É correto tomar rivotril para pânico? Quais as consequencias?

9 respostas
É correto tomar rivotril para pânico? Quais as consequencias?
Bom dia. Toda medicação deve ser prescrita por um profissional responsável (médico) para que ele possa acompanhar o tratamento. O Rivotril é muito utilizado para auxiliar no tratamento do Transtorno de Pânico porém, se for utilizado de maneira incorreta ele poderá causar dependência. O ideal para o tratamento do Transtorno de Pânico é o acompanhamento com o médico psiquiatra e com o psicólogo. Quando o tratamento é realizado de maneira correta podemos considerar de curto ou médio prazo com os 02 profissionais. Abraço.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Todo e qualquer medicamento deve ser prescrito por profissional da área de atuação ao qual esse medicamento será usado. Nenhuma pessoa deve tomar medicação por conta própria. O tratamento do transtorno do Pânico, deve ser empregado por médico psiquiatra e acompanhado por um Psicanalista, que nesse caso é o mais indicado, pelo fato da pessoa desconhecer as causas desse transtorno; O profissional de formação em Psicanálise tem todo o preparo para descobrir as causas do Pânico e extingui las, fazendo com que o médico Psiquiatra possa assim, ir diminuindo gradativamente a dosagem do medicamento até que não haja mais necessidade de administra lo.
Olá,

Qualquer tipo de medicamento deve ser acompanhado pelo seu médico. Tomar medicamentos por conta própria ou indicação de colegas não deve ser feito nunca, pois em sua grande maioria não são médicos.
Sendo assim, não é errado tomar Rivotril desde que tenha sido devidamente receitado e acompanhado por um médico.
Cada pessoa é um universo único. Conhecer o histórico clínico é essencial para dar um diagnóstico e prescrever uma medicação. Somente um profissional pode fazer isso. Neste caso, um psiquiatra. O pânico também tem suas nuances. Toda a sequência de fatos que levaram a pessoa para este quadro precisa ser avaliada. Portanto, a terapia com um psicanalista vem como suporte que irá gerar com o tempo uma maior autonomia emocional.
Sim, o Rivotril é muito bem indicado para Transtorno do pânico porém deve ser monitorado para não causar dependência. O melhor tratamento para o transtorno do pânico é a medicação junto com a psicoterapia, para descobrir suas causas, origens, falar a respeito e formular outras formas de atuar . Na psicoterapia também serão aprendidas formas de respiração e meditação para um controle mais eficaz. ????
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 150
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Sim é comum usar Rivotril para casos de pânico. Como os colegas já mencionaram, o melhor mesmo é conversar com o seu psiquiatra e esclarecer todas as suas dúvidas, ele é a pessoa indicada para lhe explicar a linha de tratamento. Para tratar o pânico o indicado é acompanhamento médico e também tratamento psicológico.
É um medicamento comumente receitado nesses casos mas somente um.psiquiatra pode avaliar os benefícios no seu caso específico
Como alguns colegas até já falaram anteriormente, também reforço que toda medicação deve ser prescrita por um médico e apenas será feita se de fato for apropriada. Porém é muito importante trabalhar esta síndrome do pânico com apoio de um psicólogo. Este é um tratamento que é muito recomendado ser acompanhado, além do psiquiátra, também com a psicoterapia.
Olá! O Rivotril (Clonazepan) é uma medicação muito usada para o controle de uma crise de pânico e não deve ser empregada como o foco de um tratamento. Em si, vale a pena conversar com um psiquiatra de sua confiança para que ele possa esclarecer alguns pontos em relação a próprio tratamento. Outras substâncias ansiolíticas acabam sendo usadas de modo mais geral para o controle das flutuações ansiosas e por isso mesmo a conversa com o psiquiatra é essencial.
O controle do pânico e das crises de ansiedade também demanda a atenção do psicólogo para se encontrar novas maneiras de lidar com o dia a dia, lidando obviamente com as motivações tanto das crises quanto com as reações interiores que nos conduzem à elas.
Se tiver qualquer dúvida, fico à sua disposição.

Especialistas

Mônica Quintão

Mônica Quintão

Psiquiatra, Médico clínico geral

Cuiabá

Sara Guerra

Sara Guerra

Psicólogo

Belo Horizonte

Douglas Renato Strozi

Douglas Renato Strozi

Psicólogo

Catanduva

Jonas Figueiró

Jonas Figueiró

Psicólogo, Psicanalista

Curitiba

Beatriz Quirino

Beatriz Quirino

Psicólogo

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 114 perguntas sobre Ataque de pânico
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.