Dr (A), sou refratário, no que tange depressão. Lanço mão de medicamentos há 5 anos. Nenhuma das com

5 respostas
Dr (A), sou refratário, no que tange depressão. Lanço mão de medicamentos há 5 anos. Nenhuma das combinações me trouxe qualidade de vida, mesmo que medicada. Estando perdido, sem ter noção de que caminho seguir, para conseguir sair de casa, ter uma vida mais próxima da palavra “vida”, lanço-lhe a seguinte dúvida, visto que não sei mais ao que recorrer: estimulação magnética transcraniâna difere do modo daqueles choques elétricos utilizados em sentenças de morte? Qual seria sua visão para um refratário, no que tange estimulação magnética transcraniâna?
Muito obrigado.
Não se usam tratamentos, em Psiquiatria, que sejam como "choques elétricos utilizados em sentenças de morte". Existe a eletroconvulsoterapia (ECT), um tratamento feito através da passagem de uma brevíssima corrente elétrica através do crânio (menos de dois segundos, em geral), com o paciente anestesiado. É um dos tratamentos mais eficazes para depressões resistentes a outras terapias. Quando à estimulação magnética transcraniana (EMT), ela é mais comprovada quando associada a terapias medicamentosas, em caso de depressões resistentes ao tratamento. Muitas vezes, as pessoas acham que são resistentes, mas não fizeram todos os tratamentos por tempo suficiente e/ou com dose suficiente de medicações. Mas, mesmo nos casos em que estes foram feitos corretamente, há muitas opções antes de se dizer que a pessoa é realmente refratária. Em casos extremos, há procedimentos como estimulação cerebral profunda e psicocirurgia, mas estas só são sugeridas após uma cuidadosa análise do quadro atual e do tratamento, por parte do especialista.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Concordo com o profissional acima, porém gostaria de complementar para que você busque um profissional (Psicólogo, Psicanalista) para iniciar um tratamento relacionado a sua depressão, entender sua relação com as medicações, enfim, isso pode te ajudar.
O Dr Ivan levantou um ponto de relevância: se o tratamento (medicamentoso e psicoterápico) não estirem adequados a sua possibilidade de sustentação (emocional, química, estilo de vida, entre outros) não conseguirá segui-lo adequadamente. Desta forma, em tratamentos sendo incompletos reforçam a ideia de ser refratário, ou um "caso perdido"; que não é verdadeira. Sabemos que quem tem dor tem pressa, mas o tratamento é processo que irá requerer um tempo adequado para seu efeito. Querer soluções rápidas pode não ser efetivo e contribuir para a crença de ser "incurável", "caso perdido"... Procure por especialistas, um tratamento adequado e consistente tende a ter resultados duradouros. Um abraço afetuoso.
Recomendo que busque um psicólogo (a), para que você comece a entender as possíveis causas da sua depressão, entender que o tratamento da depressão é uma caminhada constante e que não se faz apenas com o uso de medicamentos, é um bom passo na direção da tão sonhada qualidade de vida.

Os remédios ajudam muito mais, quando estão combinados com a terapia e com o exercício que é falar sobre suas questões.

Experimente buscar um(a) Psicólogo (a) , escolha a abordagem com a qual se identifique e comece! Você vai se surpreender!
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicológica do adulto - R$ 120
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
O acompanhamento psiquiátrico adequado é fundamental, mas há muitos outros aspectos (psicológicos, emocionais, inconscientes, relacionais/familiares) que a medicação não alcança.
A ECT é apontada pelos profissionais como uma forma muito eficaz de tratamento, mas sugiro que considere ampliar sua perspectiva nesse sentido.
Busque um psicólogo, um caminho para o auto conhecimento e fortalecimento interno. Muitas vezes, o resultado esperado não é imediato e isso pode causar angústia ainda maior, mas o trabalho multiprofissional amplia as possibilidades.

Especialistas

Isa Melo

Isa Melo

Psicólogo

Patrocínio

Kassiane Ben Gonçalves da Silva

Kassiane Ben Gonçalves da Silva

Psicólogo

Nova Esperança do Piriá

Vanessa Fortunato de Oliveira

Vanessa Fortunato de Oliveira

Psicólogo

São Paulo

Thialy Beltran

Thialy Beltran

Psicólogo

Brasília

Andressa Pedro Barbosa

Andressa Pedro Barbosa

Médico de família

Garopaba

Pedro Henrique Faccenda

Pedro Henrique Faccenda

Médico de família

Curitiba

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1150 perguntas sobre Depressão
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.