É comum para quem toma antidepressivo sentir os efeitos do mesmo diminuídos durante a TPM? Se sim, q

2 respostas
É comum para quem toma antidepressivo sentir os efeitos do mesmo diminuídos durante a TPM? Se sim, qual a razão disso?
Algumas pessoas apresentam o transtorno disfórico pré-menstrual, um quadro no qual a paciente tem, na maioria das fases pré-menstruais, sintomas depressivos, irritabilidade intensa, desânimo, alterações de apetite, letargia, dificuldades de concentração, insônia ou excesso de sono, dores musculares e abdominais. Começam pelo menos uma semana antes da menstruação e melhoram intensamente ou desaparecem quando a pessoa menstrua. Desta forma, é possível que uma pessoa que tenha tendência a um quadro de humor pré-menstrual mais sério, possa ter uma piora durante esta fase, mesmo em uso de antidepressivo. Fale com seu psiquiatra para avaliar a possibilidade de ajuste na dose da medicação, se for este o caso. É importante lembrar que uma lista de sintomas não permite o autodiagnóstico e, caso ache que tem semelhança com seu caso, procure seu médico e exponha o que sente e jamais tome remédios sem prescrição médica.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Sim, é comum que os efeitos dos antidepressivos diminuam durante a TPM. Isso ocorre principalmente devido às flutuações hormonais, especialmente nos níveis de estrogênio e progesterona, que afetam neurotransmissores como a serotonina, reduzindo a eficácia dos antidepressivos. Além disso, as mudanças hormonais podem alterar a forma como o corpo metaboliza esses medicamentos, afetando sua eficácia. Os sintomas físicos e emocionais exacerbados da TPM também podem mascarar os efeitos dos antidepressivos, tornando-os menos perceptíveis. Para lidar com isso, é importante conversar com seu médico sobre possíveis ajustes na medicação ou estratégias adicionais para gerenciar os sintomas da TPM.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.