É comum não ter ânimo para nada estando com ansiedade e depressão?

35 respostas
É comum não ter ânimo para nada estando com ansiedade e depressão?
Olá, esse sintoma relatado pode sim estar associado a ansiedade e depressão, o ideal é buscar por um acompanhamento com um profissional da psicologia que possa te auxiliar no manejo desse sintoma (caso ainda não esteja em um acompanhamento), caso esse acompanhamento já exista é importante levar isso até o profissional que trabalha com você para que juntos possam elaborar estratégias de enfrentamento.

Olá, é comum sim. A ansiedade e depressão podem trazer uma baixa nas atividades diárias e até mesmo naquelas atividades que antes você se engajava mais. Sugiro, você procurar por um profissional que possa te auxiliar a passar por isso e aprender estratégias que possam te beneficiar no dia a dia, além do uso dos medicamentos. Abraço.
Olá! Quadros de ansiedade e depressão tem essa característica de desanimo. No entanto, ceder ao desanimo e a vontade de não fazer nada, pode agravar a situação.

O ideal é que mesmo sem vontade, você busque realizar algumas atividades que antes você gostava de fazer (caminhar, dançar, assistir filmes, conversar com amigos, ir na academia, jogar...).

A atividade física desempenha um papel fundamental na melhoria da saúde mental e bem-estar emocional de pessoas que enfrentam ansiedade e depressão. O exercício regular tem mostrado ser uma poderosa ferramenta não apenas para melhorar a saúde física, mas também para reduzir os sintomas de ansiedade e depressão. Durante a prática de atividades físicas, o corpo libera endorfinas e outros neurotransmissores que promovem sensações de prazer e alívio do estresse. Além disso, o envolvimento em exercícios pode ajudar a distrair a mente de pensamentos negativos e ruminações, promovendo uma maior clareza mental. A atividade física também pode aumentar a autoestima e a autoconfiança, fornecendo uma sensação de realização e superação de desafios. Ao se tornar parte integrante do tratamento para ansiedade e depressão, a prática regular de atividade física pode fornecer um valioso suporte para a recuperação e contribuir para uma vida mais equilibrada e saudável emocionalmente.

Além disso, você poderia se beneficiar de acompanhamento psicológico. Em terapia você poderá desenvolver outras habilidades para lidar com a ansiedade e depressão.

Espero que você fique bem!
Um forte abraço!
Olá. Esse é um sintoma que aparece nos quadros de depressão e ansiedade, além da falta de vontade, coisas que antes eram rotineiras se tornam cada vez mais difícil de se fazer. Indicaria que fizesse um acompanhamento, para tentar entender o que tem desencadeado essa ansiedade e depressão, para poder elaborar tais questões. Espero ter auxiliado!
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia
Olá! Sim, isso é muito comum, além de outros sintomas que prejudicam sua rotina da vida diária.
Perceba desde quando isso começou, se pode ter havido algum evento traumático ou disfuncional que possa ter ocasionado tal desajuste. Se os sintomas continuarem persistindo, busque ajuda de um profissional para que juntos possam solucionar essa questão.
Boa noite! Sim, a falta de ânimo, assim como desmotivação e falta de energia são sintomas comuns na depressão e na ansiedade. O acompanhamento psicológico é fundamental para um tratamento adequado e redução de sintomas, assim como para avaliar a necessidade de um acompanhamento psiquiátrico.
Sim, esse sintoma é muito comum em quadros de ansiedade e depressão. Fique atento a frequência e intensidade em que os desânimos ocorrem, principalmente em atividades que antes eram exercidas com facilidade e com prazer.
Sim, desanimo é um sintoma que pode ser atrelado a ansiedade e depressão. Mas, é importante fazer um acompanhamento com um médico porque até mesmo falta de vitaminas pode causar desanimo. Assim como, fazer terapia e acompanhamento com psiquiatra.
Oie, como você está?
Infelizmente é comum, sim. Anedonia (perda de prazer com atividades antes prazerosas) é um sintoma muito presente em transtornos depressivos, e desconfortos são sintomas presentes em transtornos ansiosos e depressivos.
No entanto, é possível ter grande melhora de qualidade de vida com o correto acompanhamento de saúde com profissional de psicologia e outros profissionais de saúde.
A terapia cognitivo-comportamental tem excelentes resultados para as questões que você mencionou.
Se cuide!!
Olá, e comum sim, ansiedade e a depressão tem como caracteristica de sintomas a falta de energia e outros.Ansiedade e depressão são transtornos que caminham de mãos dadas, mas têm causas, sintomas e tratamentos diferentes.
Os sintomas mais comuns da depressão são:
Presença constante de pensamentos negativos;
Sentimentos de culpa;
Sensação de inutilidade;
Baixa auto-estima;
Tristeza;
Diminuição do prazer e do ânimo para atividades cotidianas.
Os sintomas mais comuns da ansiedade são:

Preocupações, tensões ou medos exagerados, sem a capacidade de relaxar;
Sensação contínua de que algo ruim vai acontecer;
Medo extremo de algum objeto ou situação;
Medo exagerado de ser humilhado publicamente;
Falta de controle sobre os pensamentos ou atitudes;
Pavor depois de uma situação muito difícil.
Recomendo que busque um Psicologo para ser avaliado e iniciar tratamento psicoteraputico.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 130
Olá, é muito comum, já que o desânimo pode ser um sinal da ansiedade e da depressão. Sugiro a procura de um profissional para fazer um acompanhamento psicológico e assim conseguir voltar a sua rotina com ânimo e disposição
Olá! Sim, é bastante comum que as pessoas sintam uma falta de ânimo significativa quando estão enfrentando ansiedade e depressão. Esses transtornos podem afetar negativamente o humor, o interesse por atividades cotidianas e a motivação para realizar tarefas. Muitas vezes, a sensação de exaustão emocional é constante, tornando difícil encontrar motivação para realizar até mesmo as atividades que antes eram prazerosas. É essencial compreender que a ansiedade e a depressão podem ser debilitantes, mas é possível superar esses sentimentos através de apoio terapêutico, identificando e modificando padrões de pensamentos negativos e implementando gradualmente mudanças comportamentais que contribuam para uma melhora na qualidade de vida. Buscar ajuda profissional pode ser um passo fundamental para recuperar o ânimo e o bem-estar emocional. Vamos juntos?
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 180
Olá! São sintomas totalmente comuns por conta da doença. Após um bom tratamento adequado, estes sintomas tendem a melhorar significativamente. Espero ter contribuido. Um abraço!
É comum, sim. Aliás, é uma das características mais marcantes da depressão a anedonia, ou seja, a vontade de não fazer absolutamente nada. Tudo que antes era maravilhoso passa a não ter valor, não ter mais graça, seja a comida, os passeios, o que antes a pessoa gostava de fazer. O mundo fica sem graça. É preciso buscar ajuda profissional. Isso não se cura sozinho, como uma gripe, infelizmente.
Olá! Sinto muito que esteja passando por isso. A falta de ânimo para as atividades (anedonia), inclusive aquelas que eram consideradas prazerosas, é um dos possíveis sintomas de um quadro depressivo. Pelo seu relato, isso tem te causado sofrimento e, portanto, vale a pena investigar mais a fundo com a ajuda de um profissional qualificado (psicólogo ou psiquiatra).
Boa tarde. Sim, é comum sentir falta de ânimo e motivação quando se está lidando com ansiedade e depressão. A ansiedade e a depressão são condições de saúde mental que podem afetar significativamente o estado emocional e o comportamento da pessoa que sofre.

Na ansiedade, os sentimentos constantes de preocupação, medo e tensão podem ser esgotantes e drenar a energia, fazendo com que você se sinta desmotivado para realizar atividades que antes eram prazerosas.

Já na depressão, a falta de energia, a tristeza profunda e o sentimento de desesperança podem levar à perda do interesse em atividades que antes eram consideradas importantes ou agradáveis. Isso pode incluir hobbies, trabalho, relacionamentos sociais e até mesmo atividades diárias básicas, como cuidar de si mesmo.

É fundamental procurar ajuda profissional de um psicólogo, psiquiatra ou outro profissional de saúde mental.

O tratamento para ansiedade e depressão pode incluir psicoterapia, medicação ou uma combinação de ambos, dependendo da gravidade dos sintomas e das necessidades individuais. Com o apoio adequado, é possível lidar com essas condições e recuperar o ânimo e a motivação para viver uma vida mais saudável e satisfatória.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 395
Olá. Sim, o desânimo é um sintoma comum da depressão e da ansiedade. Mas é bem importante entender a serviço de que esse desânimo está. E muitas vezes, ele está a serviço de te manter no mesmo lugar. Por isso, é bem importante pensar em estratégias que te ajudem a fazer coisas importantes como comer, tomar banho, trabalhar, e coisas terapêuticas como exercício físico e atividades que te tragam bem estar e prazer.
A psicoterapia é uma importante aliada nesse processo de compreender os sintomas, como você se relaciona com ele e como desenvolver novas formas de lidar com as situações.
Olá, tudo bem? Esse sintoma que descreve geralmente aparece em casos de depressão e ansiedade. Entre eles, podemos citar a falta de vontade em fazer coisas e atividades que faziam parte de sua rotina além da falta de prazer em fazer coisas que te davam prazer (anedonia).
Sugiro procurar acompanhamento psicológico para compreender melhor o que acontece contigo, recuperar seu ânimo e ter uma vida saudável.
Fico a sua disposição se precisar de acompanhamento. Um abraço.
Sim é comum. Mas temos que ter a coragem de admitir que estamos passando em um momento difícil. Eu sugiro um acompanhamento psicológico e se for o caso um acompanhamento médico para te ajudar a superar a sua ansiedade e depressão. Eu trabalho com técnicas muito eficazes para ajudar o paciente a voltar a sua rotina do cotidiano. Fica a disposição para tirar quaisquer dúvida para você ver a forma em que eu trabalho!!!
Sim, desânimo é uma característica clássica de depressão, entretanto há formas de melhorar, sendo terapia e alguns casos medicação os tratamentos indicados.
Olá. Espero que você esteja bem. Esse desânimo é possível de ocorrer devido tanto ao momento quanto a aparição da ansiedade e da depressão. Nesse caso, o mais importante é que você esteja em acompanhamento com um médico psiquiatra e um psicólogo.
Sim, é comum sentir falta de ânimo e motivação quando se está lidando com ansiedade e depressão. Esses distúrbios podem afetar significativamente o seu estado emocional, energia e disposição para realizar atividades do dia a dia. É importante buscar apoio médico e terapêutico para ajudar a lidar com esses sentimentos e melhorar sua qualidade de vida. Espero ter ajudado!
Olá!!

Na intersecção da ansiedade e da depressão, é frequentemente observada uma diminuição significativa no ânimo e na motivação para realizar atividades que normalmente seriam gratificantes. Essa falta de ânimo pode ser compreendida através da lente da psicanálise como uma manifestação dos conflitos internos e das complexas dinâmicas psicológicas presentes na mente da pessoa.

A ansiedade, caracterizada por apreensão e preocupações excessivas, pode levar a uma sensação de sobrecarga emocional e tensão constante. Isso pode resultar em uma exaustão emocional que compromete a capacidade de se engajar em atividades do dia a dia com o mesmo entusiasmo de antes. A depressão, por sua vez, muitas vezes envolve uma perda de interesse nas coisas que normalmente trariam prazer, uma sensação de vazio emocional e uma falta geral de energia. Esses sintomas podem fazer com que a pessoa se sinta desanimada e sem vontade de participar das atividades que antes lhe eram gratificantes.

Do ponto de vista psicanalítico, é relevante explorar as raízes desses sentimentos. A ansiedade e a depressão podem estar relacionadas a conflitos inconscientes, traumas passados, autocrítica intensa e processos defensivos complexos. A falta de ânimo pode ser uma maneira de a mente se proteger contra sentimentos dolorosos ou desconfortáveis. O indivíduo pode se encontrar em um estado de conflito interno, onde há uma batalha entre a vontade de se envolver nas atividades e a sensação de não ser capaz de fazê-lo devido ao peso emocional dessas condições.

O processo terapêutico psicanalítico pode ser uma abordagem útil para entender e trabalhar com essa falta de ânimo. Ao explorar o inconsciente e as camadas mais profundas da psique, é possível identificar os fatores subjacentes que contribuem para a ansiedade e a depressão, permitindo uma compreensão mais completa do desânimo. Ao trazer à consciência esses padrões inconscientes e processos mentais, a pessoa pode começar a desenvolver estratégias para lidar com essas condições e recuperar gradualmente o ânimo e a motivação para participar da vida de forma mais significativa.
Se você já tem esse diagnóstico é sim, mas é esperado que com o tratamento da psicoterapia junto do tratamento psiquiátrico isso melhore. Se não está fazendo tratamento, busque. Vai lhe ajudar muito.
Sim, é bastante comum que pessoas que estão lidando com ansiedade e depressão experimentem uma falta de ânimo e motivação para realizar atividades cotidianas. A ansiedade e a depressão são condições de saúde mental que podem afetar profundamente o estado emocional, os pensamentos e o comportamento das pessoas.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 100
Olá, como tem passado?
É bem comum e recorrente em casos de ansiedade e depressão não ter muito ânimo para fazer as coisas do cotidiano mesmo, o excesso de pensamentos, a sensação de angústia, os pensamentos que se repetem, o desanimo que bate, algumas relações que cansam, tudo isso está aí nesses casos e tudo isso pode começar a ser falado e dito buscando um psicólogo para ajudar nesse momento em uma terapia, ao ter um lugar somente seu para dizer, pensar, ouvir e solucionar isso que te aflige.
Espero ter ajudado.
É comum, mas o acompanhamento psicológico e psiquiátrico para quem tem esses diagnósticos é fundamental. Certamente irão te auxiliar para ter uma qualidade de vida muito melhor.
Olá! Sim, costuma ser comum não ter ânimo para realizar atividades quando se está sofrendo de ansiedade e/ou depressão. Esses transtornos podem afetar significativamente o estado de ânimo, energia e motivação. Algumas pessoas nessa condição segam a dizer que aquilo que era prazeroso e gratificante anteriormente para elas passou a se tornar uma tarefa árdua.
Porém, outras questões como doenças, falta de vitaminas, alterações hormonais, reações medicamentosas, transtornos emocionais, entre diversos outros, também podem gerar a mesma descrição que você perguntou sobre a falta de ânimo.
É importante buscar ajuda de um profissional da área da saúde, médio e psicólogo, para receber orientação e apoio adequados. A terapia pode lhe ajudar no tratamento e melhoria de ansiedade e depressão. Compreender esses sentimentos, identificar estratégias para lidar com as emoções, recuperar gradualmente seu interesse e energia para as atividades do dia a dia se faz necessário para o bem estar geral. Lembre-se de que a recuperação é possível. Conte comigo para lhe acompanhar na sua jornada de desenvolvimento pessoal. Estou à disposição para lhe atender e contribuir com aquilo que você necessita. Sucesso naquilo que busca e até breve!
Sim, é bastante comum sentir falta de ânimo, motivação e energia quando se está lidando com ansiedade e depressão. A ansiedade e a depressão são condições de saúde mental que podem afetar não apenas o seu estado emocional, mas também o seu funcionamento físico e mental. Algumas das formas pelas quais a ansiedade e a depressão podem afetar o ânimo e a motivação incluem:

Fadiga e Exaustão: A ansiedade constante e a preocupação excessiva podem ser mentalmente exaustivas. A depressão também está frequentemente associada a níveis elevados de fadiga e falta de energia.

Falta de Interesse: A depressão pode fazer com que as atividades que antes eram prazerosas e interessantes pareçam sem graça. Isso pode resultar na perda de interesse em hobbies, socialização e outras atividades que costumavam trazer alegria.

Dificuldade de Concentração: A ansiedade pode levar à dificuldade de concentração, pois a mente está constantemente voltada para pensamentos ansiosos. A depressão também pode afetar a capacidade de se concentrar e tomar decisões.

Desânimo: A sensação de desânimo pode ser um sintoma tanto da ansiedade quanto da depressão. Sentir-se sobrecarregado, desencorajado e sem esperança é uma característica comum de ambas as condições.

Alterações no Sono: Tanto a ansiedade quanto a depressão podem interferir no sono, levando a dificuldades em dormir ou a um sono excessivo. Isso, por sua vez, pode afetar a energia durante o dia.

Pensamentos Negativos: A depressão e a ansiedade podem estar associadas a padrões de pensamento negativos e autocríticos, que podem minar a motivação e o ânimo.

É importante reconhecer que esses sintomas são parte das condições de ansiedade e depressão, e que não é culpa sua sentir-se assim. Se você está passando por isso, buscar ajuda profissional é fundamental. Terapia com um psicólogo, psiquiatra ou outro profissional de saúde mental pode fornecer estratégias para lidar com esses sintomas, melhorar o seu bem-estar emocional e recuperar gradualmente o ânimo e a motivação para a vida diária.
Sim, a falta de ânimo e motivação para realizar atividades cotidianas é um sintoma comum tanto da ansiedade quanto da depressão. Ambas as condições podem afetar profundamente o humor, a energia e a motivação de uma pessoa, levando a uma sensação persistente de apatia e desinteresse pelas coisas que costumavam ser gratificantes.

É importante reconhecer que a ansiedade e a depressão são condições médicas legítimas que podem afetar o funcionamento diário das pessoas de maneira significativa. Felizmente, essas condições são tratáveis, e há uma variedade de abordagens terapêuticas disponíveis, incluindo psicoterapia (terapia de conversa), medicamentos e mudanças no estilo de vida, que podem ajudar a melhorar o ânimo, a motivação e a qualidade de vida.

Se você está enfrentando sintomas de ansiedade e depressão que afetam negativamente o ânimo e a motivação, é fundamental buscar ajuda de um profissional de saúde mental. O tratamento adequado pode fazer uma grande diferença na recuperação e no retorno a uma vida mais satisfatória.
bom dia. Sim, estes sintomas podem estar associados a ansiedade e depressão. Se está em acompanhamento, converse com seu médico e psicólogo sobre, se ainda não faz acompanhamento sugiro que procure um profissional que sinta confiança para poder se abrir e iniciar seu processo terapêutico para entender de onde vem sua ansiedade e depressão e encontrar meios de enfrentamento. Desejo melhoras. Se cuide, sua vida é muito importante. Me coloco a disposição. Um abraço. @psiluanamarys
Sim, é comum sentir falta de ânimo e energia quando se está lidando com ansiedade e depressão. A ansiedade e a depressão podem afetar o seu estado de espírito, causar fadiga, dificuldade de concentração e desinteresse em atividades que normalmente eram prazerosas. Isso pode levar a uma sensação generalizada de apatia e falta de motivação.

Buscar ajuda médica é uma decisão importante quando se lida com ansiedade e depressão. Um profissional de saúde, como um médico de família, psiquiatra ou psicólogo, pode ajudar.

Fazer exames para verificar suas taxas de vitaminas e hormônios também é uma boa ideia, pois deficiências nutricionais e desequilíbrios hormonais podem contribuir para sintomas de fadiga e desânimo. Um médico pode solicitar exames de sangue para verificar esses aspectos e recomendar suplementos ou tratamentos apropriados, caso haja alguma deficiência identificada.

Não hesite em procurar ajuda médica, pois o tratamento adequado pode fazer uma grande diferença na sua qualidade de vida. Além disso, falar com um profissional de saúde também pode ajudar a identificar e abordar quaisquer fatores subjacentes que possam estar contribuindo para os seus sintomas.
olá! sim, pode estar associado principalmente com depressão
Olá! Sim, é bem comum! A anedonia (perda do interesse e satisfação em realizar atividades do dia a dia que antes eram consideradas agradáveis) é um dos sintomas mais marcantes em casos de depressão. Sinto muito que esteja se sentindo assim, sei que é difícil e eventualmente até sentir como se fosse impossível melhorar, mas saiba que a recuperação é possível. Busque acompanhamento com psiquiatra e psicólogo. Se cuide!
Olá. É sim, são sintomas bastante comuns em quadros de ansiedade e depressão. O processo de recuperação do prazer envolve se reconectar consigo mesmo, gostos e hobbies; e corrigir pensamentos disfuncionais que levam a interpretação da realidade como algo aversivo.