Durante o uso da Sertralina pode ocorrer a falta de libido na mulher?

2 respostas
Durante o uso da Sertralina pode ocorrer a falta de libido na mulher?
Sim, esse é um efeito colateral comum com muitos antidepressivos, inclusive com a sertralina. Quando isso acontece existem vários caminhos que podem ser seguidos, desde a redução de dose, associação com outro medicamento ou a substituição por outro antidepressivo que não cause esse efeito. A melhor conduta a seguir depende de cada caso e deve ser algo a ser decidido entre o médico e o paciente avaliando as vantagens de desvantagens de cada abordagem para o seu caso em particular.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?

Olá!

Sim, a falta de libido pode ocorrer durante o uso de sertralina, tanto em mulheres quanto em homens. Esse é um efeito colateral relativamente comum dos inibidores seletivos da recaptação de serotonina (ISRS), grupo ao qual a sertralina pertence.

A diminuição da libido pode incluir:

Redução do desejo sexual;
Dificuldade em atingir o orgasmo;
Menor causado durante a relação.
Esses efeitos variam de pessoa para pessoa, sendo mais intensos em alguns casos e inexistentes em outros. A boa notícia é que, em muitos pacientes, esses sintomas podem diminuir ao longo do tempo, conforme o corpo se ajusta ao medicamento.

O que você pode fazer:

Informe o médico que acompanha seu tratamento: Ele pode avaliar se é necessário ajustar a dose, trocar a medicação ou incluir estratégias específicas para minimizar esse efeito colateral.
Avalie o impacto no seu dia a dia: Se a falta de libido está interferindo significativamente na sua qualidade de vida ou de relacionamentos, isso deve ser levado em consideração no ajuste do tratamento.
Não interrompa o uso por conta própria: Parar a sertralina abruptamente pode causar efeitos adversos e piora dos sintomas originais.
Converse com o médico para encontrar a melhor solução para o seu caso, mantendo o equilíbrio entre os benefícios do tratamento e possíveis ajustes necessários.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 2680 perguntas sobre Cloridrato De Sertralina
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.