É imprescindível que uma pessoa de 52 anos, que teve AVC isquêmico, sem grandes sequelas, sem problemas

2 respostas
É imprescindível que uma pessoa de 52 anos, que teve AVC isquêmico, sem grandes sequelas, sem problemas cardíacos, hipertensa, com alergia a AAS, que não toma estatinas, tome clopidogrel indefinidamente com a finalidade de prevenir um novo AVC?
Prezado (a). Se realmente foi confirmado o diagnóstico de um AVC isquêmico, esta pessoa estará em maior risco de recorrência, ou seja, do surgimento de novos AVCs. Sendo assim, a não ser em raras exceções, para reduzir tal risco, a pessoa com AVC isquêmico tem sim indicação do uso de algum antiagregante plaquetário por toda a vida, ou até mesmo de um anticoagulante, a depender da causa deste AVC. O clopidogrel é um dos possíveis antiagregantes plaquetários que podem ser utilizados, no entanto seu uso não é obrigatório em alérgicos ao AAS. Se a alergia não for grave existe a possibilidade do paciente alérgico ser submetido a dessensibilização do quadro alérgico, podendo eventualmente fazer uso do AAS posteriormente, apesar do histórico de alergia. Procure um neurologista vascular, ou seja, especializado no tratamento e prevenção de AVC, para que você receba as orientações pertinentes. Boa sorte!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá internauta o paciente que sofreu um evento cerebrovascular AVC; está submetido a um risco maior de reincidência. Os AVCs em sua maioria são aterotromboticos ou sejam precisam ser prevenidos com antiplaquetarios; entre eles o clopidogrel, medicação de escolha em pacientes alergicos ao AAS. Alguns pacientes são diagnosticados com Avc cardioembolico ou seja decorrentes de patológicas cardiológicas, estes deverão receber anticoagulantes, se nao tiverem contra indicações, como preventivo para se evitar novo AVC. Alem do Clopidogrel o internauta deverá manter seguimento com seu neurologista a fim de se prevenir novo evento.

Especialistas

Laís Cordeiro

Laís Cordeiro

Neurologista

Petrolina

Máspoli Dantas Costa

Máspoli Dantas Costa

Radiologista

Feira de Santana

Milene Freitas

Milene Freitas

Neurologista

Governador Valadares

Sheila Trentin

Sheila Trentin

Neurologista

Porto Alegre

Rodrigo Siqueira Soares Frezatti

Rodrigo Siqueira Soares Frezatti

Neurologista

Ribeirão Preto

Bruno de Vasconcelos

Bruno de Vasconcelos

Radiologista

Serra

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 368 perguntas sobre Acidente vascular cerebral (AVC)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.