É errado suspeitar ter algum transtorno psicológico? Tenho noção que não devemos fazer um auto diag

18 respostas
É errado suspeitar ter algum transtorno psicológico?
Tenho noção que não devemos fazer um auto diagnóstico, mas me conheço bem e sei quando tem algo errado comigo. Me preocupo que possa estar sendo paranóica em achar que pode ser algo antes de ir no psicólogo.
Olá, que bom que se conhece a ponto de perceber quando algo não está bem, mas o diagnóstico deve ser feito por um profissional. Como vem suspeitando o ideal é buscar logo uma ajuda para se preciso for iniciar com tratamento, que tem um resultado mais satisfatório quando buscado no início.

Você fica encucada achando que algo está errado com você. Nada mais justo para com você mesma, procurar um psicólogo para tirar a limpo essa dúvida. E talvez não seja nada específico, apenas um mal-estar consigo mesma que, na medida em que evoluem as sessões, você irá descobrindo o que a perturba. O autoconhecimento é fundamental para você ter uma vida mais saudável e produtiva.
Por quê não ir ao psicólogo então pra se certificar? Acredito que vai se sentir melhor.
Não, não é errado. Se você suspeita de algo assim, procure um bom profissional, ele poderá te avaliar e te ajudar caso haja um diagnóstico, e caso não haja também. Nunca é demais pedir ajuda.
Boa noite.
Geralmente se tem uma boa percepção de si mesmo a ponto de perceber que nossos pensamentos e desejos nos incomodam ou nos geram algum grau de sofrimento. Perceber isso já é meio caminho andado para buscar ajuda. O diagnóstico correto é importante, pois permite ao profissional de saúde mental (psiquiatra, psicanalista, psicólogo) ter instrumentos para a condução do tratamento. Medicamentoso ou não, esse tratamento deve levar em conta a história de vida do paciente até o momento em que se formaram seus sintomas, que são indicativos de questões que precisam ser trabalhadas.
Boa sorte. Abraços
Procure um psicólogo ou psiquiatra que ele poderá lhe avaliar melhor.
Realmente, se você for ao psicólogo e se sentir ainda mais vulnerável ou julgada, saia correndo mesmo. Um setting terapêutico é um lugar onde a confiança deve se manifestar naturalmente, é um lugar de cuidado. Sugiro você testar alguns, você saberá quem poderá te ajudar. Basicamente você checa a capacidade intelectual e a conexão emocional, se algo neste sentido ocorreu ali. Daí para frente é método e a força da resiliência. Fique tranquila, como o mundo funciona hoje, dificilmente fazer terapia não será uma boa ideia, mas, sim, cheque. Tudo de melhor!
É comum que a gente se preocupe com a gente mesmo, e perceba quando tem algo de errado. Nesse caso, já que você suspeita de algum transtorno, seria interessante procurar um psicólogo para fazer essa avaliação.
Todos nós podemos em algum momento recorrer a o Dr Google quando identificamos alterações físicas ou psicológicas,porém somente os especialistas das áreas podem dizer ao certo se o que estamos sentindo trate-se de algo comum e passageiro ou algum transtorno ou algo passível de tratamento. Busque um psicólogo!
Olá! Suspeitas, precisam ser investigadas. Nesse caso o melhor a fazer é procurar profissionais especialistas em saúde mental psiquiatra ou psicologa especialista com experiência em saúde mental. É natural que em algum momento da vida se suspeite de algum transtorno. Não existe nenhum ser humano 'modelo' para um padrão em Saúde Mental, então não existe ninguém plenamente saudável (nesse sentido). Mas importa atentar para viver bem, independente disso. Se algo tem trazido transtorno, mal estar, incômodo, prejuízo ou sofrimento, precisa ser cuidado, independente do nome ou da classificação que a psiquiatria possa dar a pessoa em sofrimento psíquico. É indicado que busque qualidade de vida e bem estar acompanhado com profissionais adequados. Novamente reforço e sugiro que faça consulta com psicológa especializada em saúde mental. Espero ter ajudado! Fico à disposição! Abração!
Olá! O fato de você se conhecer e perceber que há algo errado já é um ótimo começo. Mesmo com um bom nível de autoconhecimento, há questões psicológicas que não conseguimos desvendar sozinhos. Inclusive, tentar fazer um auto diagnóstico pode ser perigoso, dado que todas as pessoas apresentam alguns sinais e sintomas que podem ser enquadrados em transtornos, sem o devido conhecimento que compete a um profissional capacitado. Penso que você se beneficiaria muito de uma psicoterapia, não necessariamente para buscar um diagnóstico, mas para esclarecer melhor o que está acontecendo e melhorar a sua qualidade de vida. Fico à disposição!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 150
Procure um psicólogo para tirar suas dúvidas. Evita sofrimento desnecessário.
Duvidar de si mesmo é um sinal evidente de SAÚDE MENTAL!
Se você se considera paranóica, então, chegou o momento de observar seus pensamentos e não entrar naqueles que fazem você se sentir perseguida. Será necessário um esforço, mas vale a pena! Você se libertará dos efeitos desses pensamentos e viverá LIVRE!
É necessário observar seus pensamentos e constância!
Um abraço,
Lea
Olá! Todos nós em algum momento da vida nos sentimos deslocados e vamos lidar com isto de diferentes formas. Atualmente temos ao toque dos dedos as descrições e nomeações de desordens mentais, o que responde a benefícios não tão nobres ! Então, muitas pessoas buscam se definir a partir de alguns sintomas e assim ter uma espécie de alívio: “ah, então está explicado!”mas não resolve absolutamente nada em relação aos sentimentos e sofrimento em si, e pode até ser usado para justificar suas atitudes e posturas. Portanto, se tu estás sentindo-se mal com seu jeito de ser, se o mesmo intervém no teu dia a dia, se isto impacta nas relações com outras pessoas, está na hora de buscar tratamento psicológico, terapia ou análise psicanalítica. Para além do diagnóstico, buscar conhecer sobre como tu te inscreve e te define na tua vida!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 150
Olá! Não é errado você desconfiar que tenha algo, e acredito que para estar desconfiando, algo está te incomodando. Muitas vezes vamos ter sinais e sintomas de algum transtorno, mas não necessariamente vamos tê-lo. Por exemplo: uma pessoa pode estar triste e com alterações no sono (sintomas de depressão), mas se formos avaliar, ás vezes ela não apresenta outros sintomas para fechar o diagnóstico de depressão, logo, ela não tem depressão, apenas alguns sintomas que precisam ser trabalhados. Tente buscar ajuda de um profissional para fazer essa avaliação. Um grande abraço!
De formar alguma "é errado". - Quando sentimos no corpo que estamos ficando doentes, vamos ao médico para avaliar a situação, examinar e por fim lhe confirmar algum diagnóstico ou ausência de doença. - Da mesma forma se sentimos desconforto, ou por intuição, de algo não vai bem em nossa mente, é interessante buscar uma avaliação psicológica. E então o profissional poderá lhe passar um tratamento e/ou auxiliar a clarear o que há. :)
Olá! Você não está fazendo um autodiagnóstico, apenas está percebendo que talvez seja interessante ter um acompanhamento de um profissional de saúde, seja para autoconhecimento ou para algum transtorno mental, e isso é ótimo! É o primeiro passo. Fico à disposição.
Olá, o ideal seria ir ao psicólogo e juntos verificarem o que esta acontecendo. Cuide-se, seu bem estar é seu maior bem. Abraço.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!