Dúvida: dizem que o sexo nunca deveria ser dolorido, nem na 1 vez para a mulher. Demorei algum tempo

6 respostas
Dúvida: dizem que o sexo nunca deveria ser dolorido, nem na 1 vez para a mulher. Demorei algum tempo para concluir minha 1 relação, pois sentia dor e após ainda foi desconfortável algumas vezes apesar de ter orgasmo no final. Depois melhorou. Teve alguma coisa a ver com vaginismo ou é normal?
Olá. Ter dor na relação não é normal. Não é o momento de ter dor.
Diversas patologias podem gerar dor na relação: endometriose, doença inflamatória pélvica, varizes pelvicas, etc.
O vaginismo é a impossibilidade de penetração. Se você consegue ter penetração não tem vaginismo.
A sua avaliação clínica através da história clínica e exame físico é fundamental para o diagnóstico. Os exames de imagem como ultrassom podem ser importantes.
A fisioterapia pode ser usada no tratamento.
Agende uma consulta com o seu médico. Converse com o seu médico. Esclareça suas dúvidas. Invista na melhora da sua vida sexual.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Bom dia!
Não é normal ter dor na relação sexual em nenhuma situação.
O vaginismo se caracteriza, principalmente, por uma tensão aumentada na musculatura ao redor da vagina e dor na tentativa da penetração. Essa dor e tensão causam medo para uma nova tentativa e assim se faz um ciclo negativo de medo, tensão e dor.
Procure um ginecologista para afastar causas orgânicas e a Fisioterapia Pélvica que tem recursos para te ajudar no tratamento.
Seria interessantíssimo você primeiramente agendar uma consulta com seu ginecologista e por os exames em dia para afastar a hipótese de qualquer doença ginecológica. Caso não haja nenhum diagnóstico que justifique, eu sugiro uma avaliação da musculatura íntima que é realizado por uma fisioterapeuta pélvica, pois esse desconforto pode ser causado pelo aumento do tônus da musculatura interna ou externa do assoalho pélvico (dispareunia, vulvodinea). Quando a penetração é possível (mesmo que dolorosa) não é classificada como vaginismo, mas se não cuidada ela pode chegar a evoluir para um.

O tratamento irá relaxar e alongar a musculatura tensa, permitindo que você consiga ter penetrações prazerosas. Diga todas as orientações e tenha paciência, que os resultados virão. Boa recuperação, espero ter ajudado!
É normal nas primeiras tentativas de penetração você sentir dor.
Normal pelo nervosismo e tensão de uma situação nova e desconhecida.
Esse incômodo passa.
Se a dor persistir aí sim você pode pensar em dispareunia ou vaginismo.
Deve se levar em consideração também quanto tempo levou esse processo, ao que parece essas foram a sua primeira relação sexual e as praticas seguintes, se for desta forma a dor pode não ser nada muito anormal dado fatores emocionais como ansiedade, tensão, falta de experiencia... Você não falou também a respeito da sua lubrificação se estaria normal ou não, mas de qualquer forma um ida ao "gineco" seria importante ate mesmo porque se esta iniciando uma nova fase da sua vida e cuidados são muito mais do que bem vindos eles são realmente importantes.
Suas dores podem estar associadas a questões físicas, sexuais ou emocionais. Por isso a importância do acompanhamento multifuncional com a ginecologia, fisioterapia e psicologia. Dor ou desconforto não fazem parte do ato sexual podendo gerar um desenteresse e um prejuízo nesse área da sua vida. Busque ajuda.

Especialistas

Gel Salles

Gel Salles

Sexólogo

Salvador

Gabriella Gomes Monteiro

Gabriella Gomes Monteiro

Psicólogo

São Luís

Keila Colussi

Keila Colussi

Fisioterapeuta

Florianópolis

Alessandra Cássaro

Alessandra Cássaro

Psicólogo

Maringá

Amanda Baroni

Amanda Baroni

Fisioterapeuta

Camaçari

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 46 perguntas sobre Vaginismo
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.