É normal adolescentes terem crises de desrealização durante vários meses?

5 respostas
É normal adolescentes terem crises de desrealização durante vários meses?
De maneira nenhuma. Primeiramente ha necessidade de esclarecer o que voce chama de desrealizacao. O quadro pode estar relacionado a doencas psicoticas ou transtornos de ansiedade. Recomendo que o adolescente seja levado para avaliacao medica. Quando mais tempo o paciente sentir este quadro, pior sera o prognostico e evolucao do quadro, principalmente para doencas psicoticas.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O termo desrealização e ou despersonalização abrangem um espectro grande de fenômenos subjetivos de dificílima descrição. Por isso, não devemos basear nossa conduta e preocupação apenas neste fenômeno. Famosos psicopatologistas (que estudam os termos que usamos para descrever fenômenos mentais) associam tais situações desde às pessoas sãs mentalmente até as doenças mentais mais graves. Porém, vale a pena dizer que, no caso de ser sinal de doença grave, nunca é sinal isolado, havendo absoluta necessidade da coexistência de outros sintomas, muito mais graves e evidentes do que esse. Por esta questão, em geral, os pacientes que se queixam deste sintoma como problema central ou único, frequentemente estão sofrendo de transtornos ansiosos pois a ansiedade, em sendo a doença da “dúvida”, da “incerteza”, focaliza o Mental na preocupação exacerbada de eventos de menor importância, quando isolados, como no caso da desrealização. Minha sugestão é: com tranquilidade, procure um psiquiatra!
Se entendermos o período da adolescência como um período da vida onde o jovem vive um turbilhão de enigmas sobre a sua existência, então , poderemos
entender também a eminente necessidade dele fazer novos arranjos e ajustes subjetivos para enfrentar este período de crise. Sendo assim, algumas saídas são construídas como respostas diante do desespero deste encontro com a realidade, onde o corpo e a linguagem se conflitam. Portanto, a desrealização poderia ser apenas uma tentativa comum do adolescente se defender da angustia causada por enfrentar a realidade, porém, quando o relato vem acompanhado da certeza de que a realidade está plenamente alterada exigirá uma atenção mais especifica e cuidadosa por parte da família e dos profissionais envolvidos. Lembrando sempre, de considerar a maneira particular que os adolescentes expressam seus conflitos psíquicos.
Primeiro é preciso entender o que se está chamando de desrealização. A princípio é preciso esclarecer que a dinâmica subjetiva está constantemente sujeita a flutuações dadas as contingências da vida, que exigem plasticidade e resiliência. Estas flutuações são mais sensíveis na adolescência, período de grandes reformulações subjetivas, por se tratar de um período limítrofe e de experimentação. No entanto qualquer mudança deve ser atentamente acompanhada e se houve uma desconexão identitária por um grande período de tempo um especialista da área psi deve ser contactado.
Primeiro seria importante entender o que é essa "desrealização" e como tem se manifestado!

O rompimento com a realidade sempre precisa ser investigado por um profissional adequado (psicologo e/ou psiquiatra); seja um caso isolado, ou surtos frequentes, este tipo de manifestação pode ser vinculado a psicopatologias que precisam ser acompanhadas e tratadas.

Especialistas

Patricia Barradas Batista

Patricia Barradas Batista

Médico clínico geral

Nova Iguaçu

Lara Balera Ferreira Pinto

Lara Balera Ferreira Pinto

Psicanalista

Londrina

Diogo Santana

Diogo Santana

Psiquiatra

Imperatriz

Beatriz Carvalho

Beatriz Carvalho

Psiquiatra

Porto Alegre

Zelia Carmo

Zelia Carmo

Psicanalista

Rio de Janeiro

Michelle Zaíra Menezes

Michelle Zaíra Menezes

Psiquiatra

Belo Horizonte

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 89 perguntas sobre Transtornos Psicóticos
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.