Durante uma crise de ansiedade a sensação de "glote fechada" é apenas uma sensação mesmo ou ocorre

9 respostas
Durante uma crise de ansiedade a sensação de "glote fechada" é apenas uma sensação mesmo ou ocorre alguma alteração física no momento da crise?
Quando ocorre uma crise de ansiedade, vários sintomas são descritos além dos respiratórios que se alteram também. Sudorese, taquicardia, sensação de desmaio, tremores e espasmos estomacais que podem provocar vômitos, dores de barriga e outras reações.
Como a respiração se altera, a sensação de falta de ar, de não conseguir respirar acompanhado dos espasmos, pode dar essa sensação de que a glote pode fechar, mas quando se trata de ansiedade é somente uma questão de tempo, para que os sintomas diminuam até desaparecerem. Claro, que por ser tão desconfortável, recomenda-se tratamento tanto medicamentoso quanto pela Terapia Cognitivo Comportamental, especialmente indicado para o treinamento e controle das crises.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Os sintomas descritos são comuns a quem sofre de síndrome do pânico, acarretados por uma forte ansiedade a qual o corpo visa proteger, desencadeando os sintomas. Contudo é diferente uma forte crise de ansiedade da síndrome do pânico, deve-se levar em consideração a frequência que ocorre, o que a desencadeia e quão paralisantes são os seus sintomas. Taquicardia e falta de ar geralmente são vistos por quem rodeia esta pessoa passando pela ansiedade, então sim, o corpo responde a aquela angústia não só trazendo sensação de desconforto, mas realmente há o sintoma desconfortável ali.
O tratamento geralmente é em conjunto de psiquiatra e psicólogo, pois muitas vezes a medicação é interessante em ser usada. Por meio da psicoterapia pode-se fazer com que o paciente tenha a noção que o que desencadeia seus sintomas é a própria mente, então deve desenvolver a capacidade de auto gerenciamento para "evoluir" para apenas uma ansiedade normal.
Olá,
essa sensação de "aperto" na garganta, ou de "sufocamento" é muito comum em quadros ansiosos (TAG, Transtorno de pânico, Transtorno de ansiedade social e outros), em quadro depressivos, podendo ocorrer também em situações em que nos deparamos com eventos "aversivos".
É decorrente de uma descarga adrenérgica que o corpo produz, involuntariamente, quando se sente "ameaçado".
Caso você já tenha sido avaliado por um clínico e realizado exames de investigação adequados que descartaram qualquer alteração, essa sensação não irá provocar danos físicos urgentes em você.
É necessário, sim, a procura de um especialista para diagnóstico e tratamento desse quadro, visando diminuir ao máximo esse tipo de sintoma e ajudando você a conquistar seus objetivos com menos sofrimento e mais prazer.
Um abraço.
Olá. Sim, pode ocorrer alteração física no organismo em momento de ansiedade e também em outros tipos de patologia psíquica.
O DSM-5 aponta sobre o CID F45, "Transtornos Somatoformes", que são doenças mentais que causam sintomas corporais.
A pessoa que sofre transtornos Somatoformes não finge seus sintomas, as alterações físicas são reais, inclui dores, inflamações, pulsação, falta de ar, problemas gastrintestinais e sexuais, dentre outros sintomas.
O processo de fsicoterapia pode ajudar na investigação sobre a origem de tais sintomas e atuar na redução propiciando bem estar ao paciente.
Pelos sintomas citado pode ser ansiedade generalizada ou início do Transtorno do Pânico, lembrando que somente sintomas mesmo, mas para quem está sentindo é como se fosse o físico que está falhando. Vale ressaltar que você deve procurar um psiquiatra para avaliar melhor seu caso e um psicólogo para estar lhe acompanhando para que você entenda essas crises em que momentos elas costumam surgir e como você pode lidar melhor com tudo isso. Fique bem!
Nosso corpo é um só. Não podemos separar a mente de nossos músculos, membros, pele, osso e etc.
Quando estamos diante de um quadro de extrema ansiedade, nossa mente responde de maneiras diferentes: pupilas se dilatam, adrenalina é liberada no sangue, taquicardia.
Portanto é possível sim que algumas pessoas ao ter uma crise de ansiedade possam ter a glote "fechada" de modo totalmente involuntário. Outros podem só ter mesmo uma sensação de que a garganta se fechou.
Olá...mais de 50% da população mundial enfrentará algum transtorno de ansiedade em algum momento da vida. De modo objetivo e simples, a ansiedade está caracterizada pelo medo de algo que ainda possa vir a acontecer. E sim, crises de ansiedade podem provocar reações físicas, é uma maneira do corpo gritar por socorro. A crise de ansiedade determina uma espécie de pane em todo o seu sistema de funcionamento, são evidências de que sua vida está em pleno desequilíbrio e descontrole. Nestes casos é fundamental o acompanhamento psicológico e psiquiátrico. Inicialmente tentar manter-se calmo pode ser de grande ajuda.
A ansiedade é uma resposta normal do organismo a uma situação ameaçadora/desafiadora, ela tem uma função importante na vida dos indivíduos pois nos deixa alertas e prontos para enfrentar rapidamente situações que podem ser prejudiciais. (Ela fazia parte do sistema de defesa dos homens primitivos, que viviam sempre em ameaças). Nos dias atuais, com a mudança para a vida na cidades, e novas formas de proteção da vida social, os sofrimentos causados pela ansiedade "patológica", ou seja, do sujeito que se encontra em situações onde aparentemente não se encontra em conflito, disparam os mesmos sistemas corporais para uma fuga/conflito (motivados pelo stress da vida moderna, questões individuais). Nesse sentido, uma crise da ansiedade corresponde as respostas fisiológicas do organismo para enfrentar possíveis desafios, e apesar de muito incomodas e muitas vezes assustadoras, não costumam trazer prejuízos a vida do sujeito. Entretanto, cada caso é preciso ser escutado/ avaliado com cuidado.
Em uma crise de ansiedade, há um grande abalo emocional forte e angustiante, onde acarreta alterações físicas. Como já foi mencionado nos comentários dos colegas. Existem vários sintomas que a pessoa passa a ter e um deles é a sensação de a "glote fechada".
Mas isso é somente uma sensação, um sintoma da crise de ansiedade, que após um período, a ansiedade diminuindo, todos os sintomas desaparecem. Portanto o mais importante é buscar ajuda de um médico psiquiatra e um psicólogo e fazer o tratamento em conjunto. Caso necessário o médico irá receitar uma medicação para te ajudar a combater essa ansiedade e essas crises, e o tratamento com o psicólogo irá te ajudar a lidar e a entender essas crises, a identificar o que as acarreta e como reagir com essas questões. Tudo isso para que você possa ter uma melhor qualidade de vida com menos sofrimento.

Especialistas

Débora Lopes

Débora Lopes

Psicólogo

Caxias Do Sul

Rosane Silva

Rosane Silva

Psicólogo

Salvador

Lisarb Ribeiro

Lisarb Ribeiro

Psicólogo

Caxias Do Sul

Jonatan Ribeiro

Jonatan Ribeiro

Terapeuta complementar

Rio de Janeiro

Amanda Yuki Nakashima de Oliveira

Amanda Yuki Nakashima de Oliveira

Psicólogo

Taubaté

Regiane A Perli Simão

Regiane A Perli Simão

Psicólogo

Atibaia

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1037 perguntas sobre Ansiedade
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.