Dúvida sobre Rivotril e Sertralina. É normal sentir uma acentuamento dos sintomas da depressão, durante

7 respostas
Dúvida sobre Rivotril e Sertralina.

É normal sentir uma acentuamento dos sintomas da depressão, durante o tratamento, em algum momento do dia? Isso é um indício de que estou com depressão de fato?
Olá! Os medicamentos não tratam depressão apenas amenizam os sintomas. Você deve buscar por um bom Psicólogo Cognitivo Comportamental e Hipnoterapeuta. Os medicamentos que está tomando, não são indicados para esse caso especificamente. Paz e Bem!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Sim, é possível. Os sintomas depressivos geralmente variam de intensidade ao longo do dia. Tem depressoes onde o paciente se sente pior de manhã e melhora ao longo do dia e depressoes que o paciente acorda melhor e piora ao longo do dia.
Pode ser necessário 3 a 4 semanas para o medicamento antidepressivo como a Sertralina passe apresentar efeito e redução dos sintomas depressivos. Na depressão clássica (melancólica) os sintomas depressivos são mais intensos pela manhã; já sintomas depressivos mais intensos no final do dia, para alguns autores, pode ser um indício de depressão bipolar e requer um tratamento diferente.
Recomendo aliar ao tratamento medicamentoso a Psicoterapia para autoconhecimento.
Isto vai auxiliar a entender seus aspectos psico emocionais e adquirir maior equilíbrio para a vida pessoal e profissional.
Abraços
Sim, os medicamentos estão interferindo e vão surtir os efeitoseus esperados. Porém, é necessário o tratamento psicológico concomitante. O tratamento medicamentoso ajuda a estabilizar o sintoma mas a psicoterapia ajuda a tratar a causa da depressão.
Efeitos como esse podem ocorrer sim, especialmente se estiver no início do tratamento, pois o antidepressivo leva uns 20 dias para fazer efeito. A depressão, contudo, não é algo puramente organica, os sintomas estão ligados a situações das nossas vidas. Muitas vezes, determinados horários podem evocar tais sintomas por motivos que você talvez não tenha consciência. De qualquer forma, você já está fazendo um bom papel tomando consciência desses efeitos e percebendo a frequencia e momentos em que ocorre. Com isso em mente, converse seu psiquiatra para lidar com a parte medicamentosa, e com seu psicólogo para que juntos possam te ajudar a entender esses sintomas, e a depressão em geral, de maneira mais ampla em sua vida. Fique atento(a) ao quanto "livrar-se da depressão" pode estar se tornando o foco da sua vida. Em um processo terapeutico de abordagem comportamental, olhamos para seus sintomas com cuidado, mas olhamos principalmente para a vida que você quer de fato viver, uma vida baseada em construir, adicionar elementos importantes, e não em apenas remover sentimentos, emoções. Essa tem sido uma abordagem que tem gerado muitos resultados positivos, e verificados cientificamente. Forte abraço e coragem na sua jornada!
Boa noite, se o medico prescreveu esses medicamentos significa que ele percebeu sintomas de depressão em tua vida, portanto, é preciso estar esclarecendo todas suas duvidas com ele para ter mais consciência de te e de quais atenções teu corpo precisa. O importante é tomar consciência de nos mesmos, saber usar esses medicamentos para que se tornem mais eficazes num menor tempo possível e alcançar a cura. Abraços

Especialistas

Débora Lopes

Débora Lopes

Psicólogo

Caxias Do Sul

Rosane Silva

Rosane Silva

Psicólogo

Salvador

Lisarb Ribeiro

Lisarb Ribeiro

Psicólogo

Caxias Do Sul

Jonatan Ribeiro

Jonatan Ribeiro

Terapeuta complementar

Rio de Janeiro

Amanda Yuki Nakashima de Oliveira

Amanda Yuki Nakashima de Oliveira

Psicólogo

Taubaté

Regiane A Perli Simão

Regiane A Perli Simão

Psicólogo

Atibaia

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1150 perguntas sobre Depressão
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.