É imprescindível que uma pessoa de 52 anos, que teve AVC isquêmico, sem grandes sequelas, sem problemas
2
respostas
É imprescindível que uma pessoa de 52 anos, que teve AVC isquêmico, sem grandes sequelas, sem problemas cardíacos, hipertensa, com alergia a AAS, que não toma estatinas, tome clopidogrel indefinidamente com a finalidade de prevenir um novo AVC?
Prezado (a). Se realmente foi confirmado o diagnóstico de um AVC isquêmico, esta pessoa estará em maior risco de recorrência, ou seja, do surgimento de novos AVCs. Sendo assim, a não ser em raras exceções, para reduzir tal risco, a pessoa com AVC isquêmico tem sim indicação do uso de algum antiagregante plaquetário por toda a vida, ou até mesmo de um anticoagulante, a depender da causa deste AVC. O clopidogrel é um dos possíveis antiagregantes plaquetários que podem ser utilizados, no entanto seu uso não é obrigatório em alérgicos ao AAS. Se a alergia não for grave existe a possibilidade do paciente alérgico ser submetido a dessensibilização do quadro alérgico, podendo eventualmente fazer uso do AAS posteriormente, apesar do histórico de alergia. Procure um neurologista vascular, ou seja, especializado no tratamento e prevenção de AVC, para que você receba as orientações pertinentes. Boa sorte!
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Olá internauta o paciente que sofreu um evento cerebrovascular AVC; está submetido a um risco maior de reincidência. Os AVCs em sua maioria são aterotromboticos ou sejam precisam ser prevenidos com antiplaquetarios; entre eles o clopidogrel, medicação de escolha em pacientes alergicos ao AAS. Alguns pacientes são diagnosticados com Avc cardioembolico ou seja decorrentes de patológicas cardiológicas, estes deverão receber anticoagulantes, se nao tiverem contra indicações, como preventivo para se evitar novo AVC. Alem do Clopidogrel o internauta deverá manter seguimento com seu neurologista a fim de se prevenir novo evento.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Minha sogra teve um AVC já tem uns 20 dias, está conseguindo se locomover melhor, a tontura diminuiu bem, porém o vômito não melhora... é normal???
- O AVC é detectado por exames mesmo que eu tenha feito ele depois de muito tempo depois de ter tido?
- tive uma trombose cerebral em agosto de 2024, mas sinto dores terriveis no corpo. é normal?
- Fumantes passivos correm risco em tomar anticoncepcional?
- Tive um avc.É normal o paladar mudar depois de um AVC?
- Tive AVC a um ano atrás e perdi o movimento da perna e do braço esquerdo eu tenho chance de voltar a movimenta o braço esquerdo? pq a perna eu consigo mexer um pouco mais o braço esquerdo tá doendo E eu sinto muita dor nas pernas e no osso do ânus principalmente quando fico muito tempo sentada
- Minha mãe teve um AVC há 1 semana desde então sente uma coceira absurda na cabeça e no corpo,escuta barulho de panela de pressão no fogo o tempo todo e sente cheiro de cigarro constantemente e mato queimado, porém nenhuma das situações ocorre? Isso pode ser sequelas?
- Meu filho fez uma cirurgia na cabeça devido à queda (traumatismo no crânio, após 3 meses ficou de retornar ao neurologista, mas já se passaram 3 meses na fila de espera e não chamam. Ele toma fenitoína 100mg, está acabando, só vendem com receita. O que eu devo fazer pra não ter que interromper o uso?
- Tive um AVC a 2 meses ainda sinto dor de cabeça isso é normal?
- Bom dia, tive um avc no dia 3 de setembro de 2022 e a minha cabeça ainda doi até hoje isso é normal? E ainda sinto fraqueza no meu corpo e alguns espasmos pequenos mas todos os dias.
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 372 perguntas sobre Acidente vascular cerebral (AVC)
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.