Dormência nos dois braços, um pouco de falta de ar, não conseguir pegar no sono com espasmos pode se

36 respostas
Dormência nos dois braços, um pouco de falta de ar, não conseguir pegar no sono com espasmos pode ser ansiedade?
Olá, seria importante você procurar fazer uma avaliação medica e paralelamente passar com um psicólogo com o intuito de se aprofundar melhor nas questões que estão gerando ansiedade, mas segundo o seu discurso tem grande probabilidade de ser uma crise de ansiedade.
Boa sorte.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Com que frequência você tem observado esses sintomas? Ocorre após um evento estressante? Há quanto tempo tem observado? Realmente é preciso um exame clinico para descartar hipóteses. Porém, independente disso você pode procurar uma terapia para dar um suporte emocional para lidar com situações do seu cotidiano. Cuide-se. Um abraço!
 Najma Alencar
Psicólogo
Belo Horizonte
Olá! simm pode ser ansiedade, é um dos sintomas mais comuns esses que você relatou.
A ansiedade pode ser tratada com ajuda de medicamentos chamados ansiolíticos que vão atuar nos sintomas, mas eles não tratam as causas da ansiedade. Para tratar as causas e aprender a lidar com a ansiedade você precisa entrar em um processo de psicoterapia com um psicólogo especializado que vai te ajudar com tudo isso.
Indico que primeiro você busque um psicólogo.
Vai ficar tudo bem
 José Lucas Verteiro Pimenta
Psicólogo
Contagem
Ola bom dia.
Os sintomas que relata podem serem tanto uma ansiedade ou outros agravos que tem os mesmos sintomas. Importante você ir a um medico de sua confiança para que possa sanar melhor e poder ter um diagnostico mais preciso e uma consulta psicológica pode lhe ajudar lidar melhor com as emoções.
A disposição.
Pelo relato dos sintomas, tudo indica que sim. A ansiedade é um ótimo indicador de que a forma com que você conduz sua vida não está indo muito bem. Por esse lado, ela é bem funcional. Claro que incomoda, mas é importante. Como cuidaríamos de nossa saúde sem as dores e incômodos que acometem o nosso corpo? A dor nos salva da morte.
Procure um psicólogo para entender melhor como você vive, no nível dos afetos, essa experiência ansiosa. Isso pode te ajudar a entender melhor o que necessita ser mudado na sua vida e quais os recursos e potências você pode utilizar para isso.
Dra. Crisélia Sanromán Barral
Psicanalista, Psicólogo
Brasília
Olá, é siempre indispensável procurar um médico para afastar a hipótese de algum problema cardíaco. Caso essa hipótese seja afastada, é muito provável ser uma crise de pânico. Nesse caso, procure um psicólogo ou psicanalista.
Prof. Alexandre Brito
Psicólogo
Vitória
Pode até ser ansiedade, porém, devido a dormência nos braços e falta de ar é necessário uma avaliação médica com urgência. Após avaliação e liberação médica, se os sintomas persistirem você deve procurar um psicólogo.
 Weslley Sá Farias
Psicólogo, Psicanalista
Aracaju
Falta de ar e insônia são sintomas comuns de ansiedade, já dormência não. É possível que a dormência tenha uma origem diferente da Ansiedade. Para uma resposta mais precisa seria necessário um acompanhamento com psicólogo ou psicanalista.
Um grande abraço!
Olá!! Pode ser sim. Mas, como alguns colegas já disseram, primeiro é preciso uma avaliação médica para descartar qualquer questão orgânica e caso isso aconteça, aí sim você deve procurar um psicólogo.
Indico que procure algum que trabalhe com a Terapia Cognitivo Comportamental, que tem grande eficácia no tratamento dos transtornos de ansiedade.
Sim, estes sintomas podem estar presentes em alguns transtornos de ansiedade. Contudo, vale ressaltar, a importância de um diagnóstico preciso realizado por um profissional competente.
Olá!!!
A primeira coisa a fazer é se consultar com um médico para descartar a causa orgânica. Nem tudo tem origem emocional, ou seja, nem toda doença é psicogênica.
 Cleide Marchiotti
Psicólogo, Psicanalista
Maringá
Olá! Interessante fazer uma avaliação com cardiologista para descartar qualquer possibilidade física. Descartado essa possibilidade, pode ser sim um sintoma de ansiedade. Procure por um tratamento psicológico com um psicanalista/psicólogo, que te ajudará com certeza.
 Edison Caraviello
Psicólogo
São Paulo
Qualquer sintoma físico anormal que se apresente deve ser investigado por um especialista da área médica.
Após o diagnostico o Profissional da saúde lhe indicara o melhor tratamento.
Independente do tratamento médico, se for de seu interesse, pode-se fazer Psicoterapia.
 Rute Rodrigues
Psicólogo, Psicanalista
Porto Alegre
Olá!
Acrescento ao que os colegas já falaram, que tanto a questão física quanto a emocional precisam ser vistas, sem desconsiderar a importância das mesmas. As vezes os sinais são um aviso prévio de algo maior, não desconsidere.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Boa noite. De acordo com o seu relato, a possibilidade de ser uma crise de ansiedade é grande, exceto pela dormência em ambos os braços que não é tão comum. Em primeiro lugar sugiro que procure um médico - cardiologista e descarte causas orgânicas. Na sequência procure o auxílio de um psicólogo que seja terapeuta cognitivo-comportamental, pois essa abordagem é bastante efetiva com relação aos transtornos de ansiedade.
Fico à disposição para possíveis dúvidas.
Cuide-se, abraços.
Dra. Mayara Maia
Psicólogo
Brasília
Prezado(a), grata pelo compartilhamento da questão. Estou em conformidade com os colegas. Segundo a OMS, saúde pressupõe completo bem-estar biopsicossocial. Nesse sentido, se há algo que lhe suscita algum incomodo e/ou desconforto é interessante submeter-se a uma investigação detalhada. Caso os sintomas sejam provenientes de uma síndrome ansiogênica a experiência clínica mostra uma reversão significativa por meio da psicanálise. É interessante ter em vista que ansiedade refere-se à iminência de um desgaste das instâncias físicas e/ou psíquicas perante aquilo que pode acontecer. Portanto, considerando-as, é pela via corporal que o sintoma se dará. Ainda no que concerne à ansiedade, está atrelada a uma especie de crise em relação ao desejo, excesso de expectativa e/ou investimento libidinal. Nesse caso, os sintomas estariam implicados no destino da angustia e ao inefável. A priori, penso ser interessante identificar o instante no qual os sintomas se instauram e reestabelecer a experiência psíquica previa, representacional e/ou interna da própria angustia. Nesse sentido, através do método catártico e da livre associação há uma grande contribuição no campo psicanalítico ao considerarmos o caminho de subjetivação do desejo. Espero ter contribuído.
Primeiro procure um cardiologista para ter uma avaliação mais precisa. Se não houver nada, a psicoterapia vai lhe ajudar a resolver crises de ansiedade
 Patrícia Gomes
Psicólogo
Contagem
Como psicóloga clínica, os pacientes que me procuram com sintomas físicos relatados por você, primeiramente solicito uma avaliação médica para descartar algo físico. Mas muitos pacientes são encaminhados por cardiologistas, gastros ao serviço de psicologia pois já foi descartado qualquer adoecimento físico para que seja verificado aspectos emocionais. E com sessões bem focadas nos aspectos relatados é possível sim controlar a ansiedade e restabelecer a rotina normal. Algumas situações o tratamento é realizado também com apoio da psiquiatria e psicologia. O médico (psiquiatra com as questões dos medicamentos) e o psicólogo (nos ajustes do comportamentos) para que entenda o que de fato leva a esse tipo de emoção e como sair desse estado. Espero ter ajudado!
 Cristina Chavez
Psicólogo, Psicanalista
Niterói
Boa noite!
Aconselho que busque uma avaliação tanto psicológica, quanto clínica. Sempre é importante descartar questões físicas, pois pelo que relatou está diretamente relacionado à ansiedade sim.
Um acompanhamento psicológico é fundamental.
 Rita R. de Macedo
Psicólogo
Rio de Janeiro
Olá! Pode ser ansiedade, contudo, procure também um médico para descartar problemas físicos.
Abraço!
Olá! Sugiro que busque por uma avaliação médica para investigar outras questões físicas que possam estar relacionados com esses sintomas, este profissional, ao avaliar e identificar se tratar de um transtorno de ansiedade certamente irá te encaminhar para um médico psiquiatra e psicólogo clínico. Espero ter ajudado!
Olá pode ser ansiedade, porém, é muito importante que você passe por uma avaliação médica para que seja descartada qualquer possibilidade de causa orgânica. Após avaliação e liberação médica, se os sintomas persistirem você deve procurar um psicólogo
 Patricia Moraes Borges
Psicólogo
São Paulo
Olá! Conforme a cabeça tem dificuldade em aceitar/entender alguns fatos da vida ou dificuldade para simbolizar e perceber os sentimentos gerados, o corpo SOMATIZA! Somos corpo e mente integrados, e quando algo na mente não vai bem, o corpo avisa! Pode parecer em forma de: insônia, falta de ar, falta de apetite, ansiedade ou depressão, para citar somente algumas possibilidades. Quais são seus medos? Suas preocupações? Imagina como enfrentar a sua ansiedade? Sabe que isso é possível? Por outro lado, ansiedade, em pequenas doses, pode ser o motivador de que precisa para encontrar rumo de uma vida melhor. E para isso, nada melhor do que um tempo para pensar... na Psicoterapia! Até mais!
 Mauro Capelli
Psicólogo
São Paulo
Sim pode ser reflexo de ansiedade. Mas seria bom fazer exames médicos para descartar qualquer outro motivo.
Abs
 Douglas Da Ros
Psicólogo
Vitória
Boa noite, que bom que buscou ajuda, vamos lá, os sintomas que descreveu podem sim estar relacionados com ansiedade, que inicialmente seria interessante buscar auxilio de um médico para quem sabe fazer alguns exames e confirmar ou descartar hipóteses e junto dessa busca também buscar o auxilio do Psicólogo para entender o que está causando a ansiedade e traçar propostas a fim de ter uma melhora na sua qualidade de vida.
 Bacellar Cazão
Psicólogo, Terapeuta complementar
São Paulo
Sim, por isso é importate consultar um psicólogo e talvez um psiquiatra.
Dra. Alyane Audibert Silveira
Psicólogo
Porto Alegre
As causas da ansiedade variam de pessoa para pessoa e os sintomas podem ser diferentes para cada um. No entanto, é possível ficar atento aos sinais para, assim, conseguir identificar a ansiedade.

Insônia, agitação e falta de ar, são sintomas da ansiedade. Procure um médico de confiança e seu psicólogo.
 Adriana Reis
Psicólogo
Rio de Janeiro
Olá, boa tarde! Sim, entendo que você possa estar tendo sintomas de ansiedade. No entanto, te indicaria, primeiramente, fazer uma consulta com um médico para saber se está tudo bem com a sua saúde física. Caso esteja tudo bem, seria interessante buscar ajuda psicológica.
Com a Psicoterapia será possível entender os pensamentos, as emoções, as situações e os sentidos envolvidos que estejam causando esses sintomas. Através do autoconhecimento é possível encontrar outros caminhos para lidar com as questões que nos afligem, em busca de uma melhor qualidade de vida. Espero ter te ajudado.
 Adriana de Araújo
Psicólogo
São Paulo
Olá, tudo bem? Entendo que esses sintomas estejam causando preocupação e desconforto para você. A dormência nos braços, falta de ar e espasmos ao tentar dormir podem, de fato, ser sinais de ansiedade.
A ansiedade pode se manifestar de diversas formas e os sintomas que você descreveu são comuns em pessoas que estão enfrentando momentos de estresse intenso ou ansiedade elevada. A tensão muscular causada pela ansiedade pode levar à sensação de dormência nos braços, enquanto a falta de ar e os espasmos ao dormir podem ser reflexos da resposta do corpo ao estresse emocional.
No entanto, é importante ressaltar que esses sintomas também podem ter outras causas, como problemas de saúde física. Portanto, é fundamental buscar uma avaliação médica para descartar quaisquer condições de saúde que possam estar contribuindo para esses sintomas.
Uma vez descartadas as causas físicas, a psicoterapia pode ser uma ferramenta eficaz para ajudar a lidar com a ansiedade e seus sintomas associados. Durante a terapia, você terá a oportunidade de explorar as causas da sua ansiedade, aprender técnicas de relaxamento e estratégias de enfrentamento para lidar com os sintomas.
Havendo interesse em buscar ajuda para lidar com a ansiedade e os sintomas que está enfrentando, entre em contato. Me mande uma mensagem e fale comigo para agendar uma consulta. Estou à disposição para ajudar no que for preciso. Sucesso naquilo que busca e até breve! Psicóloga Adriana de Araújo
Dra. Patricia De Lucia Nadruz
Psicólogo, Terapeuta complementar
São Paulo
Olá, sugiro que você procure um clinico de sua confiança para descartar causas orgânicas, mas pode ser ansiedade sim.
Sim, os sintomas que você descreve, como dormência nos braços, falta de ar, dificuldade para pegar no sono e espasmos, podem estar relacionados à ansiedade. Muitas vezes, a ansiedade provoca uma resposta física no corpo, que pode se manifestar por meio desses sintomas. A psicoterapia pode ser muito útil nesse caso, pois proporciona um espaço seguro para explorar as causas dessa ansiedade. Através da terapia, você poderá compreender melhor o que está gerando essa tensão e aprender formas de lidar com ela de maneira mais saudável. Além disso, a psicoterapia oferece suporte emocional, ajudando a reduzir o impacto desses sintomas no seu dia a dia e proporcionando uma sensação de controle sobre suas emoções e reações.
 Valter Rodrigues
Psicanalista, Psicólogo
Contagem
Sim, os sintomas que você descreve, como dormência nos braços, falta de ar, dificuldade para pegar no sono e espasmos, podem estar relacionados à ansiedade. Esses sintomas físicos são comuns em pessoas que experimentam altos níveis de estresse ou ansiedade e podem ocorrer durante crises de ansiedade ou ataques de pânico.
Sintomas Físicos da Ansiedade
Dormência e Formigamento: A dormência nos braços pode ser causada pela hiperventilação, que é comum durante episódios de ansiedade. Isso ocorre quando a respiração rápida altera os níveis de oxigênio e dióxido de carbono no sangue.
Falta de Ar: A sensação de falta de ar é um sintoma frequente em pessoas com ansiedade. Pode fazer você sentir que está tendo dificuldade para respirar, mesmo que não haja uma causa física subjacente.
Dificuldade para Dormir: A ansiedade pode dificultar o relaxamento e a capacidade de adormecer, resultando em insônia ou sono interrompido.
Espasmos Musculares: Os espasmos podem ser uma resposta ao estresse ou à tensão muscular acumulada devido à ansiedade.
Importância da Avaliação Médica
Embora esses sintomas possam ser indicativos de ansiedade, é fundamental consultar um médico para descartar outras condições médicas que possam estar causando esses sintomas. Um clínico geral pode ser um bom primeiro passo, e se necessário, ele pode encaminhá-lo a um especialista, como um psiquiatra ou neurologista.
Considerações Finais
Se você está enfrentando esses sintomas com frequência e eles estão afetando sua qualidade de vida, buscar ajuda profissional é essencial. Um terapeuta pode ajudar a desenvolver estratégias para gerenciar a ansiedade e lidar com os sintomas físicos que você está enfrentando. Você não está sozinha nessa experiência, e existem recursos disponíveis para ajudá-la a se sentir melhor.
 Helio Martins
Psicólogo
São Bernardo do Campo
Sim, esses sintomas podem estar relacionados à ansiedade, mas é importante observar o contexto e considerar outros fatores. Ansiedade, especialmente quando atinge níveis mais elevados, pode causar uma ampla gama de sintomas físicos, incluindo dormência nos braços, sensação de falta de ar, espasmos musculares e dificuldade para dormir. Isso ocorre porque a ansiedade ativa o sistema nervoso simpático, desencadeando a resposta de "luta ou fuga", que pode gerar tensão muscular, alterações na respiração e sensações físicas desconfortáveis.

A dormência nos dois braços, por exemplo, pode ser resultado de hiperventilação, que é comum durante crises de ansiedade. Quando respiramos muito rápido, há uma alteração nos níveis de dióxido de carbono no sangue, o que pode causar formigamento ou dormência, especialmente nas extremidades. Os espasmos musculares podem estar ligados à tensão acumulada no corpo ou à falta de relaxamento antes de dormir.

No entanto, é importante descartar outras causas físicas, como problemas neurológicos, cardiovasculares ou metabólicos (como deficiência de vitaminas ou minerais, por exemplo). Se esses sintomas forem frequentes, intensos ou acompanhados de outros sinais preocupantes, como dores no peito ou tontura intensa, é essencial buscar orientação médica para uma avaliação detalhada.

Para lidar com esses sintomas enquanto investiga a causa, algumas práticas podem ajudar a aliviar o desconforto, especialmente se estiverem relacionados à ansiedade. Tente técnicas de respiração profunda e lenta para regular o sistema nervoso. Inspirar pelo nariz contando até quatro, segurar o ar por alguns segundos e expirar lentamente pela boca pode ajudar a reduzir a sensação de falta de ar e relaxar o corpo.

Se confirmar que os sintomas estão ligados à ansiedade, buscar apoio de um psicólogo ou psiquiatra pode ser fundamental. Um psicólogo pode ajudar a identificar os gatilhos e ensinar técnicas de regulação emocional, enquanto um psiquiatra pode avaliar a necessidade de medicação para estabilizar os sintomas, se necessário.

Lembre-se de que é importante cuidar de si e buscar respostas para o que está acontecendo. Sua saúde merece atenção, e com o apoio certo, é possível encontrar alívio e equilíbrio. Se precisar de mais orientações ou um espaço para compartilhar como está se sentindo, estarei aqui para ajudar.
 Ana Gloscof
Psicólogo
São Paulo
Sim, esses sintomas podem ser relacionados à ansiedade. A dormência nos braços, dificuldade para respirar, insônia e espasmos são sinais que podem ocorrer durante episódios de ansiedade ou ataques de pânico. A ansiedade pode causar uma série de reações físicas no corpo, como tensão muscular, hiperventilação (respiração acelerada) e uma sensação de formigamento ou dormência.

No entanto, é importante que você procure um profissional de saúde, como um médico ou psicólogo, para uma avaliação mais precisa. Isso ajuda a garantir que não haja outras condições médicas envolvidas e que você receba o tratamento adequado, caso seja realmente ansiedade. Você tem sentido esses sintomas frequentemente?
Sim, esses sintomas podem ser relacionados à ansiedade, como tensão muscular e dificuldade para relaxar. Porém, é importante que um médico avalie seus sintomas para garantir que não tenha alguma outra causa. Se os sintomas continuarem, seria de grande valia procurar por um profissional.
Olá!

Os sintomas que você descreve, como dormência nos braços, falta de ar e espasmos ao tentar dormir, podem estar relacionados à ansiedade. A ansiedade pode manifestar-se fisicamente de várias maneiras, frequentemente imitando sintomas de condições médicas. A sensação de dormência e os espasmos musculares são reações comuns do corpo ao estresse e à tensão acumulada.

A falta de ar pode ser particularmente angustiante, mas é importante lembrar que, em muitos casos, está ligada a um estado de hiperventilação causado pela ansiedade. Técnicas de respiração profunda podem ajudar a aliviar essa sensação, promovendo um estado de calma.

No entanto, é essencial descartar qualquer causa médica subjacente para esses sintomas. Se persistirem ou forem intensos, recomendo que procure um médico para uma avaliação completa.

A psicoterapia cognitivo-comportamental pode ser extremamente útil para identificar os gatilhos da ansiedade e desenvolver estratégias eficazes de enfrentamento. Trabalhar com um profissional pode ajudar a reduzir a frequência e a intensidade dos sintomas.

Para mais informações ou para agendar um atendimento, visite meu perfil no Doctoralia ou acesse o site HumanaMente Falando. Estou aqui para oferecer suporte e orientação.

Fique bem!

Com afeto,
Leonir Troscki - CRP12/12755.

Especialistas

Giovana Baliza Peixoto

Giovana Baliza Peixoto

Psicólogo

Brasília

Heloísa Lorenzoni

Heloísa Lorenzoni

Psicólogo

Araraquara

Carolina P. de Castro Freitas

Carolina P. de Castro Freitas

Psicólogo

Rio de Janeiro

Lucas Vasconcelos

Lucas Vasconcelos

Psicólogo

Goiânia

Rodrigo de Lima

Rodrigo de Lima

Psicólogo

Ourinhos

Kelly Ferreira

Kelly Ferreira

Psicólogo

Curitiba

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 254 perguntas sobre Transtorno da ansiedade
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.