é muito importante a observação
Ola! Crianças geralmente são o efeito do ambiente familiar a qual esta inserida. Busque conhecer o que é falado onde essa crianca esta e verá que na verdade, ela apenas reproduz o que escuta.
Olá ! Até os 7 anos a criança é uma esponjinha emocional dos ambientes onde ela convive com outras pessoas: família, escola... Importante observar quais experiências ela vem tendo nesses ambientes. São ambientes onde ser criança é bastante prazeroso, ou na verdade é um problema pra ela ser ainda criança? Que estímulos ela vem recebendo? Quais ansiedades ela vem absorvendo das pessoas mais próximas?... Importante a mãe dessa criança fazer terapia, para descobrir o que precisa ser ajustado na experiência de vida dessa criança. Espero ter ajudado. Estou à disposição.
Olá, espero que esteja bem.
Nesta idade é frequente "querer ser adulto", porém seria importante verificar em qual contexto a criança disse essa frase e se existe algum comportamento que esteja te preocupando.
Busque um profissional para trabalhar estas questões
Olá. Claro que sim. Mas é importante entender se isso foi dito em um contexto comum, ou se veio de uma situação atípica. Às vezes pode ter relação com a forma como os pais se comunicam, "você não pode fazer isso porque ainda é criança". Enfim, existem vários motivos, mas nada que seja um sinal de alerta (se for somente isto).
Sim, mas depende dos sentimentos que despertam este desejo. Por exemplo, uma criança poderia 'querer ser adulto' porque entende que o adulto faz coisas que ela não pode fazer porque não é crescida. Em outro contexto, poderia significar a compreensão de que o adulto pode fazer tudo o que quer sem considerar os limites reais da vida. Neste caso, uma orientação sobre limites da vida seria indicada. Considero importante investigar os possíveis sentimentos que estariam implícitos neste desejo, para orientar um desenvolvimento sadio.
Sim, é comum para as crianças de 3 anos desejarem ser adultos. Neste momento, as crianças estão aprendendo sobre o mundo e suas limitações, e podem sentir curiosidade sobre a vida adulta. Às vezes, eles podem ver os adultos como tendo mais autonomia e poder, o que pode tornar o desejo de ser adulto mais atraente. No entanto, é importante lembrar que o desenvolvimento é um processo natural e que cada criança passa por etapas diferentes a seu próprio ritmo. O importante é apoiá-lo e acompanhá-lo em sua jornada de crescimento e desenvolvimento.
Olá, como vai?

Sim, é comum crianças de 3 anos falarem que querem ser adultos. É importante entender com a criança o motivo dela querer ser adulto. O que significa para ela ser um adulto. Pode ser que perguntando sobre isso, você já consiga chegar a uma resposta que seja mais fácil de lidar. Caso não seja, é importante buscar ajuda profissional e entender onde que essa demanda da criança te toca.

Fico à disposição.
Sim, é normal para crianças de 3 anos expressarem o desejo de querer ser adultas. Nessa idade, as crianças estão começando a entender a ideia de que existem diferentes estágios da vida e que eles mesmos estão crescendo e mudando. Além disso, as crianças muitas vezes olham para os adultos como modelos a serem imitados e podem estar ansiosas para crescer e serem capazes de fazer as mesmas coisas que os adultos fazem. É importante lembrar, no entanto, que as crianças ainda precisam de cuidado e orientação dos adultos para se desenvolverem e se tornarem adultos saudáveis e felizes.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 250
Sim, é normal, principalmente porque esta criança tem uma reatividade muito grande ao ambiente em que ela vive. Mas, é importante identificar qual é o contexto desta criança e o suporte emocional e afetivo que ela recebe, para as suas necessidades dentro da sua faixa etária. Nesta etapa, sua mãe tende a ser a figura de segurança mais importante para ela. Unindo esta realidade com o mundo de fantasia, pode ocorrer o desejo de ser como a mãe ou de tentar trazer a atenção, da sua rede de apoio, para si, por necessidade emocional. Novamente ressalvo, tudo são conjecturas, cada criança é uma e temos de olhá-las individualmente, junto ao seu contexto familiar e afetivo.
Sim, é natural uma criança desejar ser um adulto, especialmente se convive com bastantes adultos no seu dia a dia. Pode ser por curiosidade, admiração e uma série de outros motivos.
As crianças crescem identificando-se com as figuras parentais. Dizer que quer ser adulto muito provavelmente carrega o desejo de ser como os pais, figuras essas que para a criança são fonte de admiração.
Olá mamãe,
Nesta fase, a criança é muito imaginativa, o que é extremamente saudável para o seu desenvolvimento. As crianças começam a usar frequentemente os jogos de faz de conta e a se imaginar como adultos. Através dessas brincadeiras e da interação com o mundo ao seu redor, elas continuam a expandir suas capacidades cognitivas e a compreender melhor o ambiente em que vivem.