Dr.(a) quando tenho alguma coisa para falar a uma pessoa , quando vou até ela para dizer , em poucos

7 respostas
Dr.(a) quando tenho alguma coisa para falar a uma pessoa , quando vou até ela para dizer , em poucos minutos tudo é apagado da memória , como se fosse deletado, não me lembrando de mais nada. Eu sinto aquilo que ia dizer ser "apagado".O que é isso?
Geralmente o famoso "branco" neste caso pode estar relacionado a ansiedade antecipatória em quadros de fobia social por exemplo. Psicoterapia e técnicas de relaxamento são muito úteis.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A ansiedade é um sintoma que pode atingir diretamente as zonas do cérebro responsáveis pela evocação e armazenamento da memória, causando bloqueios e lapsos. Seria importante investigar as causas através de uma consulta com um neurologista ou um psicólogo especialista em neuropsicologia e, através de técnicas e testes específicos para avaliação da função da memória, identificar as causas e indicar o melhor tratamento.
Concordo com os demais, principalmente com o psiquiatra, apenas acrescento que, isso pode ser o início de um transtorno de ansiedade, como já citaram mas, pode ser algo mais grave; que esteja prestes a ocorrer, e que, você por já está preocupado com o famoso "branco", não tenha percebido outras situações que, ocorrem esporadicamente, o que já seria uma situação mais complicada, pois, um transtorno de memória não ocorre isoladamente. De uma maneira mais leve compromete a atenção, a concentração e a vida social da pessoa. Que, às vezes, fica sofrendo com as cobranças pessoais e da própria sociedade. Agora, caso você esteja: triste, dormindo mal e também atribua a isso, o que seria normal; poderia ser o início de uma depressão, que apresenta também o que você perguntou. Assim, sua vida já estaria mais prejudicada e a fórmula é simples. Pois, toda doença no início é mais fácil de ser tratada.
Espero ter ajudado!
Então, seria muito bom poder te ouvir pessoalmente, seu "problema" pode estar relacionado com muitas coisas.
Ansiedade como já foi dito, pode sim ser um motivo, entretanto tem alguns outros fatores que precisam ser levados em conta, como por exemplo a idade, o sexo, pois já está comprovado que precisamos exercitar a memória tal como nosso corpo. Busque um terapeuta pra te ouvir, pode ser simples de resolver. A TCC (Terapia Cognitivo Comportamental) É muito rica em técnicas e manejos para isso.

A Disposição
Dra. Sayonara Machado
Ansiedade pode ser uma das causa do seu problema. Depois de descartada, através de consultas médicas, a possibilidade de problemas fisiológicos, é aconselhável procurar um psicólogo. Esse profissional irá auxiliá-lo a identificar as causas do sintoma e, junto com você, buscar a melhor forma de resolvê-lo.

Espero ter ajudado.
Um grande abraço.
Não sei se é o seu caso, mas o esquecimento ou lapso de memória que ocorre apenas em assuntos ou momentos emocionalmente significativos pode ter toda uma justificativa simbólica, e que em situações esporádicas, mesmo sem um tratamento mais intensivo, você mesmo poderá deduzir. É até possível que os motivos dos lapsos sejam tão "inconfessáveis", que conscientemente você opte por não pensar no assunto ou apenas intensifique as buscas por causas neurológicas. É o que na psicanálise convencionou-se (a partir de Freud) a chamar de "ato falho" e atualmente já é uma expressão bastante difundida na cultura. Este comporta esquecimentos, gestos, troca de nomes e toda uma série de outros fenômenos que possam camuflar ou distorcer o que se pretendia realizar conscientemente.
Olá, entendo sua preocupação. O famoso "branco" que você está descrevendo pode estar relacionado à ansiedade antecipatória, especialmente em situações de fobia social. A ansiedade pode atingir diretamente as áreas do cérebro responsáveis pela memória, causando bloqueios e lapsos.

Esse fenômeno pode ser frustrante, mas é importante lembrar que não está sozinho nisso. Muitas pessoas experimentam algo semelhante, especialmente quando estão sob estresse ou pressão.

Seria útil investigar mais a fundo as causas desse sintoma. Uma consulta com um neurologista ou um psicólogo especialista em neuropsicologia pode ajudar a identificar o que está acontecendo. Esses profissionais podem utilizar técnicas e testes específicos para avaliar a função da sua memória e determinar se há algo mais acontecendo.

Além disso, psicoterapia e técnicas de relaxamento são frequentemente muito úteis para lidar com a ansiedade. Elas podem ajudar a reduzir esses episódios de "branco" e melhorar sua capacidade de lembrar o que deseja dizer.

Se você também estiver se sentindo triste, dormindo mal ou percebendo outras mudanças em seu comportamento ou humor, pode ser importante considerar a possibilidade de um transtorno de ansiedade ou depressão. Quanto mais cedo esses problemas forem identificados e tratados, melhor será o resultado.

Recomendo fortemente que você busque uma avaliação profissional para entender melhor o que está acontecendo. Se precisar de mais orientações ou quiser discutir seu caso em detalhes, estou à disposição para uma teleconsulta. Basta clicar no perfil para agendar.

Espero ter ajudado. Cuide-se bem.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 900
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.

Especialistas

Andrey Lucas

Andrey Lucas

Geriatra, Médico clínico geral

Caruaru

Felipe Port Rodrigues

Felipe Port Rodrigues

Neurologista

Porto Alegre

Francisco Luis Cipriano Monteiro

Francisco Luis Cipriano Monteiro

Geriatra, Internista

São Luís

Daiene Santos Buglio

Daiene Santos Buglio

Geriatra

São José do Rio Preto

Nara Texeira Barbosa

Nara Texeira Barbosa

Neurologista

Joinville

Jorge Léo

Jorge Léo

Médico clínico geral, Médico de família

Uberlândia

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 102 perguntas sobre Transtornos Da Memória
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.