Dr,sinto dor física quando vejo alguém se machucando,é semelhante a dor de um choque elétrico,existe

16 respostas
Dr,sinto dor física quando vejo alguém se machucando,é semelhante a dor de um choque elétrico,existe alguma explicação pra isso?
Olá, tudo bem?
Essa sensação da dor física é conhecida como " dor compartilhada" é uma espécie de empatia. Ainda existem poucos estudos acerca do assunto, o que a ciência sugere até então, é que isso ocorre devido os "neurônios espelhos" que são ativados quando executam uma ação e quando observa outra pessoa fazendo a mesma ação. Isso ajuda a criar empatia, permitindo-nos sentir o que a outra pessoa está sentindo. No caso da sua sensação de dor física comparada ao choque elétrico pode está relacionado a capacidade dos seus "neurônios espelho" de se colocar no lugar da pessoa que se machuca, fazendo com que vc sinta a dor.

Seria importante que você passasse para uma avaliação psicológica para entender o contexto dessa dor e nos momentos desencadeados quais são os fatores precipitantes para, só a partir daí, poder ter uma explicação.
Existe sim. É normal e natural. Algumas pessoas, ou talvez muitas, não sei falar com precisão, tem essa sensibilidade. Quando assisto a jogos de futebol e vejo uma pancada dura, eu mesmo sinto. Não é porque sou psicólogo que sou desprovido de sensibilidade. Há pessoas que se imaginam caindo e sente a queda estando deitada e imaginando. Se isso estiver causando prejuízo para o seu cotidiano, talvez seja melhor procurar ajuda. Disponho-me bem como outros na rede. Espero ter ajudado.
Olá! É normal sim sentirmos tanto dor física, quanto emocional pois somos seres humanos e sentimos empatia pelo outro, como os colegas colocaram acima. Se estiver trazendo algum prejuízo à sua vida, sugiro procurar um psicólogo para avaliação. Um abraço!
Olá, como está?
Existem pessoas que são mais sinestesicas, ou seja, os seus sentidos misturam-se com o do outro, em vez de ambos serem percebidos separadamente. É uma alteração sensorial!
Eu sugiro que procure um Neurologista para investigar a resposta do seu cérebro à dor e um profissional de saúde mental, uma vez que perceber-se na dor do outro pode ser desgastante. Abraços!
Essa sensação física de dor ao ver alguém se machucando pode ser explicada pela ativação do sistema de empatia e pelo condicionamento associativo entre a visão do sofrimento alheio e a resposta física de dor. É normal e natural. Seria interessante agendar uma consulta! Abraços
Olá, como está?
Aparentemente existem algumas questões que podem ser elaboradas por você em uma terapia aí, algo em torno de como lidar com a dor do outro, a dor que vem do outro, quais os significados da dor e de como ajudar uma outra pessoa, como questões em torno de sofrimentos físicos se associam para você, creio que a melhor resposta seja, busque uma terapia e fale mais sobre isso, em alguns momentos será inevitável a dor.
Espero ter ajudado.
Olá. A sensação de sentir dor física quando vemos alguém se machucando é conhecida como "dor empática" ou "dor vicária". A empatia é a capacidade de entender e compartilhar as emoções e sensações de outra pessoa, como se fossem nossas. Quando vemos alguém se machucando, nosso cérebro ativa uma área chamada de "sistema de espelho". Em alguns casos extremos, a dor empática pode causar desconforto ou ansiedade excessiva. Nesses momentos, é essencial buscar apoio psicológico adequado para lidar com essas emoções. Sempre à disposição.
Bom dia
Diagnóstico sem ser avaliado, não é possível sem informações mais adequadas. Sugiro agendar consulta com psicólogo experiente para saber o que realmente tem e as possibilidades de encontrar uma solução.

Várias hipóteses podem ser levantadas contudo, somente num precesso de PSICODIAGNÓSTICO é possivel ser mais preciso. Te desejo boa sorte @lysipsicologa
Sim é possível sentirmos a dor do outro tanto na mente como no corpo.
è porque somos seres sociais e empáticos.
O interessante é observarmos se existe uma região mais comum que ocorra essa sua dor empática.
Por exemplo, quando eu vejo pessoas sentindo dores nos olhos que os fazem lacrimar, eu quase imediatamente sinto o mesmo sintoma. Os olhos são uma região no meu corpo em que tenho hipersensibilidade, até porque
os uso como conexão com meus pacientes, ou porque os uso no ato de fotografar.
O fenômeno que você descreve, onde você sente dor física ao ver alguém se machucando, é conhecido como "dor empática" ou "dor vicária". Isso ocorre quando a empatia que você sente pela pessoa que está sofrendo é tão intensa que seu próprio corpo reage de maneira semelhante à dor física.

Essa resposta empática é uma parte natural da experiência humana e demonstra a capacidade de se conectar emocionalmente com os outros. A dor empática é mais comumente relatada por pessoas altamente empáticas.

Não é incomum, mas pode ser desconfortável em algumas situações. Se isso está afetando sua qualidade de vida ou causando angústia significativa, pode ser útil explorar essa reação com um profissional de saúde mental, como um psicólogo. Eles podem ajudar a entender melhor essa resposta empática e oferecer estratégias para lidar com ela de maneira saudável. Lembre-se de que estou aqui para fornecer apoio adicional, se necessário.
Empatia é a capacidade que uma pessoa tem de sentir e se colocar no lugar de outra pessoa, como se estivesse vivendo a mesma situação.
Empatia emocional: Intimamente relacionada à empatia cognitiva, a empatia emocional é a capacidade de realmente sentir o que outra pessoa sente ou pelo menos sentir emoções semelhantes às suas. Na empatia emocional, há sempre algum nível de sentimentos compartilhados.
Estou disponível para te atender e esclsarecer suas dúvidas.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 130
Olá como vai?

O que está a descrevendo é conhecido como dor empática ou dor emocional. A dor empática ocorre quando observamos alguém sofrendo e sentimos uma resposta física ou emocional semelhante à dor que a pessoa está experienciando. Esta resposta pode manifestar-se de várias formas, desde uma sensação física de desconforto até uma experiência emocional intensa.

A explicação para este fenómeno está relacionada com a forma como o cérebro processa a empatia e a conexão com os outros. Quando observamos alguém em sofrimento, o nosso cérebro pode ativar as mesmas áreas que seriam ativadas se estivéssemos a experienciar essa dor nós mesmos. Isso pode resultar numa resposta física semelhante à dor, como a sensação de um choque elétrico ou de desconforto físico.

A dor empática é uma resposta natural e saudável à percepção do sofrimento alheio e é uma parte importante da empatia humana. No entanto, se estiver a sentir esta dor de forma intensa ou frequente, pode ser útil discuti-la com um profissional de saúde mental para explorar formas de lidar com essa resposta emocional e garantir o seu bem-estar emocional. Te desejo um feliz dia!!!

Olá, Creio que meus colegas de profissão trouxeram em sua pergunta bastante conteúdos para lhe confortar e ajudá-lo compreender que o que você está sentindo está dentro do esperado para um ser humano, inteligente emocionalmente, empático e sensível ao mundo em seu redor.
A sensação de dor física que você descreve ao ver alguém se machucando é um fenômeno bastante interessante e é geralmente relacionado ao que chamamos de "dor empática" ou "dor compartilhada". Este é um aspecto da empatia que algumas pessoas experimentam de maneira mais intensa, e tem bases neurobiológicas que podem explicar sua ocorrência.

Neurônios-espelho: Uma das explicações mais aceitas para esse tipo de experiência envolve o que são conhecidos como neurônios-espelho. Estes são neurônios no cérebro que reagem não só quando você executa uma ação, mas também quando você observa outra pessoa executando essa ação. No contexto de ver alguém se machucar, os neurônios-espelho podem ativar as áreas do cérebro associadas à dor, fazendo com que você "sinta" a dor de maneira semelhante, mesmo que você não esteja fisicamente ferido.

Empatia e sensibilidade emocional: Pessoas que são particularmente empáticas ou emocionalmente sensíveis podem ter respostas mais fortes a ver outros em dor ou sofrimento. A intensidade dessa experiência pode variar de uma sensação leve de desconforto a sensações físicas reais de dor, como as que você descreve.

Síndrome da Dor Espelho: Embora menos comum, existe também um fenômeno conhecido como "síndrome da dor espelho", onde a dor é experimentada em uma parte do corpo que espelha a parte lesada em outra pessoa. Este é um exemplo extremo e raro de dor empática.

Se essas experiências são frequentes e intensas a ponto de serem perturbadoras ou afetarem sua qualidade de vida, pode ser útil discutir isso com um médico ou psicólogo. Eles podem ajudar a avaliar e entender melhor a natureza de suas reações e sugerir maneiras de gerenciar a intensidade dessas respostas. Por exemplo, técnicas de mindfulness e de gestão da ansiedade podem ser úteis para regular a resposta emocional e reduzir a sensação de dor empática.

Por fim, embora a dor empática possa ser desconfortável, ela também é um testemunho da sua capacidade de conectar-se profundamente com os outros, o que é uma característica valiosa em muitos contextos sociais e relacionais.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!