Dr. Tenho surdez desde pequeno por conta de uma infecção. Quando jovem fui ao otorrino na qual me

3 respostas
Dr.
Tenho surdez desde pequeno por conta de uma infecção. Quando jovem fui ao otorrino na qual me disseram que o tímpano calcificou. Isso a 46 anos atrás. Pergunto: timpanoplastia devolveria pelo menos 50% da minha audição?
Importante acrescentar algumas coisas, caro amigo:

a primeira delas é que dificilmente a sua perda auditiva, se desta monta é, seja exclusivamente devida ao comprometimento da membrana timpânica seja por perfuração ou calcificação (timpanoescleros);

a segunda: as timpanoplastias visam essencialmente restitui a integridade da membrana, dificilmente trazem o paciente a uma condição de melhora efetiva da audição mesmo com a boa pega do enxerto;

e finalmente, pacientes com idade superior a 40 anos apresentam uma capacidade de ter adesão ao enxerto muito menor e, assim, chances reduzidas de êxito com esta cirurgia.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Prezado paciente. Antes de mais nada é necessário que você faça uma nova audiometria para avaliar o tipo e grau da sua perda auditiva, é só assim, junto com o exame físico do seu ouvido, propor um tratamento adequado. Pequenas calcificações no tímpano em geral não costumam alterar a audição; pode ser que esta não seja a principal causa da surdez. Procure um otorrinolaringologista para fazer uma avaliação. Um abraço.
Prezado, em primeiro lugar, é fundamental uma avaliação audiológica para vermos como está sua perda e a causa se tem haver ou não com estas calcificações e também uma avaliação clínica para a partir daí podermos definir quer tipo de conduta se pode tomar

Especialistas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 134 perguntas sobre Timpanoplastia (Outros Tipos Unilateral)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.