Doutor, tenho HIV é estou indetectável. Fiz o exame VDRL e deu reagente 1/2, estou com sífilis?! Ou

1 respostas
Doutor, tenho HIV é estou indetectável. Fiz o exame VDRL e deu reagente 1/2, estou com sífilis?! Ou o exame pode positivar por conta de eu ter HIV? Quando eu fiz por soro em Janeiro deu NÃO REATOR, agora que fiz por SANGUE deu reagente. Fiquem sem entender pois estou sem ter relações sexuais desde a descoberta do HIV.
Entendo sua preocupação e vou tentar esclarecer suas dúvidas da melhor maneira possível. O VDRL é um teste utilizado para detectar a presença de sífilis, uma infecção sexualmente transmissível. Ele mede anticorpos que reagem a uma parte do agente causador da sífilis, mas não é específico apenas para essa doença. Em pessoas com HIV, especialmente aquelas com sistemas imunológicos comprometidos, podem ocorrer reações falso-positivas em testes para outras infecções, incluindo a sífilis.

O fato de o VDRL ter dado reagente com uma titulação de 1/2 indica uma reação fraca, o que pode ser um falso-positivo, especialmente considerando que seu teste anterior deu não reator e que você não teve relações sexuais desde então. No entanto, não é possível descartar completamente a possibilidade de sífilis apenas com essas informações.

Para uma avaliação mais precisa, é aconselhável realizar exames confirmatórios, como o FTA-Abs (Fluorescent Treponemal Antibody Absorption test), que é mais específico para sífilis e não costuma dar falso-positivo em pessoas com HIV. Isso ajudará a confirmar se o resultado do VDRL é devido à sífilis ou se é uma reação cruzada ou falso-positivo devido ao seu status de HIV.

Recomendo que você discuta esses resultados com seu médico, que conhece seu histórico médico e pode interpretar esses testes dentro do contexto geral de sua saúde. É importante também manter o acompanhamento regular de sua condição de HIV e de qualquer outra condição de saúde que possa surgir.

Se precisar de um acompanhamento mais rápido ou se tiver dificuldades para uma consulta presencial, uma teleconsulta com um infectologista pode ser uma opção eficiente para discutir seus resultados de exames e receber orientações adequadas. Isso garantirá que você continue a receber o cuidado necessário para sua saúde de maneira conveniente e segura.

Espero ter ajudado a esclarecer suas dúvidas, e estou à disposição para ajudar com qualquer outra preocupação que você possa ter. Cuide-se bem!