É comum casos de anedonia ? Isso dura para sempre ou tem como superar ? Se tem, como podemos superar

5 respostas
É comum casos de anedonia ? Isso dura para sempre ou tem como superar ? Se tem, como podemos superar isso ?
A anedonia é a perda da capacidade de sentir prazer nas situações que antes eram prazerosas. Normalmente, vem com o quadro de depressão, sendo um dos sintomas do rebaixamento de humor.
Os antidepressivos são as medicações que tratam este sintoma, mas a psicoterpia é de fundamental importância para a reestrutruração cognitiva, e tratamento de suas causas.
Grande abraço

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Existem várias razoes para anedonia, pode ser algum disturbio metabolico ou organico, pode ser um traço de personalidade, pode ser um sintoma de uma sindrome depressiva. Só uma boa avaliação clínica para dizer qual a causa e qual o tratamento correto, que pode ser o tratamento de alguma condição clinica, psicoterapia, mudanças no estilo de vida ou medicação psiquiatrica. Cabe ao seu médico fazer a avaliação, mas o tratamento costuma ser muito eficaz.
Prezado(a) paciente, na verdade a anedonia possui causas físicas e emocionais. Essa condição não é fixa, ou seja, é possível reverter o quadro mediante correta identificação dos gatilhos que impedem o indivíduo de sentir emoções.
A psicoterapia é um dos tratamentos mais viáveis, pois mediante o autoconhecimento o indivíduo poderá lidar com os próprio conflitos e assim, anular os gatilhos que atualmente o impedem de se sentir feliz.
Olá, é possível superar os casos de anedonia uma vez que as causas sejam tratadas, que podem ser orgânicas ou emocionais. Recomendo que procure um psiquiatra para realizar o diagnóstico e verificar se há necessidade de medicamento e um psicólogo que poderá ajudá-la e encontrar e tratar causas emocionais que no caso da anedonia geralmente está associado à depressão. Sou especialista em saúde mental e atendo em Moema e Tatuapé. Fico à disposição se precisar de maiores informações. Abraço
Anedonia é a perda do prazer de fazermos coisas que sempre gostamos muitoo.. é um sintoma de quadro depressivo e/ou de esquizofrenia e/ou de neurastenia e/ou de transtorno de personalidade esquizóide. O tratamento é uma combinação de psicoterapia, terapia medicamentosa, terapias alternativas, atividades física, boa alimentação, religiosidade.. etc, para controle do quadro depressivo.

Especialistas

Elvira Azevedo

Elvira Azevedo

Psicólogo, Psicanalista

São Paulo

Natália Lenzi Nodari

Natália Lenzi Nodari

Psicólogo

Florianópolis

Dayvson Antonio Amilton Duarte de Abreu

Dayvson Antonio Amilton Duarte de Abreu

Psiquiatra

Montes Claros

Moisés Silas

Moisés Silas

Psicólogo

São Paulo

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 23 perguntas sobre Anedonia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.