É necessário fazer canal quando vamos trocar uma obturação de amálgama por outra de resina?

6 respostas
É necessário fazer canal quando vamos trocar uma obturação de amálgama por outra de resina?
Não necessariamente. O tratamento de canal só é necessário qdo a cavidade é profunda a ponto de atingir a câmara pular( entrada de acesso ao canal). Geralmente, causa dor espontânea ou sob estímulos mastigatórios ou choque de temperatura.

Depende!
Muitas vezes ao fazer essa troca precisamos inevitavelmente aprofundar o preparo da restauração. Muitas vezes a restauração já era profunda e ficou mais profunda com a troca.
São situações que precisam ser avaliadas e conversadas antes da troca ao meu ver pra paciente e dentista avaliarem se realmente vale a pena trocar e fazer isso da forma mais segura possível.

Espero ter ajudado!
Olá, tudo bem? A troca das restaurações de amálgama por resina, nem sempre precisará de um tratamento de canal, vai depender da profundidade desta restauração antiga e quanto está próxima do canal, pois se estiver muito próximo poderá ocorrer exposição da polpa e futuramente pôde-se ocorrer um tratamento de canal futuro, agora se for uma restauração rasa ou média a possibilidade do tratamento de canal é muito menor, por isso uma radiografia é importante pois terá um diagnóstico correto Se terá ou não a necessidade do tratamento de canal! Ficamos à disposição
Somente com exame radiográfico e clínico que é possível avaliar a necessidade de um tratamento de canal. Dependendo da extensão da restauração anterior é viável o tratamento de canal.

Espero ter ajudado!
Dra. Ariane C Miranda
Olá. Nem sempre ao.substituir uma restauração de amálgama por uma de resina é necessário tratar o canal. Vai depender da profundidade e extensão desta restauração, se está muito próximo ou não da polpa(canal)
Antes de qualquer tratamento , a melhor conduta é a radiografia , realizada na mesma consulta , desta forma somada ao exame clínico é que haverá a necessidade de tratamento endodôntico ( canal ) neste caso de troca de restauração. É importante também verificar se não haverá a necessidade de uma moldagem e cimentação de um futuro bloco estético , pois em alguns casos se a restauração em amálgama for muito ampla , uma restauração em resina feita de forma direta pode não ter uma durabilidade a longo prazo.