E bom para uma criança que foi diagnosticada com autismo entrar na escolinha?

5 respostas
E bom para uma criança que foi diagnosticada com autismo entrar na escolinha?
Bom dia. Frequentar a escola regular é uma forma de inclusão muito importante. Converse com seu neuropediatra e com sua psicóloga eles te ajudaram a escolher uma esola.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Juliana De Oliveira Ferreira
Pediatra, Neurologista pediátrico
Bom Despacho
A escola ajuda na inclusão e interação social, mas não subistitui as terapias que são essenciais para uma boa evolução.
Dra. Patricia De Lucia Nadruz
Psicólogo, Terapeuta complementar
São Paulo
Sim, quanto mais a criança for estimulada a interagir melhor. Deve-se dar preferencia a escolas que tenham classes com um numero menor de alunos. Ë necessário o apoio da equipe multiprofissional no processo de inclusão social na escola oferecendo orientação e suporte.
 Gabrieli Orcelli dos Reis
Psicólogo
Santos
Ola

Sim, a inclusão na escola regular trará benefícios importantes, principalmente no que tange socialização, desenvolvimento pedagógico, compreensão de regras e muitos mais.
Converse com o médico e o psicólogo da criança, eles poderão te ajudar a encontrar a melhor orientação escolar, bem como instruir a escola para melhor inclusão da criança.
 Rita Bastos
Psicopedagogo
Salvador
Sim. Com certeza! Porém, a escola precisa estar preparada para receber todos os alunos, sendo esse, um direito de todos. Mas, é importante conversar com a escola antes para que a criança seja recebida de forma acolhedora pelos profissionais e pelos colegas, para que se sinta querida e inserida naquele ambiente, e assim, manter a autoestima elevada. Dessa forma, a criança irá avançar socialmente, cognitivamente e com certeza irá se desenvolver muito!
Abraços

Especialistas

Juliana Fazendeiro Machado

Juliana Fazendeiro Machado

Fonoaudiólogo

Belo Horizonte

Aline Mendes Peralta

Aline Mendes Peralta

Nutricionista

Santo André

Lucas Vasconcelos

Lucas Vasconcelos

Psicólogo

Goiânia

Natália Faverzani

Natália Faverzani

Nutricionista

Porto Alegre

Neilane de S Bonfim

Neilane de S Bonfim

Psicólogo

Campo Formoso

Leandro Morioka

Leandro Morioka

Otorrino

Jataí

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 350 perguntas sobre Autismo
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.