Durmo assistindo televisão e o que estiver passando na televisão entra no meu sonho em vários aconte

10 respostas
Durmo assistindo televisão e o que estiver passando na televisão entra no meu sonho em vários acontecimentos , isso é normal?
Olá! Sim, para a psicanálise os sonhos são uma mistura dos nossos desejos, traumas inconscientes com restos do nosso dia que se misturam e sofrem distorções do nosso ego( instância psíquica da realidade) como forma de tornar algo suportável de ser lembrado. Caso essa situação esteja causando incômodo sugiro que busque um psicanalista para que possa ter um espaço de escuta sensível e acolhimento para essa questão. Espero ter ajudado, estou á disposição!

Olá! Sim, é completamente normal. Esses elementos de nossos sonhos são os que chamamos de "restos diurnos" ou "tagerest". Eles são um importante material que, por não terem um significado importante, podem ser retomados numa nova organização e num novo sentido para dizer algo que, às vezes, nossa consciência desaprova enquanto estamos acordados. Um abraço!
Boa noite! O conteúdo que você assiste na TV antes de dormir, assim como fragmentos do dia, se misturam com produções inconscientes suas (aqueles sonhos que não se sabe bem de onde vem, as vezes estranhos, as vezes familiares). Essa última parte é a que tem mais a ver com você, com o seu enigma particular. Na psicanálise esses sonhos são ainda mais relevantes quando contados nas sessões. O fato de você ter curiosidade sobre seus sonhos pode ser um indicativo de que há algo aí do seu inconsciente querendo "fazer contato"

Olá, boa noite! É interessante como a televisão pode influenciar os nossos sonhos. Na psicanálise, acreditamos que o sonho é uma manifestação do inconsciente, uma forma de expressão de desejos, conflitos e experiências que muitas vezes estão além da nossa consciência. O que acontece enquanto adormecemos, como o som da televisão, pode ser incorporado ao sonho porque o inconsciente está sempre ativo, interpretando e lidando com estímulos externos e internos.
Isso ser visto como uma mistura entre o que está sendo processado externamente e os conteúdos internos que emergem durante o sono. Isso não é necessariamente anormal. Porém, o mais intrigante seria entender o que nos seus sonhos está sendo ativado por esses estímulos. O que eles revelam sobre suas ansiedades, desejos ou pensamentos? Talvez haja mais camadas a serem descobertas. Fico a disposição.
Na perspectiva psicanalítica, o que você descreve pode ser entendido como uma manifestação do que Freud chamou de "conteúdo manifesto" do sonho, que é o conteúdo superficial e direto. O estímulo externo, como sons ou imagens da televisão, pode influenciar a formação dos sonhos, sendo incorporado aos seus símbolos e narrativas oníricas. Isso é comum, pois os sonhos tendem a integrar estímulos sensoriais e questões inconscientes de maneira simbólica.

Ao mesmo tempo, o "conteúdo latente" do sonho, ou seja, os desejos inconscientes, conflitos e emoções que estão sendo processados pela mente durante o sono, podem se misturar com essas influências externas, criando um cenário em que elementos da televisão se entrelaçam com questões mais profundas. É uma maneira da mente trabalhar e simbolizar conteúdos psíquicos em resposta a estímulos externos.

Fico a disposição!
Sim, muito normal. Fique tranquilo(a) quanto a isso. Só seria preocupante se esses sonhos prejudicassem as suas atividades diárias ou, de alguma forma, interferissem na sua qualidade de vida. Abraço!
Os sonhos são, em parte, construídos com fragmentos do dia. Podem vir com fragmentos do que foi visto, junto com algumas coisas que aconteceram de verdade. Em geral são meio confusos, não tem necessariamente uma ordem lógica.
Sim, é normal. Além do que vc viu na TV, outros elementos do nosso cotidiano se misturam para tentar através do sonho, dizer algo sobre questões inconscientes que encontram nele, uma forma para falar sobre aquilo que reprimimos e que nossa consciência rechaça.
Além dos sonhos, outros aspectos(sintomas) também tentam falar sobre o que está reprimido. O trabalho em análise objetiva trabalhar questões que por estarem reprimidas nos angustiam.
Sim, no olhar psicanalítico, é absolutamente normal que elementos externos, como o som ou imagens de um filme, sejam incorporados nos sonhos. Isso ocorre porque o inconsciente tende a integrar estímulos externos ao conteúdo dos sonhos, muitas vezes misturando-os com desejos, ansiedades ou memórias pessoais. O que você vivenciou é uma forma de associação livre do inconsciente, utilizando o filme como material onírico.
Sim ! É bastante comum que o que estamos assistindo na televisão ou ouvindo antes de dormir influencie nossos sonhos. Quando você adormece, seu cérebro continua processando as informações que recebeu durante o dia, e isso pode se manifestar nos sonhos.

Os sonhos muitas vezes incorporam elementos do nosso ambiente, incluindo sons e imagens. Por exemplo, se você está assistindo a um filme ou programa de TV emocionante, pode acabar sonhando com personagens ou situações semelhantes. Isso acontece porque, durante o sono, especialmente na fase REM (movimento rápido dos olhos), o cérebro está ativo e criando narrativas a partir das memórias e experiências recentes.

Se isso não estiver te incomodando e você achar interessante como a TV influencia seus sonhos, não há motivo para se preocupar. Mas se em algum momento você sentir que isso está afetando a qualidade do seu sono ou causando ansiedade, pode ser uma boa ideia repensar seus hábitos antes de dormir. Se quiser conversar mais sobre isso ou compartilhar algumas experiências de sonhos, estou aqui!