É normal a pessoa perder medo usando Escitalopram? Ex: (medo de altura, hoje não mas)

16 respostas
É normal a pessoa perder medo usando Escitalopram?
Ex: (medo de altura, hoje não mas)
Sobre sua pergunta, seria necessário entender os demais contextos de vida da pessoa. Dado que cada paciente poderá ter uma resposta a um medicamento, deve-se levar em conta algumas variáveis para responder com mais propriedade sua pergunta. Por exemplo: Tempo de uso; tipo de fobia/medo tratado; dosagem; se a pessoa faz psicoterapia focada em exposição com prevenção de resposta de fuga; se ela tem um transtorno de ansiedade ou não. Diante do exposto, considero que apenas o uso do Escitalopram não pode ser apontado como único determinante para o paciente perder seus medos.

Espero ter auxiliado em sua dúvida. :)

Olá, os medos estão relacionados à vários aspectos que precisam ser investigados. O medicamento pode diminuir sintomas de ansiedade que poderão contribuir com a diminuição do medo, mas não a sua cura. É preciso entender as causas, intensidade e isso apenas em um processo psicoterapêutico será possível. Caso eles estejam te incapacitando entendo ser momento de buscar uma avaliação psicológica. Sou especialista em saúde mental e fico à disposição.
Concordo plenamente com minhas amigas. Remédio trata os sintomas, precisamos descobrir a origem do problema. Geralmente a psicoterapia faz este trabalho. Investigar e proporcionar a melhora.
Olá! Os medicamentos são muito importantes no que diz respeito aos sintomas, que podem reduzir com o uso de determinados psicofármacos. Porém, não adianta só acabar com os sintomas, mas entender o que está por trás deles. Só assim o paciente pode uma verdadeira melhora em qualidade de vida. Um abraço!
Olá! Sim, é normal. Pois ele trata a ansiedade, além de sintomas depressivos; consequentemente a sensação de medo diminui. Atualmente acompanho alguns pacientes que fazem uso desta medicação prescrita por seus médicos que me descrevem bons resultados. É válido mencionar que terapias combinadas (psicoterapia e acompanhamento psiquiátrico) tendem a oferecer resultados mais duradouros e efetivos.
Olá! O medicamento apenas reduzem/aliviam os sintomas, não atuam nas causas dos medos. Por isso, no tratamento há necessidade de conciliar o medicamento com a psicoterapia. Deste modo, a pessoa irá conseguir vencer/superar o medo. Procure um psicólogo.
Olá! Medicamentos reduzem sintomas, será preciso entender melhor suas palavras. Agende uma consulta com um Psicólogo.
Olá! Como algumas colegas já explicaram, o medo é uma emoção humana e comum. Inclusive, costuma aparecer em momentos importantes para a nossa autopreservação, como quando estamos andando por uma rua escura em um bairro desconhecido. Nesse contexto, o medo tende a se manifestar através de comportamentos de cuidado e alerta, ficamos mais atentos ao espaço, chamamos um uber ou procuramos uma rua mais iluminada e movimentada. O medo pode se tornar disfuncional dependendo da frequência, das situações e da intensidade que se manifesta. Essa emoção pode ser ampliada em diferentes contextos ou por causas diversas. Por exemplo, uma pessoa que tem medo de altura pode ter essa emoção ampliada ao se aproximar de uma janela de um prédio muito alto. Ela então começa a sentir o coração acelerado, a sensação de angústia e falta de ar. Nesse caso, os sintomas surgem quando a pessoa se aproxima da causa do seu medo: a altura. O Escitalopram é um medicamento antidepressivo e não costuma retirar o medo por si só, mas pode causar efeitos diferentes em cada organismo, inclusive alteração na percepção das emoções. Recomendo que você busque mais informações sobre essa questão com o médico psiquiatra e com o psicólogo (a) que faz seu acompanhamento. Espero ter auxiliado na sua dúvida.
Olá, como já foi mencionado pelos colegas, a medicação alivia a angustia gerada e minimiza alguns temores. Para entender e trabalhar os sintomas é necessário a associação de medicação e de psicoterapia. No teu caso é muito importante tratar as causas do medo/pânico.
Estou a disposição.
Olá! Sim, é super comum. Isso ocorre porque a medicação trata os sintomas de ansiedade e depressão, consequentemente levando à redução do medo. É importante mencionar que psicoterapia e acompanhamento psiquiátrico combinados, tendem a proporcionar resultados mais duradouros e eficazes.
Por se tratar de um medicamento para a ansiedade esse efeito é possível sim, mas não diria que é o único fator.
O medo é um sentimento resultado de vários fatores (exceto os medos primordiais de auto preservação. Estes podem ser mais "simples").
Por isso que concomitante ao tratamento medicamentoso recomendamos psicoterapia. O remédio funciona apenas na medida dos sintomas. Estou disponível para tirar alguma dúvida sobre.
Olá! Escitalopram é um medicamento antidepressivo, da classe dos inibidores seletivos da recaptação da serotonina, usado para a depressão e outros transtornos de ansiedade. Se está experimentando essas mudanças significativas, ótimo, pois a sua ansiedade estava gerando ou potencializando seus medos. Caso seja apenas uma esperança de melhorar as fobias como uso da medicação, dificilmente isso ocorrerá, é necessário terapia para verificar as origens desses medos e, em conjunto com os benefícios químicos que a medicação produz, ser capaz de libertar desse sofrimento. Sempre à disposição.
Boa tarde, a medicação pode modificar os sintomas sim, mas seria importante olhar pra o medo desde uma outra ótica para poder entende-lo e trabalhar sobre o desconforto ao mal estar que possa vir a provocar em você.
Todos nos nascemos com inclinação biológica para algumas emoções, as emoções primarias, onde podemos encontrar o medo. O medo pode ser até protetivo, por isso não podemos simplesmente julga-lo como ruim. Precisamos aprofundar mais, por exemplo entender em que situações se apresenta, esta me protegendo de alguma ameaça real, etc.
Boa tarde! Claro, é perfeitamente normal que o uso de Escitalopram, ou qualquer outro medicamento prescrito para ansiedade ou depressão, possa ajudar uma pessoa a reduzir seus medos e ansiedades. O Escitalopram é um antidepressivo da classe dos inibidores seletivos da recaptação de serotonina (ISRS), que é frequentemente prescrito para tratar uma variedade de transtornos de ansiedade, além da depressão.
É importante lembrar que cada pessoa responde de maneira única a medicamentos e terapias. Alguns podem notar uma diminuição nos sintomas de ansiedade, incluindo medos específicos, enquanto outros podem não experimentar uma mudança tão significativa. Além disso, o tratamento com Escitalopram geralmente é parte de uma abordagem mais ampla que pode incluir terapia psicológica, mudanças no estilo de vida e outras intervenções. Se você notou uma redução no seu medo de altura desde que começou a tomar Escitalopram, isso é uma boa notícia e sugere que o medicamento pode estar sendo útil para você.
Olá, O escitalopram é um antidepressivo da classe dos ISRS, frequentemente é prescrito para tratar depressão e transtornos de ansiedade. Ele atua aumentando os níveis de serotonina no cérebro, o que pode ajudar a melhorar o humor e aliviar os sintomas de ansiedade. O escitalopram é eficaz na redução dos sintomas de ansiedade. Isso pode incluir uma diminuição dos medos irracionais e das fobias. Portanto, é possível que alguém tomando escitalopram experimente uma redução no medo de situações específicas, como medo de altura, medo social ou outras fobias. Ao diminuir a ansiedade, o escitalopram pode aumentar a confiança da pessoa em enfrentar situações que antes eram evitadas devido ao medo. Isso pode levar a uma percepção de que os medos não são tão intensos ou debilitantes como eram antes. Cada pessoa responde de maneira diferente aos medicamentos. Enquanto uma pessoa pode experimentar uma diminuição acentuada em determinados medos, outra pode não notar mudanças significativas em seus medos específicos.

Se você notar uma diminuição significativa no medo de certas situações, é importante discutir isso com seu médico. Eles podem ajudar a avaliar se essa mudança é uma resposta ao medicamento e se é segura para você enfrentar essas situações.

Considere complementar o tratamento medicamentoso com terapia. A combinação de medicação e terapia é muitas vezes mais eficaz para tratar transtornos de ansiedade e fobias.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 120
É possível que o Escitalopram, um medicamento antidepressivo da classe dos inibidores seletivos da recaptação de serotonina (ISRS), possa influenciar a maneira como uma pessoa experiência o medo, incluindo o medo de altura. Medicamentos como o Escitalopram são frequentemente prescritos para tratar transtornos de ansiedade, além da depressão, e podem ajudar a reduzir a intensidade dos sintomas relacionados ao medo e à ansiedade.

No entanto, é importante notar que a resposta ao medicamento pode variar de pessoa para pessoa. Algumas pessoas podem experimentar uma diminuição significativa no medo e na ansiedade, enquanto outras podem ter uma resposta mais sutil ou menos perceptível. Além disso, o efeito do medicamento pode ser influenciado por outros fatores, como a dose prescrita, a duração do tratamento e as características individuais do paciente.

Se você está considerando o uso de Escitalopram ou já está usando e percebeu mudanças em relação ao seu medo de altura ou outros medos, é aconselhável discutir essas experiências com um profissional de saúde mental. Um psicólogo pode ajudar a avaliar como o medicamento está afetando você e trabalhar junto com você para explorar estratégias complementares, como a psicoterapia, para lidar com seus medos de maneira eficaz.

Estou disponível para uma sessão de psicoterapia online, onde podemos discutir mais sobre suas experiências com o medo e como podemos trabalhar juntos para melhorar sua qualidade de vida. Aguardo seu contato para agendarmos uma consulta.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 150