É comum o sentimento de vazio no TPD?

8 respostas
É comum o sentimento de vazio no TPD?
Ele não tem a percepção de vazio, por isso não da conta de perceber que é dependente. Também não da conta de perceber o contudo de sua existência.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O sentimento de vazio tem muito a ver com fases primitivas do desenvolvimento da personalidade, mais especificamento os transtornos narcisistas da personalidade.
O transtorno da personalidade dependente se refere a uma baixa auto-estima e forte insegurança.
Os dois transtornos podem coexistir.Para ambos, é indicada uma psicoterapia.
O sentimento de vazio não é uma característica principal no TPD, porém, pode estar presente em qualquer pessoa, quer ela tenha ou não um transtorno de personalidade. Esse sentimento se refere basicamente à uma falta de conexão com a própria identidade, à uma visão distorcida de si mesmo, que também pode ser reforçada por uma baixa qualidade dos relacionamentos afetivos, sejam com pessoas próximas (parentes, cônjuges e amigos) ou com as pessoas em geral (noção de unidade com os outros indivíduos). Essa sensação de vazio, desconexão, solidão e falta de identidade também pode causar a sensação de não estar suficientemente preparado para enfrentar as adversidades da vida e portanto, pode fazer com que esta pessoa passe a depender de outras pessoas, que é a característica principal do TPD. Dessa forma, vemos que muitos dos sintomas de um e outro disgnóstico acabam sempre se mesclando e são estas variações que tornam cada caso, um caso único, mas quase sempre passíveis de serem curados.
Não é uma das características do transtorno de personalidade dependente,mas temos que levar em consideração que cada organismo responde de forma diferente.
Não, não é comum. Ele pode ocorrer, mas não é característico dessa condição. Geralmente os sentimentos de vazio são originados pelo prejuízo que o indivíduo tem do seu self / auto imagem (e por auto imagem quero me referir à sua identidade psicológica, a imagem que tem de si mesmo, suas preferências, seus objetivos, suas vontades), pela incapacidade da pessoa de tolerar o tédio ou situações cotidianas e pela incapacidade de fazer planos futuros ou que não envolvam prazer imediato. Muito superficialmente esse é o mecanismo psicológico que contribui para o surgimento da sensação de vazio. É mais comum de ocorrer nos Transtornos de Personalidade Borderline ou nos Transtornos de Personalidade do Cluster B. Recomendo que procure um psiquiatra para melhor avaliação dos seus sintomas.
Olá, boa noite, como você esta ? Respondendo a sua pergunta ... Existe uma série de crenças disfuncionais que o transtorno de personalidade dependente pode apresentar, entre elas as mais comuns são: desamparo e desamor, porém esse sentimento de vazio não é característica desse transtorno, pode ser que esse sentimento seja secundario a algo maior. É necessário explorar melhor essas crenças e comportamentos para que não se agrave esse sentimento. Acredito que um trabalho multidiscilplinar com psicólogo e psiquiatra pode auxiliar.

Grande abraço!
Olá.
O transtorno de personalidade dependente não tem como caracteristica o vazio, sobre tudo, o vazio faz parte da condição humana.
O vazio está ligado a crenças.
Considero importante um acompanhamento com um psicólogo.
Gratidão!
O sentimento de vazio é resultado de
pensamentos disfuncionais, que por sua vez são produzidos de forma inconsciente e irracionais por experiências em que a pessoa foi rejeitada, desvalorizada, abandonada e negligenciada. O transtorno de personalidade dependente está associado a estratégias compensatórias para se livrar do sofrimento, desprazer e perdas. A predisposição genética também tem grande influência. O ser humano não vive em função de buscar a felicidade, vive em função de se livrar da infelicidade. A TPD é resultado dessa busca.

Especialistas

Telma Souza

Telma Souza

Psicólogo

Curitiba

Laís Ferreira

Laís Ferreira

Psicólogo

Juiz de Fora

Ana Claudia V Ramos

Ana Claudia V Ramos

Psicólogo

Maringá

Maria Helena Ventura Viggiano

Maria Helena Ventura Viggiano

Psicólogo

Curitiba

Camila Altava

Camila Altava

Psicólogo

São Paulo

Regiane A Perli Simão

Regiane A Perli Simão

Psicólogo

Atibaia

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 10 perguntas sobre Transtorno da personalidade dependente
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.