Dores nos dedos das mãos e pés e bruxismo pode ser causada pelo stress ou ansiedade? Ao acordar per

19 respostas
Dores nos dedos das mãos e pés e bruxismo pode ser causada pelo stress ou ansiedade?
Ao acordar percebo que estava com os dedos dos pés dobrados, apertados... assim tbem os olhos e os dentes. Isso incomoda muito. Qual profissional procurar, o que devo fazer?
Dra. Mônica Monconill
Psicanalista, Psicólogo
Indaiatuba
Seria ideal vc fazer uma consulta psicológica, para saber seu histórico de vida para poder avaliar, se houver necessidade, será encaminhado a um medico.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 Érica Ribeiro Marques
Psicólogo, Psicopedagogo
Niterói
Sim! A ansiedade provoca vários reações. Procure ajuda psicológica e fale a respeito.
Olá!
Um acompanhamento psicológico é muito indispensável neste momento para você, para entendimento dos gatilhos de estresse e tratamento.
Procure também um médico clínico para uma avaliação geral, é sempre importante descartar as possibilidades clínicas para um diagnóstico psicológico.
O dentista também é um profissional importante para avaliação do bruxismo, mesmo que ele seja causado pela ansiedade a avaliação odontológica é indispensável.
Reitero que um espaço de escuta será extremamente relevante, neste momento de dor.
Abraços!
 Cleide Marchiotti
Psicólogo, Psicanalista
Maringá
Olá. Seus sintomas são descritos como ansiedade. Algo não vai brm com suas emoções, procure um profissional da psicanálise/psicologia para um possível tratamento com análise.
 Isadora Garcia
Psicólogo
Rio de Janeiro
Olá! Nosso corpo e nossa mente não são separados em termos de funcionamento e integração do nosso ser. Assim como o medo pode causar dor de barriga e aceleramento dos batimentos cardíacos, uma gripe forte pode também nos deixar pra baixo, desanimados, notou?
Indico que você busque ajuda para ambas as questões. Procure um dentista para avaliar o bruxismo, existem placas e maneiras de proteger seus dentes nesse processo. Isso é importantíssimo para evitar lesões.
Mas o mais importante é que busque um psicólogo que possa compreender junto com você o motivo deste corpo estar reagindo com tanta tensão. O que houve ou está havendo na sua vida hoje, que te deixa tão tenso(a), travado(a)? Estimo suas melhoras!
Olá! O tratamento envolve uma equipe multidisciplinar. O dentista para avaliar a questão do bruxismo e o psicólogo para tratar a parte emocional - estresse e ansiedade que podem estar causando todo o problema.
 Letícia Vilas Boas
Psicólogo, Psicanalista
Apucarana
Olá, dores físicas muitas vezes podem ter relação com o emocional. Seria muito importante se você começasse um acompanhamento com psicólogo ou psicanalista.
 Weslley Sá Farias
Psicólogo, Psicanalista
Aracaju
Olá! Sim, todos os sintomas podem ser causados por estresse excessivo, um estado que pode, inclusiver, gerar a sensação de ansiedade. O ideal é procurar um psicólogo ou psicanalista da sua confiança para iniciar uma terapia a fim de lidar com as causas desse estresse.
Como todos os profissionais anteriores falaram, é importante procurar acompanhamento psicológico e odontológico. Além disso, um psiquiatra pode prescrever uma medicação para diminuição dos sintomas mais graves e, assim, facilitar o processo psicoterapêutico.
 Maria Helena de Almeida Xavier
Psicólogo
São Paulo
Olá!! Questões emocionais podem gerar vários sintomas físicos. É importante procurar um médico e verificar a parte biológica para se certificar se não há algo dessa ordem, e também procurar um psicólogo para auxilio da parte emocional. Corpo e mente funcionam juntos e quando por alguma razão não conseguimos lidar com o emocional o corpo sofre.
Olá!!
Sempre é muito importante excluir a causa orgânica, então procure um médico. Na avaliação médica se for descartada a causa orgânica, procure um psicólogo, pois estará apontando para sintomas somáticos; você pode está passando ou ter passado por grande carga de estresse, desencadeando os sintomas relatados.
 Milena Fiorini
Psicólogo
Florianópolis
Boa tarde! Os sintomas que você relata parecem tratar de uma grande tensão muscular/corporal, que podem ser gerados por questões emocionais. De qualquer forma, sempre é recomendável que procure auxílio médico para realizar uma avaliação fisiológica (talvez um neurologista ou ortopedista). Porém, além disso, também é importante buscar por um tratamento psicoterapêutico. Um profissional da Psicologia poderá auxiliar na compreensão e melhoria dos sintomas, independentemente da origem. Fico à disposição!
Dra. Marina Beccalli
Psicólogo
São Paulo
Olá. Sim, são possíveis sinais de ansiedade. Sugiro que busque uma avaliação psicológica com um profissional psicólogo, para que se possa determinar seu diagnóstico, bem como o tratamento mais adequado para voce.
São sintomas mistos de stress e ansiedade. Procure um psicólogo especialista em stress e psicoterapia cognitivo comportamental
Sim. Busque acompanhamento psicológico e possivelmente psiquiátrico. Também cuide da saúde dental, bruxismo pode prejudicar os dentes.
Dra. Marcela Felício
Psicólogo, Psicanalista
Sacramento
Olá! O stress e a ansiedade podem se manifestar com grande diversidade, tal como através de dores físicas e do bruxismo. Em casos onde os sintomas se localizam no corpo há de ser recomendado que possa certificar-se através de avaliação médica de que estes não têm origem biológica. A partir do momento em que construir esta hipótese fundamentada poderá se direcionar com maior acertividade a quem se destina o tratamento. Caso suas suspeitas se confirmem, o profissional indicado será psicológico/psicanalista. Abraço.
Olá! Os sintomas que você descreve, como dores nos dedos, bruxismo e tensão nos olhos e dentes, podem estar relacionados ao estresse ou ansiedade. Quando estamos sob pressão emocional, nosso corpo pode reagir de forma física, como apertar músculos involuntariamente, mesmo durante o sono. Esses sinais são o corpo tentando lidar com emoções acumuladas ou tensão excessiva.

Procurar um psicólogo pode ser um passo importante para compreender e gerenciar as causas emocionais por trás desses sintomas. Na psicoterapia, você terá um espaço seguro para explorar os fatores que podem estar contribuindo para seu estresse e aprender formas de cuidar de si mesmo.

Além disso, um dentista especializado em bruxismo pode ajudá-lo a tratar os impactos no maxilar e dentes, possivelmente recomendando uma placa de mordida. Um ortopedista ou reumatologista também pode avaliar as dores nos dedos, garantindo um cuidado completo.
 Cirano Araújo
Psicólogo, Psicanalista
Belo Horizonte
Olá, como tem se sentido?
Sim, dores nos dedos, bruxismo e tensão corporal ao acordar podem estar relacionados ao estresse ou à ansiedade. Na psicanálise, compreendemos que o corpo frequentemente expressa tensões emocionais não elaboradas, especialmente durante o sono, quando as defesas conscientes estão mais relaxadas. O apertar dos dentes, a rigidez nos músculos e até os dedos dos pés contraídos podem ser manifestações de uma tentativa inconsciente do corpo de "lidar" com as pressões ou angústias que você vivencia.
O bruxismo e a tensão muscular, em particular, podem causar desconfortos físicos significativos e, quando associados ao estresse, indicam que o corpo está em constante estado de alerta. Essa condição merece atenção para evitar que os sintomas se agravem.
Procure um dentista que trate bruxismo para ele avaliar melhor o que deve ser feito, como placa, exercícios e terapia com um psicólogo ou psicanalista, para explorar as raízes emocionais e psíquicas desse estresse ou ansiedade, ajudando a compreender o que está desencadeando essa tensão corporal.
Estou à disposição para conversar mais, caso precise!
 Helio Martins
Psicólogo
São Bernardo do Campo
Olá, tudo bem?

O que você descreve — tensão nos dedos das mãos e pés, bruxismo e até a sensação de apertar os olhos e os dentes ao dormir — pode estar diretamente relacionado ao estresse e à ansiedade. Quando o sistema nervoso está em estado de alerta por períodos prolongados, o corpo pode reagir com tensão muscular involuntária, muitas vezes durante o sono, quando a mente tenta processar as preocupações do dia. O bruxismo, por exemplo, é uma resposta comum ao excesso de tensão, assim como o hábito inconsciente de contrair os músculos, mesmo sem perceber.

Do ponto de vista da neurociência, o cérebro interpreta o estresse como uma possível ameaça e ativa o sistema nervoso simpático, responsável por preparar o corpo para “lutar ou fugir”. Isso pode levar a um aumento da atividade muscular mesmo em repouso, resultando nesses padrões de contração involuntária. Além disso, a falta de relaxamento adequado pode dificultar um sono reparador, intensificando esses sintomas ao longo do tempo.

Você já percebeu se esses episódios são mais frequentes em períodos de maior preocupação? Existem momentos do dia em que essa tensão diminui ou é algo constante? Como tem sido sua rotina de sono e descanso?

Para uma avaliação mais completa, pode ser interessante procurar um psicólogo para entender o impacto do estresse e da ansiedade nesse processo, além de um dentista especializado em disfunção temporomandibular (DTM) caso o bruxismo esteja causando dores ou desgaste nos dentes. Técnicas de relaxamento, como exercícios de respiração e mindfulness, podem ajudar a reduzir essa tensão. Caso precise, estou à disposição.

Especialistas

Veronica Szawarska

Veronica Szawarska

Especialista em dor, Terapeuta complementar, Terapeuta ocupacional

Tibau Do Sul

Hellen Andrade

Hellen Andrade

Especialista em dor

Vila Velha

Raphael Xenofonte

Raphael Xenofonte

Especialista em dor, Médico clínico geral

Vitória da Conquista

Larissa Pereira Ribeiro

Larissa Pereira Ribeiro

Especialista em dor, Médico acupunturista

Barueri

Bruno  Reis Belo

Bruno Reis Belo

Generalista

Belo Horizonte

Evelin Carina Pastorio

Evelin Carina Pastorio

Especialista em dor

Ariquemes

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 11 perguntas sobre Dores articulares
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.