É mito ou verdade de que quem faz reposição hormonal no futuro tera cancer?

3 respostas
É mito ou verdade de que quem faz reposição hormonal no futuro tera cancer?
Olá. Grato por perguntar. A TRH, ou terapia da reposição hormonal, só terá lugar se 3 perguntas forem plenamente respondidas: 1-a paciente necessita da TRH? 2-a paciente deseja TRH? 3-como médico, eu posso fazer TRH nessa paciente? Caso se responda com um sim às 3 perguntas, pode-se começar a TRH sem o medo do câncer, e o resultado será maravilhoso. Caso contrário estaremos pisando em terreno pantanoso, e o risco de complicações não compensará o benefício. Tecnicamente, respondendo sua pergunta, é mito que a TRH feita hoje trará câncer no futuro. Porém, fazer TRH não é pra qualquer médico, e nem pra todas as mulheres. Apenas um punhado de +/-25% das mulheres podem fazer a TRH sem riscos. Houve época em que TRH havia virado moda, influenciado pela pesada propaganda dos laboratórios. isso fez aumentar a incidência de câncer de mama, por exemplo. Melhor errar por excesso de cuidado do que por falta de zelo.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Esta afirmação é mais mito do que verdade!
Ainda permanece controverso segundo os estudos o efeito da Terapia Hormonal - TH sobre o câncer principalmente o de mama.
O medo do câncer de mama com a TH é bem maior que o risco potencial.
Este risco de câncer com a Terapia Hormonal dependerá do tipo de hormônios utilizados, a dose, a via e o tempo de administração.
Os estudos são muito variados e não há um consenso único ainda.
O risco absoluto de câncer de mama com a TH combinada (estrogenio e progesterona) é muito baixo sendo menos de 1 caso por 1.000 mulheres ao ano, e este risco aumenta a longo prazo conforme os anos de uso da TH, sendo mais significativo após 5 e 10 anos de utilização da Terapia Hormonal.
Existem alguns compostos mais novos os SERMs que quando utilizados na TH futuramente podem até diminuir o risco de câncer principalmente o de mama.
Converse com seu médico.
A afirmação não é verdadeira, existem muitas pacientes que se beneficiam da TRH ou terapia de reposicão hormonal, isso deve ser avaliado caso a caso.
Há porém, dependendo do tempo e forma de TRH, um risco aumentado para câncer de mama em algumas pacientes, por isso a avaliação médica é muito importante nesse caso.

Especialistas

Floriza Macieira

Floriza Macieira

Ginecologista

Nova Iguaçu

Bruna Cristina Ribeiro Andrade

Bruna Cristina Ribeiro Andrade

Ginecologista

São Paulo

Desiree Barreto Bezerra Melo

Desiree Barreto Bezerra Melo

Ginecologista

São Paulo

Paula Deckers

Paula Deckers

Ginecologista

São Paulo

Nicolle Muller

Nicolle Muller

Nutricionista

Cabo Frio

Thais Cunha Biagioli Mira

Thais Cunha Biagioli Mira

Ginecologista

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 739 perguntas sobre Menopausa
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.