é a depressão que faz o cabelo cair ou é o antidepressivo que faz o cabelo cair?

9 respostas
é a depressão que faz o cabelo cair ou é o antidepressivo que faz o cabelo cair?
A Depressão afeto todo o sistema imunológico e acaba afetando o Metabolismo corporal que ocasiona a queda de cabelo e alguns tipos de medicamentos acentuam essa queda. É importante fazer um acompanhamento multidisciplinar e inclusive prestar atenção na alimentação, pois tem alguns estudos científicos que apontam a alimentação e falta de atividade física como fator determinante na causa e potencialização da depressão e queda do sistema imunológico, os sintomas emocionais são reflexos da "depressão corporal ". E segundo a linguagem do corpo queda de cabelo é a falta de vitalidade . Procure sempre uma baia equipe multiciplinar ( Psicólogo, Psiquiatra, nutricionista...)

Atenciosamente Psicóloga Thaís Pimenta

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A depressão e o uso de antidepressivos podem ocasionar queda de cabelos , importante não tomar nenhuma atitude( parar de tomar a medicação , mudar por conta própria a medicação, alterar a dose prescrita), sem antes conversar com seu médico, ele poderá lhe orientar na melhor terapêutica. Como a queda de cabelos tem outras causas, é importante procurar um psicólogo, para que possa fazer um trabalho mais abrangente até porque a depressão necessita de um olhar multidisciplinar.
Um dos efeitos colaterais dos antidepressivos é a queda de cabelo. Todo medicamento tem contraindicações, efeitos colaterais e devem ser monitorizados por um médico, no caso em questão- o psiquiatra.
O primeiro passo é descartar alguma deficiência nutricional através de exames laboratoriais para isso procure um dermatologista e ou um endocrinologista. O estresse e a depressão além de medicação podem ocasionar queda de cabelo é preciso que haja tratamento multidisciplinar para a solução do problema.
Depressão provoca queda de cabelos. É duvidoso que os de antidepressivos produzam este evento adverso. Provavelmente o antipressivo usado não melhorou o quadro sindromicôimick e a queda de cave,o persistiu. Consulte o seu medici.
A queda de cabelo pode ser determinada por vários fatores, como stress, deficiências vitamínicas ou problemas relacionados ao sistema imunológico, também pode ser causada por medicamentos como antidepressivos, antibióticos ou corticóides. Sugiro que converse com o médico sobre os possíveis efeitos colaterais do medicamento que está tomando, observe também se a queda realmente teve início com o uso da medicação. Além disso você pode procurar um dermatologista para descartar outras possíveis causas.
A queda de cabelo pode ser por vários fatores determinantes, desde a ansiedade, depressão, alimentação desregrada, insônia, preocupação, falta de vitaminas no corpo, enfim, além de outros fatores externos e internos do nosso corpo. Sugiro que procure um dermatologista para investigar a causa excessiva da queda de cabelos ou um endocrinologista para investigar seus hormônios, às vezes, hormônios alterados tb provoca queda de cabelo! Se puder, faça terapia, já que possivelmente esteja tomando antidepressivos, a terapia ajuda e muito a entender, compreender e modificar o comportamento e com o medicamento, o resultado será muito mais eficaz!!! Espero ter ajudado!!!! Boa sorte!!!

Forte Abraço!!!
Ambos podem ocasionar a queda. Vale ressaltar que a depressão em si pode ocasionar manchas roxas no corpo também, bem como outros sintomas. Na verdade, o nosso corpo fala por si só ,que algo não está bem.
Abraços, Adriana.
Vários fatores podem levar a queda de cabelo. a depressão é um deles.
Sugiro que se informe melhor com um médico e consulte um dermatologista.

Especialistas

Débora Lopes

Débora Lopes

Psicólogo

Caxias Do Sul

Rosane Silva

Rosane Silva

Psicólogo

Salvador

Lisarb Ribeiro

Lisarb Ribeiro

Psicólogo

Caxias Do Sul

Jonatan Ribeiro

Jonatan Ribeiro

Terapeuta complementar

Rio de Janeiro

Amanda Yuki Nakashima de Oliveira

Amanda Yuki Nakashima de Oliveira

Psicólogo

Taubaté

Regiane A Perli Simão

Regiane A Perli Simão

Psicólogo

Atibaia

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1150 perguntas sobre Depressão
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.