É comum que o fluxo menstrual torne-se menos intenso após o início da pílula contraceptiva?

3 respostas
É comum que o fluxo menstrual torne-se menos intenso após o início da pílula contraceptiva?
Sim.
De modo geral quase toda as pílulas anticoncepcional hormonal tendem a diminuir a quantidade do fluxo menstrual sendo esta uma de suas indicações também para tratar ou melhorar fluxo intenso e cólica menstrual, além do efeito contraceptivo propriamente dito.
Outra opção atual seria a de emendar 2 ou 3 cartelas do anticoncepcional sem pausa assim menstruando somente a cada 2 a 3 meses de modo benéfico para o organismo e inclusive mais seguro.
O fluxo menstrual com a pílula vai depender basicamente de sua composição e quantidade de hormônio principalmente o estrogênio, quanto menor dose hormonal menos sangramento menstrual.
Converse com seu médico sempre.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá. Nunca inicie uma medicação anticoncepcional sem a ajuda do seu médico. Nem todas as mulheres podem usar qualquer anticoncepcional. Essa medicação pode estar associada a eventos graves como trombose. O uso errado pode aumentar o risco de uma gravidez indesejada.
O anticoncepcional surgiu para evitar a gravidez. Mas ele tem efeitos secundários benéficos como redução do volume menstrual, redução das cólicas menstruais, redução da TPM, melhora da pele.
O anticoncepcional tem um período de adaptação de 1 a 3 meses. Neste período, a sua menstruação poderá ficar irregular.
Se você teve um sangramento uterino anormal, a investigação poderá ser necessária. Os miomas, polipos e adenomiose podem cursar com aumento do volume menstrual.
A sua avaliação clínica através da historia clinica, suas queixas e exame físico é fundamental para o diagnóstico e tratamento corretos. O exame de ultrassom podem ser necessário. Converse com o seu médico. Esclareça suas dúvidas. Discuta a sua anticoncepção.
Boa tarde. A pílula contracptiva "bloqueia" a produção hormonal do ovário que ocorre em "picos ". Com isso, a quantidade de hormônios circulante fica mais "estavel" .... O que leva a uma diminuição na espessura do endométrio ( que é o tecido que reveste a cavidade uterina. É ele, que descama no período menstrual) e consequentemente, diminuição no fluxo. Quanto maior o tempo de uso e menor a dosagem hormonal da pílula, menor será o fluxo.

Especialistas

Sckarlet Biancolin

Sckarlet Biancolin

Ginecologista

São Paulo

Agendar uma visita
Renata Fogaça Campanha

Renata Fogaça Campanha

Ginecologista, Especialista em medicina estética

Campinas

Agendar uma visita
Fernando Pupin Vieira

Fernando Pupin Vieira

Ginecologista

Florianópolis

Mariana Morette Giampietro

Mariana Morette Giampietro

Ginecologista, Mastologista

Araçatuba

Agendar uma visita

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1371 perguntas sobre Métodos anticoncepcionais
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.