É normal a dor e o edema piorarem após uma infiltração????

8 respostas
É normal a dor e o edema piorarem após uma infiltração????
Dr. Rodrigo Grandelli
Fisioterapeuta, Terapeuta complementar
Niterói
Olá:
A infiltração deve ser seguida por um período de repouso articular por no mínimo 48h, para retardar a saída da medicação do local e aumentar o seu efeito. A infiltração por si só é traumática, e causa dor e inchaço. Nas primeiras 2h, enquanto o anestésico está fazendo efeito, você não vai sentir dor. Depois que o efeito do anestésico passar, a dor provavelmente vai ficar pior do que estava antes da infiltração. Por isso, provavelmente o seu médico vai indicar um analgésico ou anti-inflamatório nos primeiros dias para ajudar no alívio dessa dor. A aplicação de gelo no local também pode ajudar.


Abraços!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Sim, é normal sentir um pouco de dor e edema após uma infiltração. Esses sintomas são geralmente leves e duram apenas alguns dias. A infiltração é um procedimento que envolve a injeção de um medicamento diretamente na área afetada do corpo. O medicamento pode causar uma resposta inflamatória local, o que pode levar a dor e inchaço, como um processo normal e normalmente relacionado a melhora do seu quadro.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), após uma infiltração, é normal sentir algum desconforto e inchaço no local da injeção. No entanto, a SBOT recomenda que os pacientes informem ao seu médico se a dor ou o inchaço piorarem significativamente após o procedimento, ou seja, avaliar o custo beneficio do procedimento, o quanto gerava de incomodo antes e o quanto esta gerando após o procedimento.

Em alguns CASOS RAROS, a infiltração pode causar complicações, como infecção ou reação alérgica ao medicamento. Se você notar sintomas graves, como febre, vermelhidão, inchaço excessivo, dificuldade para respirar ou outros sintomas incomuns, é importante buscar atendimento médico imediatamente.
Dr. Renan Gambassi de Oliveira
Fisioterapeuta
Campinas
É possível, visto que é um procedimento mais invasivo. Conforme se movimentar os sintomas vão melhorando. Procure um especialista que consiga te dar o melhor plano de tratamento
Dra. Silvia Johnson
Fisioterapeuta
Porto Alegre
Como todos os colegas falaram que sim sua dor e edema podem piorar após uma infiltração e todos os motivos aqui citados são de fundamental importância. Mas ressalto que devemos sempre estar em contato com o profissional que realizou qualquer procedimento e assim poder te dar o respaldo para tal. Também acredito que o mais importante deves entender o motivo pelo qual a sua dor está acontecendo e sim tratar ela pois não somos apenas uma articulação mais um TODO e as vezes o problema no ombro pode estar "vindo" da coluna. Te oriento a procurar um fisio que possas fazer uma avaliação funcional e te ajudar a resolver este problema.
Dr. Marcos Otavio de Matos
Fisioterapeuta, Educador físico
Jundiaí
Imediatamente após (até 3-5 dias) sim, pode haver um rebota dos sintomas por conta da punção. Após esse prazo, vale a pena contatar o médico para descartar uma pioartrite/osteomielite e planejar a sequência do tratamento de acordo.
Dr. Thauã de Lima
Fisioterapeuta
Belém do Pará
É normal, sim, que a dor e o inchaço aumentem um pouco logo após a infiltração. Isso acontece porque a região pode ficar irritada pelo procedimento. Mas, geralmente, melhora em alguns dias. Se o desconforto persistir ou piorar muito, fale com seu médico.
 Cristiane Nascimento da Cunha
Fisioterapeuta, Osteopata
Rio de Janeiro
Não, talvez necessite buscar reavaliar se esta inflamação piorou ou ficou crônica.
Dr. André Luiz Da Silva Rabelo
Fisioterapeuta
São Paulo
Olá, como você está?

Após uma infiltração, é normal que algumas pessoas experimentem dor e edema, especialmente nas primeiras 24-48 horas. Isso pode ocorrer devido a uma resposta inflamatória local, que pode ser causada pelo medicamento (como o corticoide) ou pela própria agulha durante a aplicação. Esse aumento temporário da dor e do inchaço é conhecido como "flare-up" e costuma passar em poucos dias.

Entretanto, é importante observar a evolução dos sintomas. Se a dor ou o inchaço persistirem ou piorarem após alguns dias, é recomendável entrar em contato com o seu médico para avaliar a necessidade de ajustes no tratamento.

Estou à disposição para qualquer outra dúvida!

Especialistas

Cícero de Mello

Cícero de Mello

Fisioterapeuta

Imbituba

Dhayane Oliveira Gomes

Dhayane Oliveira Gomes

Fisioterapeuta

Uruaçu

Helenildo Alves

Helenildo Alves

Fisioterapeuta

Caruaru

Isabelle Cacau

Isabelle Cacau

Fisioterapeuta

São Bernardo do Campo

Adilson Moraes

Adilson Moraes

Fisioterapeuta

Curitiba

Erik Costa Oliveira

Erik Costa Oliveira

Fisioterapeuta

Eirunepé

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 125 perguntas sobre Dor no calcanhar e esporão de calcanhar
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.