É necessário fazer canal quando vamos trocar uma obturação de amálgama por outra de resina?

6 respostas
É necessário fazer canal quando vamos trocar uma obturação de amálgama por outra de resina?
Não necessariamente. O tratamento de canal só é necessário qdo a cavidade é profunda a ponto de atingir a câmara pular( entrada de acesso ao canal). Geralmente, causa dor espontânea ou sob estímulos mastigatórios ou choque de temperatura.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Depende!
Muitas vezes ao fazer essa troca precisamos inevitavelmente aprofundar o preparo da restauração. Muitas vezes a restauração já era profunda e ficou mais profunda com a troca.
São situações que precisam ser avaliadas e conversadas antes da troca ao meu ver pra paciente e dentista avaliarem se realmente vale a pena trocar e fazer isso da forma mais segura possível.

Espero ter ajudado!
Olá, tudo bem? A troca das restaurações de amálgama por resina, nem sempre precisará de um tratamento de canal, vai depender da profundidade desta restauração antiga e quanto está próxima do canal, pois se estiver muito próximo poderá ocorrer exposição da polpa e futuramente pôde-se ocorrer um tratamento de canal futuro, agora se for uma restauração rasa ou média a possibilidade do tratamento de canal é muito menor, por isso uma radiografia é importante pois terá um diagnóstico correto Se terá ou não a necessidade do tratamento de canal! Ficamos à disposição
Somente com exame radiográfico e clínico que é possível avaliar a necessidade de um tratamento de canal. Dependendo da extensão da restauração anterior é viável o tratamento de canal.

Espero ter ajudado!
Dra. Ariane C Miranda
Olá. Nem sempre ao.substituir uma restauração de amálgama por uma de resina é necessário tratar o canal. Vai depender da profundidade e extensão desta restauração, se está muito próximo ou não da polpa(canal)
Antes de qualquer tratamento , a melhor conduta é a radiografia , realizada na mesma consulta , desta forma somada ao exame clínico é que haverá a necessidade de tratamento endodôntico ( canal ) neste caso de troca de restauração. É importante também verificar se não haverá a necessidade de uma moldagem e cimentação de um futuro bloco estético , pois em alguns casos se a restauração em amálgama for muito ampla , uma restauração em resina feita de forma direta pode não ter uma durabilidade a longo prazo.

Especialistas

Fábio Hiroito Asahi

Fábio Hiroito Asahi

Dentista

São Caetano do Sul

Agendar uma visita
Wendell Ribeiro Marchetti

Wendell Ribeiro Marchetti

Dentista

Santos

Gustavo Resende Almeida

Gustavo Resende Almeida

Dentista, Ortodontista

Contagem

Agendar uma visita
Nicole Melo

Nicole Melo

Dentista

São João del Rei

Agendar uma visita
Rafael Guerra

Rafael Guerra

Dentista

Rio de Janeiro

Agendar uma visita

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 501 perguntas sobre Tratamento de canal
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.