É normal ao passar dos anos uma pessoa ficar inibida ? Tipo uma pessoa que antes na adolescência era

16 respostas
É normal ao passar dos anos uma pessoa ficar inibida ? Tipo uma pessoa que antes na adolescência era super extrovertida com amigos agora com 23 ser inibida/ introvertida ?
Olá. É importante pensar em quais fatores levaram á essa inibição, como por exemplo: há quanto tempo foi percebida essa inibição? Em que momento da vida a pessoa está, houve alguma mudança brusca na vida, na rotina? Como estão as relações? Ocorreu alguma questão emocional que possa ter influenciado? A inibição para psicanálise surge como uma uma saída para nossas questões, diante disso é interessante que o indivíduo citado em seu texto busque ajuda de um psicólogo/analista para que seja avaliado o que pode estar influenciando nessa situação. Me coloco á disposição se houverem maiores dúvidas ou caso queira marcar um entrevista.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia

Olá! É comum que ao longo da vida nós mudemos nossa forma de estar no mundo. Talvez seja interessante pensar, para além de ser algo comum/normal, se é algo que incomoda ou atrapalha a pessoa. Caso seja algo que a pessoa entenda que precisa ser olhado, pode ser um caminho usar o espaço da psicoterapia pra refletir e cuidar da questão. Um abraço!
Olá, obrigada por enviar a sua dúvida :) acho legal pensarmos essa questão para além de ser normal ou não, mas como isso te afeta e qual a visão que tu tens sobre isso. A psicoterapia pode te auxiliar a encontrar as respostas e mudar algo caso esteja te incomodando. Te convido a visitar meu perfil aqui na doctoralia e se você se sentir confortável agendar uma consulta para podermos conversar e analisarmos com cuidado e paciência o que pode estar ocorrendo.
Olá! É normal/natural as pessoas mudarem as suas formas de se comportar, de pensar no decorrer da vida e às vezes se tornarem mais fechadas. Seria importante investigar se algo significativo ocorreu durante este período trazendo mudanças na sua forma de se relacionar. Caso esteja te afetando oriento a buscar ajuda de um profissional de psicologia. Fico à disposição para conversarmos.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 180
Durante a vida, conforme amadurecemos e passamos a lidar com maiores desafios, é comum que possamos vir a mudar alguns aspectos de como existimos e manifestamos nossa existência no mundo, porém toda mudança pode gerar prejuízos e é importante manter um olhar atento à isso, a como seu emocional vem lidando e sendo afetado com cada mudança ao longo da vida. Para isso é interessante que busque pelo apoio da psicoterapia, a fim de ajudar nos processos de autoanálise e busca por um equilíbrio saudável. Fico à disposição e desejo que fique bem!
Oi, como você está? É muito comum que ao longo da vida experienciemos mudanças significativas na nossa forma de nos relacionarmos com o mundo. Com sorte, passamos por diversas mudanças ao longo do processo de desenvolvimento. Agora, se essa mudança está incomodando, causando sofrimento, ou difere de forma muito significativa do modo como a pessoa já foi, vale a pena buscar ajuda. Um processo psicoterapêutico pode auxiliar na compreensão dessas mudanças e entender como elas afetam a pessoa atualmente. Quando passamos por perdas, rupturas, processos significativos de sofrimento, mudanças, é comum o sentimento de "perdi uma parte minha", não sei se é esse o caso. Espero ter ajudado, me coloco à disposição, caso queira conhecer mais do meu trabalho @naosouobrigada.psi
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 200
Olá Boa Noite, olha é necessário entender a fase que isso iniciou, porque pode está relacionada a algum acontecimento que te trouxe possivelmente algum trauma ou insegurança, talvez até inconscientemente esse acontecimento tenha te causado essa mudança de comportamento significativa, e isso pode ta dificultando seu convívio e espontaneidade no dia a dia. Através da psicoterapia personalizada é possível identificar essa questão e então tratar, te ajudando no resgate de sua autoestima. Estou aqui caso queira saber mais, ou marcar uma sessão.
Olá. É comum com o tempo ir alterando e mudando a personalidade ou a forma de agir diante do outro. A partir de eventos vividos anteriormente, o sujeito vai se transformando ao longo da vida. Mas, a partir da análise é possível compreender o que causa essa mudança, se é uma mudança benéfica, se te causa incomodo e trabalhar uma nova forma de lidar com isso. Compreender quando isso começou, o que influenciou para desenvolver esses sintomas e como e o que pode ser feito a partir de agora. Espero ter ajudado. Estou à disposição. ;)
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 180
Olá, é super possível sim! Foi uma ótima pergunta. Na Psicologia comportamental, por exemplo, entendemos que a personalidade não é estática, está sempre se modificando com as mudanças da vida, dessa forma, pode acontecer de mudanças comportamentais como a descrita acima acontecer. Pode ser interessante pensar quais fatores tem contribuído para as mudanças, o que antes existia no dia a dia que hoje já não existe mais, ou o contrário, o que antes não existia que hoje existe. Fico a disposição para mais dúvidas :)
Olá, boa tarde. É importante pensar como essa inibição começou, se é algo que te incomoda. Depois da pandemia muito coisa mudou e isso é consequência direta do isolamento social, as formas de se relacionar mudaram e isso deve ter de afetado de alguma forma também. Por isso, se essa mudança te convoca de alguma forma, não deixe de procurar uma psicóloga. Qualquer coisa estou à disposição, @psimariajube.
É natural que a gente mude ao longo dos anos, mas não podemos naturalizar mudanças tão grandes sem entender como foi o processo para a transformação e se isso causa sofrimento e estranhamento para a pessoa. O padrão de normalidade é algo muito arbitrário e requer ser avaliado individualmente para não deixarmos de lado outros fatores!
Provavelmente muitas coisas mudaram em sua vida durante esses anos de transição da adolescência para a vida adulta, entre elas, o seu grupo de amigos. Existem muitos fatores que irão influenciar a expressão desses aspectos, entre eles o que acontece quando você se comporta de determinadas formas na frente dos seus amigos. Você percebe alguma mudança em como você se sentia com seus amigos na adolescência e como se sente hoje? Além desse aspecto que você cita, mais alguma coisa mudou em você durante todos esses anos? São muitas variáveis que podem ser investigadas. Abraços.
É normal as pessoas mudarem seus comportamentos ao longo da vida. Mas é importante entender quais fatores fizeram com que você mudasse. Para isso a Psicoterapia vai ajudar. Estou a disposição para te atender.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 130
Olá. Você trouxe uma pergunta que me faz refletir sobre o que você que dizer com normalidade?
A vida é uma constante mudança, porém existem mudanças que fazem parte de escolhas, outras não.
O que te fez ter essa auto percepção? Essa mudança te incomoda?
Ao responder essas perguntas você pode compreender que: onde há incomodo, dor e sofrimento poder haver uma ferida aberta.
E se esse for o caso busque ajuda. Te convido a conhecer meu perfil. Estou a disposição para te ajudar.
O sistema tem a tendência de nos reprimir e nos inibir através de táticas psicológicas muito bem elaboradas e muito perversas.. a boa notícia é que existem psicólogos cientes dessas armadilhas. Te convido a fazer uma consulta online comigo :)
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 250
Olá, boa noite. Corroborando com o que alguns colegas colocaram aqui, é normal que alguns aspectos da sua personalidade possam se modificar ao longo dos anos, no entanto, seria interessante investigar mais a fundo as razões dessas mudanças e desde quando você as percebe. Outro ponto importante a ser avaliado é se vc percebe essa diferença apenas nas relações com amigos ou se isso acontece com todas as pessoas sem distinções.
Desde já me coloco disponível para dúvidas e atendimento. Att,
Taciana.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!