E normal após ter um infarto sentir alguns incomodos mêsmo após ter feito o cateterismo? E o médico

4 respostas
E normal após ter um infarto sentir alguns incomodos mêsmo após ter feito o cateterismo? E o médico ter falado que está tudo bem sem nenhum veia intupida boa noite
Olá, existem algumas informações vagas . Foi realizado apenas o cateterismo(que é o exame diagnóstico) ou a angioplastia concomitante( desobstrução de uma coronária)? E depende do tipo de desconforto residual: dor torácica(características)?É necessário falar com seu cardiologista.

Olá! O infarto do miocárdio, na maioria dos casos, decorre de ruptura de placa de gordura nas artérias do coração. Em uma porcentagem menor dos casos nos deparamos com pacientes que tiveram infarto, porém durante investigação apresentam coronárias normais (sem entupimentos). A essa condição damos o nome de Infarto com Coronárias normais (MINOCA). Faz-se necessário, nessas situações, avaliação clínica e complementação diagnóstica para investigar outras possíveis causas para o infarto.
Existem casos de infarto onde no cateterismo, não se encontra doença obstrutiva significativa. Nesses casos, há necessidade de usar medicação antiplaquetária, estatina, controle rigoroso de hipertensão, da diabetes e peso. Abolir uso de medicação que favoreça trombose, como é o caso de anticoncepcional, anti-inflamatórios e etc.
Seguimento clínico rigoroso deve ser feito.
Há pontos a serem esclarecidos e talvez seja necesário exames e avaliação adicional. Pode haver um problema de microcirculação, pode ter ocorrido repeerfusão espontanea, pode haver área de infarto na musculatura cardíaca e existir patencia arterial, pode inclusive nunca ter infartado de fato e a causa ter sido outra. Aconselho a procurar um cardiologista para esclarecer melhor tudo isso.