Dr. Fiz psicoterapia durante 26 anos. O motivo foi o fim de um relacionamento. O homem casou, criou
13
respostas
Dr. Fiz psicoterapia durante 26 anos. O motivo foi o fim de um relacionamento. O homem casou, criou os filhos e esse problema, persistia na sessão de terapia. Não consegui ter outro relacionamento. Depois que comecei a tratar, não tive mais contato social. Não fiz mais amizades. Que posso fazer?
Parece que o problema não foi apenas o fim desse relacionamento em si, mas o significado que você deu ao término. Pelo o que você descreve pode ter gerado medo de entrega, uma postura defensiva impossibilitando não apenas outros relacionados futuros mas até mesmo amizades para que você possa seguir sua vida, além disso tudo ser fonte de sofrimento. Descobrir os significados dados ao que aconteceu, as ideias formadas é o primeiro passo para dissolver essas crenças nocivas.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, além da psicoterapia eu utilizo em meus atendimento uma ferramenta terapêutica chamada Hipnose Clínica, com ela, conseguimos realmente cortar os laços efetivos e todos os resquícios desse ex-relacionamento, para que você possa se sentir livre, restabelecendo sua auto-estima para que você possa se permitir conhecer novas pessoas e ter novas experiências em relacionamentos mais leves e saudáveis. Qualquer dúvida estou a disposição.
Me chama bastante a atenção você ter realizado tanto tempo de terapia com a sua situação não evoluindo. Salvo engano, me parece que houve manutenção do seu sofrimento ou mesmo uma piora em outros aspectos relacionados. Eu desconheço detalhes da condução terapêutica e do seu caso, então seria difícil sugerir algo preciso a você. No entanto eu vou ser um pouco arriscado na minha colocação porque acho pertinente levantar essa reflexão em situações como essa: você já considerou uma mudança de profissional que te atende ou mesmo da abordagem de psicoterapia? Pode parecer uma mudança simplória, mas é provável que com um profissional com boa técnica e experiência se consiga resultados efetivos sem recorrer a recursos alternativos, frequentemente com validade duvidosa. Um processo psicoterapêutico com avaliação cautelosa e bem conduzido deve trazer evolução em casos como o seu, em geral.
Bom, 26 anos com um profissional e nenhum resultado, sugiro que mude de profissional e não desista de buscar tratamento psicológico. Pelo que li, a Sra. precisa de um(a) Psicologo(a). Abcs
Olá!
A psicoterapia, terapia, análise, tem como objetivo lhe ajudar no processo de crescimento emocional e comportamental. Imagino que você tenha se desenvolvido de alguma forma, com a ajuda de sua Psicóloga. Entretando, caso deseje experimentar uma nova abordagem, procure um outro profissional em sua cidade. Muitas vezes o paciente por não se identificar com a abordagem ou a forma de trabalhar de seu psicoterapeuta, pode se movimentar com mais dificuldades, mesmo que o psicólogo seja um bom profissional. Não desista de você! Basta um passo de cada vez.
Espero ter lhe ajudado!
Atenciosamente,
Dra. Cirene Valadão Psicóloga/Neuropsicóloga/ Psicoterapeuta de Casal e Família.
A psicoterapia, terapia, análise, tem como objetivo lhe ajudar no processo de crescimento emocional e comportamental. Imagino que você tenha se desenvolvido de alguma forma, com a ajuda de sua Psicóloga. Entretando, caso deseje experimentar uma nova abordagem, procure um outro profissional em sua cidade. Muitas vezes o paciente por não se identificar com a abordagem ou a forma de trabalhar de seu psicoterapeuta, pode se movimentar com mais dificuldades, mesmo que o psicólogo seja um bom profissional. Não desista de você! Basta um passo de cada vez.
Espero ter lhe ajudado!
Atenciosamente,
Dra. Cirene Valadão Psicóloga/Neuropsicóloga/ Psicoterapeuta de Casal e Família.
Ache um psicologo especializado em psicoterapia competente. Faca terapia. Voce precisa superar os traumas com relacionamento. Desenvolva sua capacidade na area social. Relacionamento e algo de valor na vida mas e preciso aprender competencias nesta area. Leia livros que ajudam. Um famoso e COMO FAZER AMIGOS E INFLUENCIAR PESSOAS . Existe cura.
Sugiro uma avaliação psicológica de outro profissional para compreender o motivo da ineficácia do tratamento. Causa estranheza o fato de não ter conseguido elaborar o luto da separação depois de tantos anos de terapia. Interessante que continue o tratamento com psicóloga(o) preferencialmente que atue na abordagem cognitiva comportamental.
Eu sugiro que você continue com terapia, mas busque outra abordagem. A terapia cognitivo comportamental, por exemplo, é uma abordagem muito dinâmica, baseada em evidências e com excelentes resultados para mudança de comportamento e melhora nos relacionamentos interpessoais. E o tratamento geralmente é breve. Boa sorte.
Se já parou a terapia que fez e, está interessada em rever a sua vida, pode voltar para o trabalho!!!!
Não desista de procurar orientação com um profissional que vá de encontro aos seus objetivos. A Terapia Cognitivo Comportamental por te ajudar bastante.
Olá, sugiro que retome com a Psicoterapia, que busque compreender o que significou este relacionamento e o termino dele em sua vida, para que encontre uma forma de seguir em frente mais saudável pra você. Um abraço!
Muitas vezes as pessoas preferem ficar numa situação que traz insatisfação a enfrentar o medo do novo. O medo nos imobiliza, e às vezes só uma situação insuportável nos faz encará-lo de frente. Quem sabe tenha chegado a hora, e a terapia seria um auxílio importante nessa empreitada.
Com certeza você frequentou um consultório de psicoterapia, mas isso não quer dizer que fez psicoterapia.
Agora, identificado um problema, talvez seja hora de procurar uma psicanalista.
Boa sorte!
Agora, identificado um problema, talvez seja hora de procurar uma psicanalista.
Boa sorte!
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Quais as principais diferenças entre Tratamento Psiquiátrico e Tratamento Psicológico?
- Olá, eu percebi uma coisa, eu sinto muitas empatia, o problema é que tenho empatia por pessoas que me fizeram mal ou já me assediaram. E eu fico me sentindo mal por elas e por mim e ao mesmo tempo que tenho nojo delas eu tenho empatia. E isso tá me deixando mal, pq eu não deveria sentir pena por pessoas…
- Boa noite ! passei por uma separação e para mim está sendo difícil sair para me divertir, devido a várias perguntas porque o marido não veio, me sinto mal, e a vontade é de voltar pra casa, isso é normal ?
- Existe relação abusiva dentro da relação terapeuta-paciente? Como saber se estou em uma?
- Como superar um término, ao ter sido abandona de um dia pro outro ?
- Olá! A minha questão é a seguinte: Tenho atualmente 21 anos e, desde 2021 , não consigo morar muito tempo em um local. A minha mudança constante começou faz quase 4 anos e até hoje já morei em 5 cidades diferentes. Hoje em dia moro "sozinha", mas também já tenho a ansia de mudar de novo; me vejo fazendo…
- Entrei na fase idosa e tenho tido muita dificuldade de relacionar com minha mãe que é 23 anos mais que eu,como resolver essa questão sem essa culpa terrível?
- Tenho tido muita instabilidade emocional: frieza, falta de empatia, egocentrismo, obsessivo, possessivo, falta de consideração pelo outro, pensamentos homicidas e as vezes achar que todo mundo é falso. Qual seria o tratamento ideal?
- minha mãe gostar de me controlar o tempo todo. As vezes me sinto um criança ou como se eu não fosse uma pessoa normal. Estou sempre seguindo as ordens dela, mas quando falo “não” ou reclamo da situação, sou chata ou reclamona demais. Não sou de pedir favores, tento sempre resolver tudo sozinha mas fico…
- Eu sinto vontade de esfaquear alguma pessoa do sexo masculino (sou mulher tenho 26 anos) não tem ninguém em específico.(a pesar de que quando sinto raiva de alguém, o foco vira ela.) Me imagino fazendo isso e olhando dentro dos olhos dela. (Não que eu vá fazer.) Mas eu posso ser uma sociopata? , ou será…
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 96 perguntas sobre Psicoterapia
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.